Dicas para uma lancheira escolar saudável

O regresso às aulas faz com que algumas das antigas preocupações retornem também. Venha conhecer com o Bebé a Bordo 6 escolhas saudáveis para colocar na lancheira escolar do seu filho.

Quando o período de descanso escolar termina, mesmo em épocas menos conturbadas, existem vários aspetos a ocupar a mente dos pais. O stress depois das férias e a forma como afeta as crianças ou as formas de poupar no regresso às aulas são temáticas regulares para quem tem filhos em idade escolar.

Além destas, uma preocupação recorrente diz respeito à saúde da criança. Não falamos, aqui, apenas do coronavírus nas crianças mas também dos aspetos essenciais para a manutenção de uma rotina saudável, tais como a alimentação.

Assim, neste momento, é natural que questione como pode garantir que envia ao seu filho, durante os 5 dias de escola, uma lancheira recheada de escolhas saudáveis e diversificadas, que contribua para melhorar a sua resistência e a sua imunidade, garantindo o seu bem-estar.

Hoje, deixamos 6 dicas de alimentos que pode colocar na lancheira escolar do seu filho para garantir uma alimentação saudável em tempo de escola. Venha conhecer estas opções.

1. Frutos secos

Os benefícios dos frutos secos são bem conhecidos. Estes frutos são uma boa fonte de proteínas, de hidratos de carbono e de ácidos gordos, tratando-se de alimentos ideais para fornecer energia e de pendor saudável, que ajudarão a melhorar o funcionamento do organismo da criança, ao mesmo tempo que promovem a sua capacidade de atenção e aprendizagem. (1)

2. Cenoura

Ricas em vitaminas – incluindo as vitaminas A, C e E – a cenoura é uma fonte vitamínica fabulosa para as crianças. 

Os seus nutrientes permitem a manutenção da saúde da criança, fortalecendo o seu sistema imunitário e são, por isso, uma boa escolha para incluir na lancheira do seu filho.

Uma boa opção será enviar ao seu filho as catitas baby carrots ou cenouras bebés, uma escolha divertida e de sabor adocicado.

3. Banana

A banana é outra opção saudável, que pode incluir na lancheira da criança. Contendo elevados níveis de potássio, magnésio, vitaminas do complexo B, E e K e ainda hidratos de carbono, esta é uma escolha nutritiva e interessante para o tempo escolar (2).

4. Pão-de-leite 

O pão-de-leite é uma boa opção para colocar na lancheira da criança. Rico em cálcio, este constitui ainda uma excelente fonte de energia e fornece um aporte de vitaminas do complexo B, hidratos de carbono, sódio e potássio.

5. Sumos naturais de fruta

Por permitirem que faça uma escolha das frutas a colocar, considerando as necessidades vitamínicas e nutricionais do seu filho, os sumos de fruta naturais tornam-se também uma escolha fabulosa para enviar ao seu filho.
Além disto, pode diversificar os sumos enviados, de acordo com o dia da semana e as preferências da criança.

6. Bolachas vegan

As bolachas de produção vegetal são também uma escolha saudável para enviar à criança. 

Ricas em nutrientes, particularmente fibras, estes contribuirão para melhorar o funcionamento do organismo da criança, melhorando o seu rendimento e promovendo a sua saúde. (3)

Costuma colocar algum destes elementos na lancheira escolar do seu filho? Recomendaria alguma outra opção? Partilhe as suas escolhas com os restantes leitores do Bebé a Bordo.

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