Vomitar sangue na gravidez: devo ir ao médico?

 A gestante passa, muitas vezes, por uma época de severos enjoos durante a gravidez e isto é normal. No entanto, outros cenários possíveis poderão exigir uma visita ao médico. Saiba com o Bebé a Bordo o que fazer se vomitar sangue na gravidez.

A maioria das gestantes tem, principalmente durante os primeiros tempos da sua gestação, enjoos frequentes que resultam em vómitos na gravidez.

Sendo a hipemérese bastante comum, a maioria tenta simplesmente evitar enjoos na gravidez das formas mais conhecidas, incluindo pela integração dos alimentos para minorar os enjoos na gravidez na sua rotina alimentar.

Tratando-se de uma época especialmente importante na vida de uma mulher, a gestação não deixa, ainda assim, de ser uma fase onde os cuidados com a saúde são redobrados e a atenção a todos os sintomas é (e deve ser) intensa.

Algumas gestantes, durante esta fase da sua vida, afirmam que vomitaram sangue. Venha saber o que pode causar esta situação e o que deve fazer perante ela.

Vomitar sangue na gestação

Vomitar na gestação é bastante comum, sendo que até à 14ª semana de gestação, se estima que 90% das gestantes sofram de náuseas e vómitos. (1)

Durante este período e após este, no entanto, algumas mulheres afirmam que vomitam sangue, algo que não é um bom sinal em nenhuma fase na vida e que, em termos clínicos, se apelida de hematémese.

Principais razões para o sangue no vómito na gestação

Existem várias razões possíveis para a gestante encontrar sangue no vómito, sendo algumas mais preocupantes do que outras. Na lista seguinte, encontrará as razões mais comuns: (2)

  • Sangramento gengival;
  • Sangramento do nariz;
  • Irritações na boca ou na garganta;
  • Irritação no esófago;
  • Úlcera no estômago.

Como reagir perante o vómito com sangue?

A recomendação, independentemente da causa do vómito com sangue, é para que consulte de imediato o seu médico, para garantir que a causa do problema não é severa e evitar colocar em risco a sua saúde e a do feto. (3)

O tratamento adotado para resolver o problema dependerá fortemente do que está a causar a situação, sendo possível que, em alguns cenários, o médico sugira reajustes na sua dieta ou recomende medicação para aliviar as náuseas.

As condições mais severas, como problemas estomacais ou no esófago, poderão exigir uma resposta clínica mais intensa, tanto ao nível farmacológico como cirúrgico.

Vomitou sangue na sua gestação? Qual foi a resposta do seu médico a esta situação? Partilhe com as restantes mamãs do Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo