5 plantas que reforçam a fertilidade

Quando sente o desejo intenso de engravidar, a procura por aliados para o reforço da fertilidade é natural. Venha conhecer 5 plantas que reforçam a fertilidade, com o Bebé a Bordo.

A experiência das mulheres, no momento de engravidar, pode ser muito diferente e cada caso tem as suas especificidades.

Ainda que assim seja, para algumas mulheres, manifestam-se algumas dificuldades no processo, que podem relacionar-se com eventuais problemas de fertilidade, quer seus como do companheiro.

Antes de procurarem soluções como a fertilização in-vitro muitas mulheres tentam melhorar as suas chances aumentando a fertilidade com a nutrição, evitando os inimigos da fertilidade e até tentando métodos caseiros como o uso do copo menstrual para ajudar a engravidar.

Ainda nesta lista, inclui-se a busca por suplementos ou plantas que possam ajudar a melhorar a fertilidade. De facto, algumas plantas têm propriedades que, a par com uma vida saudável – que inclua uma boa rotina de sono, uma boa alimentação e exercício físico – podem, de facto, melhorar a capacidade de concepção.

Venha conhecer 5 plantas para o reforço da fertilidade.

1. Folha de framboesa vermelha

chá de folhas de framboesa na gestação é bem conhecido pelos seus benefícios mas, provavelmente, algo que não sabe é que o efeito benéfico que esta planta tem no útero e nas hormonas também pode contribuir para melhorar a fertilidade. (1)

Ajudando a tonificar a musculatura pélvica e uterina e agindo como reguladora hormonal, esta planta tem a capacidade de melhorar todo o sistema reprodutor feminino, ajudando a preparar o corpo para a gravidez e a torna-lo mais fértil.

2. Trevo vermelho

Rica em fitoestrógenos esta espécie botânica é outra das que pode ajudar a melhorar a fertilidade, contribuindo para melhorar a regulação hormonal do organismo. (2)

Esta planta também é recomendada em situações nas quais as mulheres são muito irregulares com os seus ciclos menstruais ou quando sofrem de obstruções nas trompas de Falópio, sendo estas duas situações que dificultam (ou impossibilitam) a gravidez.

3. Ginseng

As propriedades do ginseng são bem conhecidas e esta é uma planta que tem vindo a ganhar desataque com a introdução das técnicas da medicina oriental no mundo ocidental.

Promovendo ciclos mais regulares, o reforço da musculatura uterina e favorecendo a ovulação, esta é uma forte aliada de quem procura melhorar a fertilidade.

4. Urtiga

Também a urtiga é uma espécie botânica que pode ajudar a melhorar substancialmente a saúde do organismo, incluindo do sistema reprodutivo e urinário.

Além de fortalecer os músculos pélvicos e uterinos, esta planta ajuda na desintoxicação do corpo e melhora as possibilidades de quem tenta engravidar.

5. Alcaçuz

Para melhorar a fertilidade feminina ou masculina encontramos também o Alcaçuz, planta que conta com uma forte ação reparadora e desintoxicante, promovendo, entre outras coisas a desintoxicação do fígado. (3). 

Agindo como um regulador de hormonas, esta planta contribui para melhorar a fertilidade do casal e ajuda na preparação do corpo feminino para a gravidez, incluindo pela melhoria da qualidade no revestimento do assoalho do útero. 

Já conhecia estas 5 plantas que reforçam a fertilidade? Utilizou alguma delas com esta finalidade? Partilhe a experiência com as outras tentantes do Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo