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Estou grávida, posso praticar fitness durante a gestação?

Grávida com os objetos para realizar uma aula fitness

Vivemos numa era onde, cada vez mais, a apologia do “saudável” atravessa o nosso quotidiano.

Preocupações com a alimentação e o exercício físico são transversais a homens e mulheres, criando uma geração orientada para a nutrição e o fitness.

Não nos enganemos: isto é bom e, quando levado com peso e medida, é muito saudável para todos os que optam por este estilo de vida.

Ainda assim, no momento em que o teste dá positivo e uma mulher descobre que está grávida, as certezas diluem e dão origem às mais variadas dúvidas e questões.

O nosso primeiro conselho? Não tenha medo de perguntar!

Toda a gente tem dúvidas… querer saber quais são as melhores opções, terá muitos benefícios para a sua saúde e para o correto desenvolvimento do bebé.

Neste artigo, responderemos, por isso mesmo, às questões das “mamãs fit”, que querem saber de que forma podem gerir o fitness na gravidez.

Acompanhe-nos para saber o que pode fazer para garantir que se exercita durante os meses de gestação, sem correr riscos desnecessários.

1. Gravidez e fitness

Uma das questões mais frequentes das futuras mamãs é se gravidez e fitness são incompatíveis.

A resposta simples e direta será que não: não existe incompatibilidade entre estes dois conceitos.

O exercício físico ajuda a promover a resistência, a acentuar a força e a tonificar os músculos da futura mamã.

Um “corpo fitness” será, também, um corpo melhor preparado para suportar a gestação e o parto, sendo ainda um corpo mais fácil de “recuperar” depois do nascimento do bebé.

Ao praticar fitness na gravidez, desde que o faça de forma segura e regrada, estará a garantir a redução do desconforto físico associado à gravidez, fazendo com que o desconforto causado pelo cansaço, as dores de costas, a tensão e até mesmo a prisão de ventre seja minorado.

2. Do permitido ao proibido

Apesar de poder recorrer ao fitness na gravidez, não poderá fazê-lo de qualquer forma.

Para começar, é importante que consulte o seu médico sobre esta questão, para perceber se existe alguma contraindicação no que respeita à manutenção dos seus hábitos de exercício físico.

Por norma, algumas condições de saúde e/ou experiências passadas poderão fazer com que o fitness na gravidez seja desaconselhado.

Entre estes encontram-se, por exemplo, as ocorrências de abortos espontâneos no passado; ter tido um bebé prematuro; ter a placenta baixa; sofrer de sangramento durante a gestação; experienciar hipertensão ou problemas crónicos de coluna; estar a viver uma gravidez de risco.

Fora destas situações, geralmente, não existe nenhum problema na continuação de um estilo de vida voltado para o fitness.

Mesmo no que respeita a exercícios de alto impacto, se, na rotina diária pré-gestação, incluía já exercícios físicos intensos, provavelmente poderá continuar a realizá-los, ainda que com menor carga e mais moderação.

Em todo o caso, se assim for, peça a opinião do seu especialista de saúde.

3. Cuidados especiais

Alguns fatores que antes não considerava devem, durante a gestação, ser tidos em conta.

Para começar, deve garantir que o seu corpo recebe oxigénio em quantidade suficiente, não devendo realizar atividades que a façam perder o fôlego.

Além disso, é ainda indicado que o tempo de recuperação do exercício da gestante nunca seja superior a 20 minutos.

Se o for, a grávida deve, portanto reduzir a carga do treino, amenizando o mesmo.

Se for caso disso, para que gravidez e fitness andem de mãos dadas, pode optar por realizar exercícios mais adaptados como a hidroginástica ou o yoga.

Realizar caminhadas será também um bom exercício durante esta fase da sua vida.

Lembre-se ainda que se sentir, em qualquer momento, mau-estar ou uma sensação que lhe seja estranha, deve parar de imediato. Como diz o provérbio: mais vale prevenir do que remediar.

Como vê, gravidez e fitness não precisam de ser termos antagónicos.

Na verdade, uma grávida fit é uma grávida mais saudável e que viverá de forma mais equilibrada este período da sua vida.

Invista no seu corpo e na sua gravidez, optando por exercícios seguros e consultando o seu médico com frequência.

Praticou algum exercício físico durante a gestação? Qual foi a opinião do seu médico? Partilhe aqui no bebé a bordo a sua experiência, ela pode ajudar outras mamãs.

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Escrito por Magda Constantino

Magda Constantino, nascida a 24/04/1992 , é atualmente Personal Trainer e instrutora de exercício físico no Fitness Hut Amadora e trabalha, também, de forma independente na região de Lisboa. Formou-se em Ciências do Desporto – especialização em exercício e saúde, pela Universidade da Beira Interior, mantendo ainda os seus conhecimentos atualizados através de diversas formações relacionadas com a sua área de especialidade.

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