A gestação: 32ª semana

A gestação: 32ª semana

Gravidez 32 semanas

A gestação: Trinta e duas semana

A viagem que temos feito pela gravidez já nos levou a conhecer o melhor e pior dos dois primeiros trimestres.

Entrámos há pouco no terceiro e, deste, já conhecemos algumas nuances. A última paragem foi sobre o que acontece à mulher e ao feto durante “A gestação: 31ª semana”.

A título de exemplo, acompanhamos a história da nossa mamã modelo. Ela começou esta história de amor no dia 29 de Janeiro, tendo vivido, por isso, a semana 31 entre os dias 27 de Agosto e 2 de Setembro.

Aproxima-se, a passos largos, o final desta aventura gestacional. Vamos com ela, agora, até à semana 32.

1. A gestação 32ª semana: as datas

É no dia 3 Setembro que a 32ª semana começa para a nossa mãe fictícia. E, para ela, terminará no dia 9 do mesmo mês.

Durante os últimos meses, as suas visitas ao médico já têm sido frequentes e as consultas para tirar dúvidas foram essenciais. Mas o momento final aproxima-se e é este o momento para as visitas ao especialista se tornarem mais frequentes.

A partir desta semana 32 de gestação, a mamã deverá ir ao médico duas vezes por mês, de quinze em quinze dias.

Quaisquer medos e dúvidas podem e devem ser expostos: lembre-se de que quanto mais guardar para si, maior a ansiedade… o nervosismo não será positivo para si nem para o seu bebé!

2. Gestação 32ª semana: explanando

Esta semana vai notar uma continuidade na “saga futebolística”. Isto é, vai sentir o seu bebé a dar pontapés… às vezes em locais novos e inesperados.

Irá também, possivelmente, senti-lo soluçar. Estes soluços provocarão pequenos espasmos (como solavancos) no seu corpo.

Embora não exista um remédio milagroso para acalmar os fetos mais irrequietos, mudar de posição, fazer uma caminhada ou beber água poderá fazer com que este se aquiete.

Nesta fase o bebé estará ainda a ganhar peso, pelo que poderá notar que o seu próprio peso se altera. É também uma fase de crescimento das unhas e do cabelo do seu filhote.

Esta será uma boa fase para preparar a casa. Adapte as zonas onde passará tempo com o bebé para que seja mais fácil realizar as tarefas depois do nascimento.

Avançamos, agora, para a gestação na 33ª semana.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo