Dor de dentes na gravidez, como posso aliviar?

Durante a gravidez, como noutras fases da vida, nem sempre é possível evitar sentir dores. A dor de dentes na gravidez é uma das que surge em várias mulheres e as faz questionar como podem amenizar o desconforto. Se também quer saber como tratar a dor de dentes na gravidez, venha descobrir com o Bebé a Bordo.

Falar de dor de barriga na gravidez ou de dor de cabeça na gravidez parece não ser tão simples como falar deste tipo de problemas noutra fase da vida. Ainda que sejam dores quotidianas e algo comuns, estas costumam, geralmente, ser tratadas com relativa facilidade e sem grande questionamento.

Ainda assim, quando as dores surgem durante a gravidez, somam-se perguntas na nossa mente: quais os efeitos que esta dor pode ter no bebé? Que medicamentos posso tomar? Qual a melhor forma de prevenir esta situação?

As perguntas são feitas por uma razão: queremos garantir a completa segurança do bebé, ainda por nascer e, simultaneamente, eliminar o foco de desconforto.

Uma das dores que muitas mulheres sentem na gravidez é a dor de dentes. Com esta, tal como referimos, vem um universo de questões. Hoje, é a essas questões que queremos dar resposta. Se também quer saber como aliviar a dor de dentes na gravidez, este é o artigo ideal para si.

1. Quais as causas da dor de dentes na gestação? Dor de dentes na gravidez

A dor de dentes na gravidez não é incomum e pode ter várias causas. As causas mais comuns para a dor de dentes na gravidez são:

– Problemas nas gengivas;
– Aumento da sensibilidade dentária;
– Aumento da acidez bucal;
– Aparecimento de cáries;
– Doença periodontal;
– Abcesso;
– Dente partido.

A dor de dentes na gravidez prejudica o bebé?

A dor de dentes em si não tem um impacto direto na saúde do bebé. Ainda assim, é necessário considerar que o estado de espírito e a ansiedade que esta dor provoca na mulher, bem como as eventuais infeções que possam ser a causa desta dor, podem ser nocivas para a criança.

Assim, é importante que a gestante procure ajuda especializada quando sente dor de dentes, para garantir a eliminação da causa que lhe provoca tal desconforto.

2. O que fazer perante uma dor de dentes insuportável na gravidez?

Como deverá imaginar, a única forma de garantir que a dor de dentes pára de a incomodar será agir sobre a causa da mesma, razão pela qual recomendamos vivamente que visite o seu dentista.

Segundo os estudos realizados, a anestesia local, desde que em quantidades reguladas, não impactará negativamente na gestação e permitirá o tratamento da causa da dor de dentes na gravidez.

3. Existe alguma forma de prevenir esta situação?

Sim. Os problemas dentários da gestante podem ser prevenidos mediante uma higiene oral regular e cuidada.

Recomenda-se que a gestante opte por uma escova de dentes mais macia e passe diariamente fio dentário com flúor. Será adequado, nesta fase, o uso de uma pasta de dentes antimicrobiana (como as que contêm triclosan) e o recurso aos elixires que contenham clorohexidina (solução a 0,12%).

Além disto, bochechos diários com elixires são também recomendados para a prevenção das situações que levam à dor de dentes na gravidez. Recomenda-se que bocheche, no entanto, com soluções que não tenham álcool na sua composição.

4. Dor de dentes na gravidez: como aliviar?

A dor de dentes é uma das dores que mais desconforto causa e, durante a gestação, quando a maioria dos medicamentos causam dúvidas e constrangimentos, saber como aliviar esta dor pode não ser simples.

Para começar, deve saber que não deverá – salvo se o seu médico assim recomendar, após analisar o binómio risco/benefício – tomar qualquer tipo de anti-inflamatório.

Por norma, no que respeita a medicação, neste tipo de situações é utilizado o paracetamol, cujos efeitos analgésicos ajudam a lidar com a dor, amenizando-a.

Este medicamento costuma ser feito de oito em oito horas mas, o mais seguro, será consultar o seu médico antes de iniciar a sua toma, para que as dosagens e indicações tornem a sua toma perfeitamente segura.

Além disto, para amenizar a dor de dentes na gravidez, a gestante poderá fazer a aplicação de gelo na região (sempre com a devida proteção de um pano entre o gelo e a pele) e bochechar com água morna com sal.

O recurso a pastas de dentes específicas para dentes sensíveis poderá ser uma grande ajuda para reduzir a dor.

Qual a melhor altura para fazer tratamento aos dentes na gravidez?

A dor de dentes na gravidez nunca deve ser ignorada, devendo dirigir-se ao dentista independentemente da fase da gestação em que se encontre. Ainda assim, podemos considerar que a melhor fase da gestação para realizar tratamentos dentários é o 2º trimestre, sendo esta a época mais estável da gravidez.

Dentista para gestante: é seguro?

Embora, ao longo dos tempos, se tenha perpetuado a ideia de que a saúde dentária pode acarretar problemas para a gestação, a verdade é que a consulta de um dentista é fundamental durante a gestação, especialmente se sentir algum tipo de desconforto.

Os tratamentos dentários que sejam efetuados serão totalmente regulados e irão adaptar-se à condição da futura mamã, sendo apenas importante que indique que está grávida (principalmente nos primeiros meses, quando a gravidez não é, ainda, tão percetível).

A medicação aplicada nas consultas e tratamentos poderá sofrer alterações para se adaptar à gestação. Ainda assim, todos os tratamentos realizados por profissionais visarão a completa segurança da mamã e do feto.

Ao fazer uma consulta no dentista durante a gravidez, no entanto, recomendam-se alguns cuidados, como por exemplo:

– Dê a informação de que está grávida no momento da marcação da consulta;
– Escolha o período antes do almoço, já que os enjoos são menos frequentes do que na primeira metade da manhã;
– Evite o contacto com as crianças que possam estar no consultório, para evitar contágio. As doenças virais são uma das causas mais comuns para as crianças visitarem o dentista.

Medicação para a a dor de dentes na gravidez, posso tomar?

Quando sente dor de dentes na gravidez, uma pergunta comum é o que pode fazer para amenizar este desconforto e, evidentemente, uma ideia que provavelmente terá em mente é a medicação habitual.

Durante a gestação, como sabe, nem todos os medicamentos são seguros. O ibuprofeno, por exemplo, que se trata de um medicamento de uso bastante comum, não será seguro para as futuras mamãs.

O ideal, caso deseje recorrer a medicação, será que se dirija primeiro à sua clínica dentária ou especialista de saúde ortodôntica para que lhe seja prescrita medicação segura e aconselhada a dosagem correta.

Sentiu dor de dentes na gravidez? Como resolveu este problema? Recorreu ao seu dentista? Conte a sua experiência pessoal às restantes leitoras do Bebé a Bordo.

Algumas fontes: livestrong  baby-pedia  famivita livestrong accessdental  famivita portalbebes  infobaby

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo