Musculatura do seu bebé: como pode fortalecê-la

 O desenvolvimento muscular do bebé é importante já que ajudará na construção da consciência do corpo, melhorando o equilíbrio e a mobilidade. Venha com o Bebé a Bordo descobrir como pode fortalecer a musculatura do seu bebé.

Em qualquer fase da vida, a construção muscular é importante e, com o passar dos anos, as pessoas começam a perceber fenómenos interessantes que se relacionam com os seu músculos, tais como a memória muscular.

Quando o bebé nasce, este inicia um longo caminho pela vida, que começa com pequenos passos onde o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional se incluem. Todos estes processos são fulcrais para que possa criar uma criança saudável e feliz.

Venha descobrir como pode ajudar no processo de fortalecimento da musculatura do seu filho, com as dicas que apresentamos de seguida.

Musculatura do seu bebé

1. Utilize o momento da amamentação

No momento de amamentar o bebé já irá fazer uso dos seus músculos faciais e, por isso, o aleitamento é, em si, uma forma de garantir que o seu filho fortalece estes músculos.

No caso de o bebé consumir fórmula, pode ajudar no processo escolhendo um biberão com bico ortodôntico, já que, tendo um furo menor para a saída do leite, este obriga o bebé a aplicar uma maior força no momento da sucção, tal como acontece quando se alimenta no peito da mãe.

2. Vire o bebé de barriga para baixo

Nos primeiros seis meses de vida, o desenvolvimento do corpo do bebé é visível, nomeadamente a nível motor. 
Pode ajudar o bebé a fortalecer a musculatura, nesta fase, deitando-o de barriga para baixo, numa superfície firme, plana, cómoda e segura. O bebé irá levar a cabeça e, desta forma, fortalecer a região do seu pescoço. (1)

3. Tenha brincadeiras com movimento

Pequenos momentos de brincadeira com o seu filho podem corresponder a fortes aliados no desenvolvimento da coordenação e da musculatura.

Um excelente exemplo é ensinar ritmos ao bebé ou bater palmas com ele.
Mais tarde, poderá também começar a dar-lhe lápis e papel, para que ele consiga desenvolver os músculos da mão e braço, ao mesmo tempo que desenvolve a noção de espaço. Jogos de encaixe, plasticina e legos são também bons para esta finalidade.

4. Permita os movimentos livres

Principalmente depois dos 6 meses é importante que deixe o bebé um pouco mais livre para se exercitar.
Quando pousa o bebé no chão e permite que brinque, este fará mais movimentos e manter-se-á mais ativo, o que ajudará a fortalecer a musculatura. (2)

5. Maior liberdade ao vestir

A partir dos 24 meses, o bebé já estará capacitado para fazer algumas atividades a solo. Deixar que este, por exemplo, tente vestir-se sem ajuda pode melhorar a coordenação motora da criança. (3)
Poderá, claro, ajudar no processo mas tente dar a maior liberdade possível, para que o bebé se movimente e comece a ganhar autonomia.

Gostou das nossas dicas para ajudar a fortalecer a musculatura do bebé? Fez todo este processo com o seu filho? Partilhe a sua experiência com os restantes leitores do Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo