Grávida pode comer camarão ou pode prejudicar o bebé

Grávida pode comer camarão, prejudica o bebé? 

A gravidez é um momento muito especial para qualquer mãe, mas a verdade é que também é um período onde se deve ter imenso cuidado em relação a vários aspetos.

A alimentação é uma dessas coisas importantes, tal como o que se deve e o que não se deve comer estando grávida.

Os frutos do mar são das coisas que mais atenção despertam durante o período de gravidez e muitas mulheres questionam-se se grávida pode comer camarão sem restrições ou se isso pode acarretar problemas de saúde para o seu filhote.

Tal como você deve saber tudo aquilo que vai ingerir vai interferir positiva ou negativamente na saúde do seu filho e é por isso que deve ter tanto cuidado ao selecionar as refeições certas.

Neste artigo temos como objetivo esclarecer todas as suas dúvidas em relação a este assunto.

Iremos falar do camarão e de outros frutos do mar relacionados que também nos quais também se precisa ter cuidado em relação ao consumo.

Precisa ter alguns cuidados importantes Grávida pode comer camarão

Antes de avançar para o tema do artigo achamos extremamente importante alertar você sobre alguns cuidados que deve ter durante o período de gravidez.

Uma das primeiras coisas que deve ter em atenção é que deve ser seguida por um profissional desde o primeiro dia de gravidez.

Um médico especializado deve avisar você sobre tudo aquilo que precisa saber para não cometer erros básicos que qualquer mãe está sujeita a cometer.


Muitas das vezes estes profissionais tendem mais a apoiar as mães que estão tendo o primeiro filho, isto porque não possuem qualquer tipo de experiência de gravidez.

Outra das coisas que deve prestar muita atenção são os pequenos acidentes, mas que podem ser um grande acidente para o seu filhote.

Quedas pequenas podem afetar seriamente a saúde do seu bebé e nos piores casos pode mesmo levar a um aborto.

Por último queria referir que deve levar muito a sério a descontaminação dos alimentos através de uma lavagem intensa.

Alimentos como a alface, os morangos, as cebolas e as cenouras podem conter parasitas extremamente perigosos para a sua saúde e para a saúde do seu bebé.

Existem mães que optam por aprender a como plantar alface e a como plantar cenouras, por exemplo, de modo a obter os vegetais mais orgânicos e puros possíveis.

Agora que já sabe alguns dos cuidados básicos a ter durante a gravidez pode verificar finalmente se grávida pode comer camarão ou se deve evitar ao máximo o seu consumo!

Uma mulher grávida pode comer camarão? Grávida pode comer camarão

O camarão é muito desejado por muitas grávidas, principalmente nas alturas dos “desejos” que fazem qualquer mulher cometer verdadeiras loucuras em relação à alimentação.

Felizmente não existe nenhuma restrição quanto ao consumo de camarão durante a gravidez, em exceção aos casos de alergia.

É verdade que grávida pode comer camarão, mas também é verdade que são precisos alguns cuidados antes do seu consumo.


Este fruto do mar possui uma basta quantidade de bactérias que devem ser eliminadas antes do seu consumo, caso contrário podem ser prejudiciais para a gestante e para o bebé.

Existem algumas coisas que pode e deve fazer antes de consumir camarão, vamos enumerar algumas delas abaixo:

  • Deve deixar o camarão cozer muito bem para matar todas as bactérias;
  • Escolha camarões frescos, afaste-se daqueles que apresentem estados de deteorização;
  • Caso observe alguma mancha escura no camarão evite ao máximo o seu consumo;
  • Deixe cozinhar até que fique com uma coloração dourada;
    Tenha atenção ao tipo de conservante que usam para manter o camarão “fresco”, evite ao máximo aqueles que forem conservados por metabissulfito de sódio. Isto aplica-se a todos os congelados.
  • Não abuse na quantidade de camarão.

Através destas dicas o consumo de camarão durante a gravidez é bem mais seguro e evita assim ao máximo a probabilidade de sofrer com algum efeito menos desejado devido ao seu consumo.

Como sei se sou alérgica ao camarão?

Existem muitas gestantes que não sabem se são alérgicas a determinados alimentos e nesses casos não é nada recomendável “fazer o teste” através da experimentação.

Se nunca comeu camarão antes é extremamente importante realizar um teste para verificar se possui alergia a este alimento.

Felizmente isso é uma coisa muito simples de se fazer.

Basta realizar um pequeno exame de sangue que irá determinar a sua alergia a uma proteína presente no fruto do mar chamada de tropomiosina.

Caso o teste dê positivo não deve nem sequer tocar no fruto do mar, caso dê positivo pode ingerir sem qualquer tipo de problemas, desde que não seja em grandes quantidades.

Pode pedir um teste de alergias ao seu médico de família ou ao médico que a está acompanhar durante todo o processo de gravidez.

E quanto aos medicamentos, devo evitar?

O consumo de comprimidos é outra das coisas que ainda deixa muitas dúvidas, especialmente durante a gravidez.

Existem diversos medicamentos que não podem ser tomados, independentemente do tempo de gravidez e muitos nem algumas semanas após o parto.

Um desses medicamentos é o metamizol e o ibuprofeno.

Existe ainda uma vasta lista de medicamentos que não podem ser tomados durante a gravidez devido aos seus efeitos secundários demasiado fortes para um ser tão sensível como um pequenino bebé.

Lembre-se de consultar sempre o seu especialista de saúde antes de tomar alguma decisão relacionada com a alimentação ou com qualquer outra coisa que possa colocar em risco a saúde do seu bebé.

Percorra o nosso blog Bebé a Bordo para verificar outros cuidados e dicas relacionados com a saúde do seu futuro menino ou menina!

Guest Post

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo