Como fazer Bacalhau com Natas cremoso e saudável para as crianças

As crianças são gulosas e o bacalhau com natas encontra-se entre as receitas favoritas de muitas delas. Venha descobrir como fazer um bacalhau com natas cremoso e saudável para as crianças com o Bebé a Bordo. (Spoiler Alert: a nossa versão não tem natas!)

Se está sempre à procura das variantes mais saudáveis das receitas tradicionais e quer agradar ao palato dos seus filhos, é natural que já tenha procurado versões saudáveis de pratos tão deliciosos como canja de frangolasanha ou esparguete carbonara.

De facto, os mais novos sabem ser complicados e levar os pais a momentos desesperantes face à recusa alimentar, principalmente quando quer que estes aproveitem os benefícios dos brócolos ou de outros legumes e frutas.

Aproveitar as receitas das quais as crianças mais gostam e adaptá-las de forma a torna-las mais sadias é, por isso, uma forma incrível de garantir que a criança come (e até repete!) os melhores ingredientes.

Venha com o Bebé a Bordo perceber como é que um bacalhau com natas cremoso pode ser uma receita saudável para as crianças.

Como fazer Bacalhau com Natas cremoso e saudável para as crianças

E se o bacalhau com natas… não tivesse natas?

Um dos elementos menos saudáveis de uma das mais típicas receitas nacionais – o bacalhau com natas – encontra-se no seu nome.

De facto, devido ao elevado teor de gordura que usualmente compõe as natas tradicionais, este ingrediente pode fazer com que o seu prato se torne menos saudável para a família.

As natas do bacalhau com natas podem, no entanto, ser substituídas por variantes mais saudáveis ou até vegan, caso o seu filho siga este tipo de alimentação. Exemplos de substitutos para as natas serão, por exemplo, as variantes de soja ou uma bebida vegetal à qual acrescente, na confeção, uma colher de amido de milho que lhe confira uma consistência cremosa de molho.

Outros ingredientes saudáveis a adicionar à receita

Além da substituição das natas, pode potenciar ainda a componente saudável da receita pela adição e substituição de outros ingredientes.

A batata frita, por exemplo, poderá ser substituída por batata doce cozida às rodelas. Além disso, a adição de elementos como a cenoura ou a courgette (abobrinha) podem também acrescentar sabor e valor nutricional à sua receita de bacalhau com natas.

Uma receita saudável de bacalhau com natas

Para garantir que a sua receita é saudável, cremosa e respeita os traços caraterísticos de um bacalhau com natas, deixamos a nossa sugestão para um bacalhau com natas saudável e cremoso para as crianças.

Ingredientes:

– 1 cebola (às rodelas)
– 1 dente de alho (picado)
– 1 cenoura
– 1 courgette
– 2 batatas doces
– 2 postas de bacalhau (cerca de 200 gramas)
– azeite q.b.
– pimenta q.b.
– sal q.b.
– 300 ml de bebida de soja
– 1 colher de sopa de amido de milho
– 80 gramas de queijo ralado (usámos mozarela light)

Preparação

Corte a batata doce em rodelas e coza-a até que tenha uma textura cozida mas firme. Remova a pele. Reserve.
Coza o bacalhau e desfie-o. 

Rale a cenoura e corte a courgette em rodelas, encalando-a em água fervente por cerca de 1 minuto.

Coloque um fio de azeite numa panela e refogue a cebola e o alho, adicionando depois uma pitada de sal e pimenta. Adicione a cenoura ralada e a courgette a esta mistura e cozinhe por 5 minutos, colocando depois o bacalhau desfiado e mexendo.

Noutra panela, coloque a bebida vegetal, juntamente com o amido, batendo em frio para que não crie acumulações de farinha. Leve ao lume, adicionando sal e pimenta a gosto e e mexa sempre, até obter uma textura cremosa.

Numa travessa de forno, coloque por camadas o molho, a batata doce e a mistura de bacalhau e legumes.

Depois de colocada a última camada (deverá ser de batata doce) cubra com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 15 minutos.

O que acha da receita de bacalhau com natas (sem natas) que o Bebé a Bordo preparou para si? Partilhe a sua opinião com os restantes leitores do nosso site.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo