Chá de folhas de framboesa na gestação quais os benefícios? 

O chá de folhas de framboesa na gestação é muito aclamado. Com propriedades benéficas para a fertilidade e a gestação, este é dos chás mais recomendados nesta fase da vida. Mas sabe quais são os benefícios do chá de folhas de framboesa na gestação?

Venha conhecê-los com o Bebé a Bordo. 

As gestantes habituaram-se a questionar os chás. A verdade é que, usualmente feitas a partir de ervas, as infusões podem ser algo perigosas para o feto, agindo como estimulantes ou promovendo contrações que podem gerar o aborto espontâneo ou malformações no feto. 

Algumas ervas para infusão, como as utilizadas para o chá de arruda ou para o chá de boldo podem ser perigosas durante esta fase da vida. Outras, mais comuns, como é o caso do chá de tília oferecem, também, riscos desnecessários para a gestação. 

Desta forma, as questões colocadas em torno dos chás fazem todo o sentido, não bastando que e conheçam os benefícios destas infusões para a saúde. 

Embora alguns chás sejam perigosos, no entanto, outros poderão ser ingeridos pela gestante. A própria Associação Americana de Gravidez faz uma clara distinção entre os chás proibidos e aqueles que considera “chás de gestação”. 

Entre estes últimos, destaca-se, pelos seus benefícios para a mulher grávida, o chá de folhas de framboesa na gestação. 

Já conhece as razões para beber chá de folhas de framboesa? Está familiarizada com os benefícios do chá de folhas de framboesa na gestação? Então, este é o artigo certo para si. 

Chá de folhas de framboesa na gestação quais os benefícios? 

1. O que é o chá de folhas de framboesa?

O chá de folhas de framboesa é usualmente feito a partir das folhas secas da framboesa. Este é um chá com propriedades medicinais e que oferece diversos benefícios ao organismo humano. 

Bom para a pele e para a prevenção do envelhecimento precoce, este chá é ainda aclamado pela forma como melhora a fertilidade e o funcionamento do sistema digestivo. 

Historicamente relacionado com a gestação, este chá era utilizado por parteiras e usado como remédio natural para alguns dos tipos de desconforto mais comuns na gravidez, incluindo as náuseas. (1

Quais as propriedades do chá de folhas de framboesa?

As folhas do chá de framboesa são uma excelente fonte de vitaminas e minerais. Contendo as vitaminas A, C, E e K; estas folhas são ainda ricas em ferro, potássio, zinco, fósforo e cálcio. 

Entre as suas principais propriedades encontram-se a ação antioxidante, antibacteriana, anti-inflamatória e relaxante. 

2. Quais os benefícios do chá de folhas de framboesa na gestação?

Os benefícios do chá de folhas de framboesa na gestação são diversos, havendo várias ações deste chá que atuam no sentido de melhorar o bem-estar e a saúde das gestantes. Entre os principais benefícios do chá de folhas de framboesa na gestação, encontramos: 

2.1 Benefícios do chá de folhas de framboesa na gestação: Reduz o risco de parto prematuro

Um dos benefícios do chá de folhas de framboesa na gestação é a forma como ajuda a reduzir os riscos associados ao parto prematuro e ao parto pós-termo. 

Este chá contribuirá para evitar que o bebé nasça antes de termo, o que reduz o risco de malformações e problemas na Hora H

2.2 Diminui o tempo do trabalho de parto

O consumo do chá de folhas de framboesa na gestação ajudará também a reduzir os tempos do trabalho de parto, o que poderá ser benéfico, tanto para a mãe como para o bebé. 

Embora os estudos revelem uma relação entre um trabalho de parto mais rápido e o consumo deste chá, não existe indicação alguma de que este possa impactar negativamente no processo. 

2.3 Aporte nutritivo

O chá de folhas de framboesa na gestação será, também, uma boa forma de garantir que a futura mamã e o feto têm acesso a alguns dos nutrientes e vitaminas mais importantes na gestação

Este chá é muito rico em vitamina A, nas vitaminas do complexo B e ainda na vitamina C, E e K. Contém ainda ferro, o que pode ajudar a evitar a anemia gestacional; o magnésio, essencial para o fortalecimento uterino, o manganês e ajuda, também, a dar o aporte necessário de cálcio na gravidez. (2

2.4 Benefícios do chá de folhas de framboesa na gestação: Diminui o risco de intervenções no parto

O chá de folhas de framboesa na gestação pode ajudar a reduzir a necessidade de que se realizem intervenções no momento do parto. 

Estudos realizados – incluindo um que juntou uma amostra de 108 gestantes – mostrou evidência de que o consumo deste chá durante os meses da gravidez pode reduzir os riscos no momento do parto e minorar o número de intervenções. (3

A Associação Americana de Gravidez reforçou esta ideia, considerando benéfico para o parto natural o consumo de chá de folhas de framboesa. 

2.5 Previne a pré-eclâmpsia 

pré-eclâmpsia na gravidez surge, muitas vezes, devido aos problemas de hipertensão na gravidez e pode ser muito perigoso para a gestante, pondo em causa a sua saúde e podendo gerar problemas tão severos como o descolamento da placenta, convulsões ou mesmo a morte da mãe. 

A Associação Americana de Gravidez reforçou também o papel do consumo do chá de folhas de framboesa na gestação como fator na redução do risco de a gestante vir a sofrer deste tipo de complicação, sendo um dos benefícios do consumo de chá de folhas de framboesa na gestação a prevenção da pré-eclâmpsia. (4

2.6 Reduz o risco de hemorragias depois do parto

O risco de vir a sofrer de hemorragia no pós-parto é também menor mediante o consumo de chá de folhas de framboesa na gestação. 

Embora este benefício ainda se encontre em estudo e não esteja totalmente comprovado, a pesquisa em torno dos benefícios deste chá têm apontado para o seu papel na redução do risco deste tipo de hemorragia. 

2.7 Benefícios do chá de folhas de framboesa na gestação: Estimula a produção de leite materno

Também depois do nascimento do bebé, este chá pode apresentar benefícios para a lactante, ajudando-a a estimular a produção de leite materno. 

Esta propriedade do chá de folhas de framboesa na gestação prende-se com os elevados níveis de ferro e também com o facto de agir como um galactogogue, uma substância responsável pelo estímulo da lactação. (5

3. Mas será o chá de folhas de framboesa sempre recomendado na gestação? Há excepções?

Sim. Embora o chá de folhas de framboesa na gestação seja globalmente recomendado, este deve ser evitado por mulheres que: 

– Tenham hipertensão arterial; 
– Estejam a viver uma gravidez múltipla
– Tem planos de um parto por cesariana
– Estejam a tomar metformina ou antidepressivos. 

Bebeu chá de folhas de framboesa na gestação? Considera que este consumo foi benéfico para a sua gravidez? Conte a sua experiência pessoal aos restantes leitores do Bebé a Bordo. 

Poderá ter interesse também em:

Depilação íntima na gravidez, posso fazer?

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo