7 livros sobre gravidez para ler antes da hora H

Os livros de gravidez para ler antes da hora H são fortes aliados das gestantes e, particularmente, das mães de primeira viagem. Saber quais os melhores livros sobre gravidez torna-se, por isso, pertinente. Quer saber quais os livros a ler antes que chegue a hora H?

Então, venha conhecer os livros sobre gravidez que o Bebé a Bordo lhe sugere. 

Existem vários livros sobre gravidez e conhecê-los poderá ajudar a superar muitos dos desafios gestacionais e a conhecer melhor as mudanças que acontecem no seu corpo (e na sua vida). 

Os livros sobre gravidez versam diversos aspetos sobre a gravidez trimestre a trimestre ou levam-na, mesmo, até aos 9 meses de gestação semana a semana. Além disso, estes podem ser fortes aliados para que faça as melhores escolhas alimentares, saiba quais os alimentos, chás e ervas medicinais proibidas na gravidez ou comece a planear os primeiros tempos com o seu bebé em casa. 

Claro que existe uma componente pessoal na escolha dos livros e que uma obra poderá ser mais pertinente para si do que outra. Ainda assim, entre os vários livros sobre gravidez para ler antes da hora H, alguns são bastante consensuais no que diz respeito à sua qualidade. 

Assim, no Bebé a Bordo, selecionámos 7 livros sobre gravidez que, de forma distinta, podem ajudá-la durante esta fase da sua vida. 

Venha conhecer os 7 livros sobre gravidez que vale a pena ler antes de chegar o dia do parto. 

livros sobre gravidez

1. “O que esperar quando está à espera de bebé”, de Heidi E. Murloff

“What to expect when you are expecting” ou, em português, “O que esperar quando está à espera de bebé” é um obra de Heidi E. Murloff internacionalmente aclamada. Este livro é por muitos considerado a bíblia da mulher grávida e já vendeu 18 milhões de copias ao redor do globo. 

Este livro responde a várias questões comuns entre as gestantes, explanando questões diversas que começam nas tentativas de engravidar, perpassam as questões gestacionais (incluindo as mudanças na gestante e o desenvolvimento do bebé) e se estendem ao pós-parto. 
Trata-se de um livro muito pertinente para ler antes de ter o seu bebé. 

2. “A Bíblia da Gravidez” de Wladimir Taborda e Alice D´agostini Deutsch

O livro “A Bíblia da Gravidez” de Wladimir Taborda e Alice D´agostini Deutsch trata-se de um manual prático e ilustrado que leva a leitora a conhecer mais sobre a gestação e os primeiros tempos de maternidade. 

Preocupados com a saúde, as questões emocionais e as preocupações mais comuns das gestantes, este livro age como um guia, que concentra conhecimentos diversos e a experiência de vários especialistas de saúde. 

O conteúdo do livro, bem como o valioso contributo de especialistas de renome no seu processo de criação, fazem desta obra um dos livros sobre gravidez que vale a pena ler. 

3. “A maternidade e o encontro com a própria sombra” de Laura Gutman

“A maternidade e o encontro com a própria sombra” de Laura Gutman é um livro que resulta da experiência da própria autora enquanto psicoterapeuta familiar e, por isso mesmo «, trata-se de um livro que se debruça sobre as experiências da mulher grávida, principalmente a nível emocional. 

Encontrando-se com as questões emocionais e explorando-as, esta obra reúne problemáticas diversas, incluindo as questões da separação ou do divórcio, da mãe solteira, do papel do pai, da instabilidade familiar, da amamentação, da sexualidade e da depressão pós-parto, entre outras. 
Trata-se de uma obra com orientações valiosas para as gestantes. 

4. “Parabéns! Você Está Grávida – Orientações para uma Gravidez Perfeita” de José Bento de Souza

O livro brasileiro “Parabéns! Você Está Grávida – Orientações para uma Gravidez Perfeita” de José Bento de Souza é outro livro sobre gravidez que vale a pena ler antes do nascimento do bebé. 

Nesta obra, as questões da saúde, do bem-estar, da nutrição, das restrições gestacionais, do peso ou dos desconfortos comuns na gravidez são abordados. 

Um livro a ter na cabeceira durante os meses de gravidez. 

5. “Gravidez natural” de Janet Balaskas

Pelas mãos de Janet Balaskas chega-nos também o livro sobre gravidez “Gravidez Natural”. 

Esta obra visa ajudar as gestantes a aproveitar ao máximo os meses de gravidez, explanando importantes aspetos físicos e emocionais importantes nesta fase da vida. 

O foco do livro prende-se na ideia de que os cuidados naturais, assim como um quotidiano mais equilibrado e saudável, podem ajudar a gestante e o feto a desenvolver-se melhor durante estes meses. Do livro, fazem parte ilustrações, dietas e exercícios potencialmente úteis para as futuras mamãs. 

6. “Como não ser uma mãe perfeita” de Lubby Purves

Lubby Purves não nos traz, com “Como não ser uma mãe perfeita” uma obra consensual ou comum. 

Este livro sobre gravidez tem um tom humorístico, onde a informação é passada de forma divertida e num tom quase informal. 

A obra explora as dificuldades mas também os bons momentos da vida materna e ajuda as futuras mamãs a descobrir algumas fórmulas para facilitar o quotidiano do cuidado com as crianças. 
Uma obra muito divertida e que vale a pena ler antes da hora H. 

7. “Diário de um Grávido” de Renato Kaufmann

Tal como a recomendação anterior, “Diário de um Grávido” de Renato Kaufmann é um livro divertido que nos leva até ao mundo da gravidez a partir do olhar do pai grávido

Este olhar masculino sobre a gravidez goza de uma sinceridade hilariante e conta a história do que um homem sente durante a gravidez, os exames gestacionais, o nascimento do bebé e as alterações no corpo (e no humor) da mulher. 

Um livro sobre gravidez, com uma perspetiva diferente da gestação, que divertirá futuras mamãs e papás. 

Leu algum destes livros sobre gravidez? Qual deles? Partilhe a sua lista de melhores livros sobre gravidez com as restantes mamãs-leitoras do Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo