A grávida pode beber batidos nutricionais? E dietéticos?

As gestantes têm, usualmente, dúvidas sobre a alimentação. Sabe se a grávida pode beber batidos nutricionais? E dietéticos? Venha descobrir com o Bebé a Bordo.

Existem várias razões para beber batidos nutricionais e outras vastas razões para recorrer aos batidos dietéticos. As questões relacionadas com o potencial saudável e dietético – respetivamente – deste tipo de batidos está grandemente estudado e sabe-se que, em casos particulares, o consumo destas bebidas pode ser muito benéfico.

Ainda assim, na gestação, o cuidado com as comidas e bebidas ingeridas redobra. Ainda que sejam saudáveis, nem todos os ingredientes devem ser ingeridos durante a gravidez. Exemplo disso mesmo são as plantas medicinais perigosas na gestação e os respetivos chás.

Assim, é natural que, apesar de todas as caraterísticas dos batidos nutricionais e dietéticos, as gestantes questionem se podem (ou não) ingeri-los.

Fomos descobrir se as gestantes podem consumir batidos nutricionais e dietéticos. Se tem esta dúvida, encontrou o artigo ideal para a esclarecer.

grávida pode beber batidos nutricionais

A gestante pode beber batidos nutricionais?

A nutrição é absolutamente fundamental na gravidez e, sem dúvida, os batidos nutricionais podem ser adequados para a gestante. 
Estes batidos podem ajudar a fornecer nutrientes dos quais a gestante necessita, havendo opções bastante adequadas, sobre as quais pode (e deve) informar-se junto de especialistas de saúde.

Ainda assim, os batidos nutricionais, embora sejam uma boa fonte nutritiva, não devem jamais substituir uma alimentação equilibrada, sendo apenas um complemento para uma alimentação e um estilo de vida saudáveis. (1)

Existe alguma recomendação extra no consumo de batidos nutricionais?

Antes de se lançar no consumo de batidos nutricionais durante a gravidez é muito importante que garanta que está a escolher o melhor batido para esta fase da vida. É igualmente importante que consulte o seu médico sobre este consumo, antes de começar a beber qualquer tipo de batido nutricional.

A gestante pode beber batidos dietéticos?

Para começar, é necessário compreender que nem todos os batidos dietéticos são iguais. Alguns tratam-se de opções nutritivas e ricas em minerais e vitaminas, de efeito saciante. Outros, têm uma ação diurética e promovem a libertação dos líquidos corporais. Assim, nem todos os batidos dietéticos são recomendados às gestantes.

Embora, à partida, o seu consumo, enquanto snack ocasional, não seja prejudicial; estes batidos nunca devem ser bebidos com a intenção de perder peso durante a gravidez. (2)

Além disso, a gestante deve ter cuidado com os ingredientes que compõem estes batidos, garantindo que todos são seguros para si; tendo ainda o cuidado de se manter hidratada.

Estes batidos podem ser usados como substituto de refeições?

Embora alguns batidos nutricionais sejam realmente bons substitutos alimentares, fornecendo vários minerais e vitaminas importantes, a verdade é que nem todos são indicados para as gestantes.

Além disso, por mais ricos que sejam, estes batidos não conseguem replicar as caraterísticas de uma refeição saudável, desaconselhando-se que a gestante utilize este tipo de alimento em substituição das suas refeições diárias. (3)

Consumiu batidos nutricionais ou batidos dietéticos durante a sua gravidez? Falou com o médico sobre este consumo? Partilhe a sua experiência pessoal com as outras gestantes do Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo