Copo menstrual ajuda a engravidar?

 O copo menstrual foi uma inovação importante no que respeita à higiene íntima feminina durante a menstruação. Algumas mulheres estão, no entanto, a dar-lhe outro uso. Venha com o Bebé a Bordo descobrir se o copinho menstrual realmente pode ajudá-la a engravidar.

coletor menstrual não é exatamente uma novidade mas, desde a sua introdução no mercado, a aceitação feminina face a este método tem vindo a aumentar progressivamente.

Ainda que existam muitas dúvidas quanto ao uso do copinho menstrual, nomeadamente depois da gravidez, a verdade é que este método parece ser considerado um dos mais higiénicos, seguros e ambientalmente conscientes.

Ainda que o apoio às mulheres menstruadas seja o foco e o princípio deste tipo de produto, a verdade é que, mundialmente, a narrativa sobre ele está a expandir e começa a integrar novas formas de utilizar o coletor menstrual na vida feminina.

Uma das narrativas que tem vindo a ganhar destaque, nomeadamente por existirem mulheres a contar histórias de sucesso sobre o assunto, é a do uso do copo menstrual como promotor da fecundação.

Venha saber se o coletor menstrual pode, efetivamente, ter algum impacto neste momento e ajudar uma mulher a engravidar.

Copo menstrual ajuda a engravidar

Relação entre conceção e copo menstrual

O coletor menstrual está a ser utilizado por alguns casais como forma de melhorar as chances de gravidez e evitar os tratamentos de fertilidade, como a inseminação artificial.

Fundamentalmente, o que estes casais estão a fazer é a usar um de dois métodos. No primeiro, o esperma é depositado no copo menstrual pelo homem e seguidamente introduzido e, no segundo, o coletor é colocado imediatamente após o sexo. Em ambas as situações, a intenção será reter o esperma próximo da entrada do útero. (1)

Alguns especialistas acreditam que, associado ao muco cervical produzido pela ovulação, isto pode facilitar a chegada do esperma até ao óvulo, permitindo a fertilização.

Ainda assim, este método está longe de ser consensual e, apesar de existirem profissionais de saúde que apoiam a decisão, muitos outros preocupam-se com a propagação de informação sem suporte científico e garantem que o copinho menstrual não pode ser encarado como uma forma de curar a infertilidade. (2)

Engravidar com o copo menstrual: verdade ou mito?

As histórias de sucesso existem e podem ser encontradas com relativa facilidade. Ainda assim, a verdade é que, até ao momento presente, o método da inserção do copo menstrual para reter o esperma na região vaginal, junto à entrada do útero, carece de qualquer tipo de comprovação científica, não existindo quaisquer dados que garantam que este método possa funcionar.(3)

Sem que esteja comprovado, portanto, o método não deve substituir – ainda que opte por utilizá-lo – a procura de especialistas e tratamentos, caso esteja a sentir dificuldade em engravidar.

Alguma vez tinha ouvido falar do coletor menstrual como impulsionador da fecundação? Conte a sua história aos restantes leitores do Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo