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10 frutas essenciais na gravidez, quais são?

10 melhores frutas na gravides

Dez frutas essenciais na gravidez, dicas para uma gestação doce e frutada

Hoje, vamos apresentá-la a um dos alimentos mais importantes durante a gestação.

Repleto de sabor, este alimento constituirá um momento de agrado palatal e irá dar-lhe uma sensação de bem-estar.

Além disto, será uma fonte de água, de nutrientes, de fibras e de vitaminas essenciais à sua gestação.

Falamos, é claro, das frutas!

Embora existam diversas frutas à disposição, é importante conhecê-las e saber fazer uma escolha sábia do que levamos até ao nosso prato.

Sempre rico e nutritivo, este grupo alimentar permitirá que tenha uma dieta mais variada e que inclua, na sua alimentação, sabores distintos e com diferentes benefícios.

Saber quais são as frutas essenciais na gravidez ajudará a que mantenha uma dieta saudável e deliciosa, para que se sinta saudável e saciada.

Neste artigo apresentaremos, por isso, o nosso top 10 das frutas indicadas na gravidez, para que avance sem medos para a ingestão daquelas que são melhores para si e para o seu bebé.

 

 

1. Fruta que nunca mais acaba

Uma das maravilhas do nosso mundo é a diversidade. Ela existe nas pessoas, nos territórios, nos animais e também nas plantas. Não é de espantar, por isso, que existam tantas frutas disponíveis.

Onde há diversidade, no entanto, existe a escolha. E, com esta última, surge a dúvida: quais serão os melhores? Quais os mais saudáveis? Iremos, por isso, apresentar as 10 frutas essenciais na gravidez.

10 melhores frutas na gravides

1.1. A melancia na gravidez

A melancia é uma fruta muito peculiar. Constituída maioritariamente por água (cerca de 90%), este alimento apresenta ainda uma riqueza única no que respeita a vitaminas e sais minerais.

Além de hidratar o corpo, esta atua como um antioxidante natural e tem uma ação diurética. Tudo isto faz com que o corpo da gestante fique limpo de toxinas e se mantenha hidratado.

O facto de ser maioritariamente feita de água torna, ainda, este alimento muito pouco calórico. Tudo isto faz com que esta seja uma das frutas essenciais na gravidez.

A laranja é um fruto rico em vitamina C

1.2. A laranja na gravidez

Se o seu pensamento ao ler “laranja” foi “os benefícios da vitamina C”, tem toda a razão!

A laranja é um fruto riquíssimo nesta vitamina e as gestantes irão beneficiar disto, em particular, devido à capacidade que a vitamina tem para facilitar a absorção do ferro, nutriente essencial e que, muitas vezes, não existe em quantidade suficiente no nosso corpo.

Além da vitamina C, no entanto, esta fruta é indicada na gravidez devido à presença de minerais e fibras.

mirtilo

1.3. O mirtilo na gravidez

O mirtilo é um fruto que só há alguns anos começou a entrar de forma mais visível na nossa alimentação. Ainda assim, esta é uma das melhores frutas na gravidez!

O Mirtilo possui um valor nutritivo indiscutível; é um fruto conhecido pela sua riqueza em diversas vitaminas como a A, B, C e, possuindo ainda sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro.

Conhecido como o rei dos antioxidantes, está no topo dos alimentos com maior teor de antioxidantes, ultrapassando as vantagens de outros vegetais como espinafres e brócolos.

Uma vez que durante a gestação aparecem muitas vezes infeções urinárias torna-se um bom aliado pois alivia sintomas deste tipo de  infeções.

fruta kiwi

1.4. O kiwi na gravidez

Na lista das frutas essenciais na gravidez não podia faltar o kiwi. Além de ser rico em vitamina C, este tem um teor de fibras elevadíssimo. Será um dos seus maiores aliados no momento de prevenir e tratar a prisão de ventre, evitando que sofra consequências como as hemorróidas gestacionais.

Morango

1.5. O morango na gravidez

Igualmente rico em fibras e vitamina C, o morango tem, ainda, a capacidade de estimular o sistema imunitário da gestante. Além disto, na sua composição, está presente o ácido fólico, essencial para as mulheres grávidas, principalmente durante os primeiros meses de gestação.

É um alimento saudável, pouco calórico e delicioso que, por tudo isto, merece um lugar no top 10 das frutas essenciais na gravidez.

cerejas fruta

1.6. A cereja na gravidez

Esta fruta vermelha contém inúmeros nutrientes: vitaminas, proteínas, cálcio, potássio, ferro, minerais…

São um verdadeiro apoio à saúde da gestante, contribuindo para a regulação da pressão arterial, o controlo do peso, o normal trânsito intestinal e também para reforçar o sistema imunitário da futura mamã.

Além disto, devido à presença de uma hormona, a melatonina, e do aminoácido triptofano, estas irão ajudá-la a dormir melhor. É, por isso, uma das frutas indicadas na gravidez.

bananas descascadas para a grávida comer

1.7. A banana na gravidez

Além de ser um alimento nutritivo, rico em hidratos de carbono, a banana contém potássio, magnésio e vitamina B6.

Será um apoio fundamental para o crescimento e desenvolvimento do seu bebé e ajudará a que não sinta as cãibras que, por vezes, atormentam a gestante.

Nas primeiras semanas de gestação, esta fruta irá, ainda, ajudá-la a controlar e evitar os enjoos matinais.

Fruta mamão sobre fundo branco

1.8. O mamão na gravidez

Na composição do mamão estão presentes as vitaminas A e C. Estas terão um papel fundamental no que respeita à regulação intestinal e servirão para ajudar a fixar outros nutrientes – como o ferro – no organismo da gestante.

Além disto, sendo um alimento rico, ele dará à futura mamã a sensação de saciedade que esta procura, sendo uma extraordinária escolha para um lanche da manhã.

Fruta acerola

1.9. A acerola na gravidez

Não é uma fruta muito popular, havendo, ainda, muitas pessoas que não a incluem nos seus regimes alimentares.

Apesar disso, a acerola aproxima-se muito da laranja no que respeita à sua riqueza em vitamina C.

Trata-se, portanto, de um excelente e delicioso alimento, que pode ajudar a fortalecer o sistema imunitário da gestante.

Fruta abacate indicada na gravidez

1.10. O abacate na gravidez

Além de ser um alimento muito polivalente, que pode ser comido cru ou cozinhado, em pratos doces ou salgados, o abacate é um verdadeiro potenciador da saúde da gestante. Na sua composição encontrará o magnésio e o ferro.

É um alimento que irá ajudar a evitar as cãibras e a sensação de cansaço. Sendo bastante calórico, será também um bom alimento para conseguir uma verdadeira sensação de saciedade.

Balança com peso e com frutas

2. Fruta com peso e medida

É necessário reforçar, mais uma vez, que, por melhor que um alimento seja para a sua saúde, tudo o que é ingerido de forma desregrada e em demasia corre o risco de lhe fazer mal.

É, por isso mesmo, muito importante que tenha atenção às quantidades ingeridas.

Ao longo de um dia deve ingerir cerca de três porções de fruta (uma peça de fruta com tamanho médio de 160g). Desta forma as quantidades de fruta essenciais na gravidez são:
 
 – porção de melancia – 1  fatia
– 1 porção de laranja – 1 unidade
– 1 porção de mirtilo – 20 unidades
– 1 porção de kiwi – 2 unidades
– 1 porção de morangos – 8 unidades
– 1 porção de cereja – 12 unidades
– 1 porção de banana – 1 unidade
– 1 porção de mamão – ½ mamão
– 1 porção de acerola – 15 unidades
– 1 porção de abacate – 1 unidade
 

Além destas pode ainda optar por um sumo natural de fruta.

Os sumos de fruta naturais devem ser bebidos no momento em que são feitos, uma vez que com o passar do tempo o seu conteúdo em vitaminas diminui consideravelmente. No entanto,  a ingestão destes sumos não dispensa o consumo de fruta fresca.

A casca deve ser retirada, se não tiver segurança em relação aos pesticidas que foram usados durante o cultivo, uma vez que grande parte dos químicos usados acumula-se na casca.

Estas são as nossas escolhas! E para si? Quais são as melhores frutas para comer na gravidez? Conte-nos tudo sobre a sua experiência pessoal!

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Escrito por Ana Sofia Calha

Ana Sofia Silva Calha nasceu em Leiria (Portugal) no ano 1980. Licenciada em Antropologia pela Universidade de Coimbra desde 2007 e Dietética pelo Politécnico de Leiria, sendo Nutricionista desde 2015.
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3 Comments

    • Penso que o ideal seja comer 3 frutas diferentes por dia, e não 3 peças da mesna fruta. Assim, terá mais e mais variadas vitaminas e minerais. Por exemplo: num dia pode comer 1 abacate, depois mais tarde 1 laranja e ao final do dia uma banana.

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