Como fazer piza com queijo e fiambre saudável para as crianças

Itália é a origem de muitas das comidas favoritas das crianças… mas isto não significa que todas sejam saudáveis. Saiba como fazer uma piza com queijo e fiambre saudável para as crianças, com o Bebé a Bordo.

Receitas italianas são, por norma, confeções das quais as crianças gostam.

Ainda assim, muitas vezes, estes pratos podem ser calóricos e muito ricos em açúcar ou gordura, estando ainda repletos de molhos. Os pais acabam, por isso, por temer apresentá-los às suas crianças.

Ainda que tudo isto seja verdade, sabores como o esparguete à bolonhesaesparguete carbonaralasanha ou mesmo piza podem ser transformados em receitas saudáveis que farão os seus filhos comer os pratos que mais adoram, sem colocar em causa a sua saúde.

Venha descobrir como fazer piza de queijo e fiambre saudável para crianças.

Como fazer piza com queijo e fiambre saudável para as crianças

Substitutos perfeitos para a piza

Para começar, quando cozinhar uma piza saudável, pense nos ingredientes que pode substituir para melhorar as caraterísticas nutricionais da receita e remover os elementos mais processados e calóricos.

Um bom exemplo será uma massa de piza de base integral. Poderá criá-la com farinhas como a farinha de aveia ou a farinha de espelta.

Além disso, substituir a polpa de tomate de compra por tomate fresco, utilizando-o às rodelas ou preparando-o em polpa.

No caso da piza de queijo e fiambre pode ainda optar por alternativas como queijos magros ou fiambre de peito de frango, já que estes têm menor teor de gordura e excelentes propriedades nutricionais.

O uso de ervas aromáticas pode, também, ajudar a reduzir a quantidade de sal que coloca na sua receita.

Como preparar uma receita de piza saudável para crianças

A nossa receita de piza com queijo e fiambre para as crianças é uma alternativa muito saudável em relação às receitas mais tradicionais. Para a preparar precisará de:

Ingredientes:

– 300 gramas de farinha de espelta
– 1 colher de chá de fermento
– 30 ml de azeite
– 150 ml de água
– 3 tomates
– 100 gramas de mozarela light ralada
– 70 gramas de fiambre de peito de frango em cubos
– Sal q.b.
– tomilho q.b.
– orégãos q.b.

Preparação

Comece por misturar a farinha, o fermento, o azeite, o tomilho e a água, amassando. Forme uma bola e reserve, deixando levedar em ambiente seco e não muito frio durante uma hora.

Entretanto, numa panela, coloque um fio de azeite e o tomate, descascado e cortado em cubos. Mexa até desfazer e adicione um pouco de sal e orégãos. Passe uma varinha mágica para o transformar em polpa. 
Salteie levemente o fiambre numa frigideira aparte. Reserve ambos os preparados.

Ao final do tempo de levedura da massa, divida a massa, retirando a quantidade necessária para a base da sua piza e estenda-a com um rolo da massa, polvilhando a superfície com um pouco de farinha, para que esta não cole.

Cubra a base com o tomate e coloque o fiambre previamente salteado. Cubra com o queijo ralado e, se desejar, polvilhe com orégãos. 
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 a 25 minutos.

Costuma fazer piza caseira para os seus filhos? O que achou desta versão do Bebé a Bordo? Diga-nos nos comentários!

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