10 frutas tropicais importantes na gravidez, quantas come?

Frutas tropicais importantes na gravidez, quantas come das dez

Durante a gravidez é importante que a alimentação da mamã seja equilibrada, rica e nutritiva. As frutas têm, evidentemente, um papel importante nesta equação. Mas sabia que existem, também, frutas tropicais importantes na gravidez?

Venha conhecê-las com o Bebé a Bordo.

Com a chegada das estações mais quentes e a introdução de novos alimentos deliciosos nas secções dos frescos, nos supermercados, surgem novos desejos e, claro, novas questões.

Nesta fase, a mulher quer garantir que consome as frutas essenciais na gravidez e, como tal, procura, entre as deliciosas opções que encontra, aquelas que constituem as frutas que a grávida deve comer no verão.

Um dos tipos de fruta que, pela sua frescura e sabor apela às gestantes é, por norma, a fruta tropical e, entre estas, as opções são variadas e belíssimas.

Perante os vários tipos de frutos tropicais, é natural que a mamã se questione quanto à sua proveniência e também quanto aos benefícios ou problemáticas associadas ao seu consumo durante os meses de gestação.

Sabendo quão importante é o consumo de fruta durante o período gestacional, o Bebé a Bordo debruçou-se sobre esta questão, para descobrir quais as frutas tropicais importantes na gravidez e por que razão são tão benéficas.

Acompanhe-nos para conhecer 10 frutas tropicais importantes na gravidez e as principais razões pelas quais deve integrá-las na sua rotina alimentar.

frutas tropicais importantes na gravidez

1. Frutas tropicais importantes na gravidez: Maracujá maracuja

Altamente aclamado pelos amantes da fruta e tendo ganho, em quase todas as línguas, o nome de “fruta da paixão”, o maracujá apresenta-se como um fruto rico em fibras e em potássio, com poucas calorias e imensamente saboroso.

O seu perfil de sabor permite que o integre em sobremesas ou pratos salgados, sendo ainda uma fruta fantástica para comer entre refeições.

Entre os benefícios do consumo do maracujá está a regulação do intestino, o que ajudará a prevenir situações como a obstipação ou as hemorróidas gestacionais.

2. Açaí açaí

Originária do Brasil, esta é uma fruta saborosa, que agrada particularmente aos amantes dos frutos vermelhos e do chocolate, sendo que o seu sabor remete para ambos.

Este fruto é aclamado pelas suas características antioxidantes, estando ainda repleto de ácidos gordos essenciais e ferro.

Possui a capacidade de redução dos níveis de colesterol na corrente sanguínea. A presença dos esteróis vegetais faz com que esta fruta tenha uma função cardio-protetora para as células, prevenindo  coágulos sanguíneos, ocasionando o relaxamento dos vasos sanguíneos e melhorando a circulação de um modo geral.

Algo calórica, esta é uma das frutas tropicais importantes na gravidez, já que funciona como uma fonte energética e tem, simultaneamente, um papel na prevenção da anemia gestacional e na melhoria do funcionamento global do organismo.

3. Manga Consumir manga durante a gravidez

Provenientes do sul da Ásia, as mangas são uma excelente opção para as gestantes, sendo uma das frutas tropicais importantes na gravidez.

Este fruto (manga) funciona como uma fonte fabulosa de vitamina C e de fibras, ajudando a reforçar o sistema imunitário e a melhorar o trânsito intestinal da futura mamã.

4. Ananás e Abacaxi gestante pode comer ananás

Não se tratando exatamente do mesmo fruto, mas tendo similaridades óbvias de forma, sabor e conteúdo nutricional, o ananás e o abacaxi apresentam-se como frutas tropicais importantes na gravidez.

Ricos em vitaminas e minerais, estes frutos irão ajudar a impulsionar o sistema imunitário, a prevenir a anemia e serão ainda fortes aliados no desenvolvimento ósseo e cardíaco do feto.

Igualmente ricos em fibras, estes frutos farão, também, a prevenção de situações como a prisão de ventre.

Por fim, destaca-se, nestes frutos, a presença do ácido fólico, nutriente essencial para o desenvolvimento neuronal do bebé.

5. Papaia

A papaia entra, também, para a lista das frutas tropicais importantes na gravidez. Doce e saborosa, esta fruta apresenta cerca de 118 calorias por unidade e é uma fonte inestimável de vitamina C, potássio e ácido fólico.

Este fruto ajuda na regulação orgânica, tendo um papel importante no sistema digestivo.

6. Goiaba

A goiaba é um dos frutos favoritos de muitas pessoas, devido à riqueza do seu sabor e à pluralidade dos seus usos.

Tratando-se de uma importante fonte de energia, esta é uma das frutas tropicais importantes na gravidez, na medida em que se apresenta inúmeros benefícios para a saúde pois é considerado um “super-alimento”. Contêm inúmeros minerais e vitaminas e quantidades consideráveis de fibras.

Esta fruta ajudará ainda na regulação da pressão arterial da mamã durante a gravidez e irá ajudar no desenvolvimento do sistema nervoso do feto.

7. Kiwi fruta kiwi

O kiwi é rico em vitaminas (A, C e E); em potássio, em magnésio, em fósforo e em ácido fólico, esta é, sem dúvida, uma das frutas tropicais importantes na gravidez.

Sendo igualmente ricos em fibras, os kiwis serão fortes aliados da gestante para evitar a obstipação e serão, também, uma forma de prevenir situações de resfriado, uma vez que ajudam no reforço do sistema imunitário.

Os kiwis ajudam ainda na fixação do ferro no organismo, o que ajuda na prevenção da anemia gestacional.

8. Melancia Mulher grávida com uma fatia de melancia na mão

A melancia é um fruto de verão que, por norma, agrada pela sua textura aquosa e pelo sabor adocicado. Esta fruta é rica em vitaminas, em magnésio e em potássio.

Durante a gestação, esta fruta ajuda a minorar os efeitos da indisposição e dos enjoos matinais, sendo ainda uma aliada na luta contra a retenção de líquidos e a azia.

9. Banana bananas descascadas para a grávida comer

Proveniente de climas tropicais, a verdade é que o consumo de bananas se tornou tão usual que, muitas vezes, esta é esquecida enquanto fruta tropical.

A banana, principalmente quando madura, é uma excelente fonte de vitaminas, entre as quais a vitamina B6, essencial para minorar os enjoos.

A banana é ainda uma boa fonte de fibras, de magnésio e de potássio. Estes últimos nutrientes fazem dela uma excelente opção para as gestantes que sofrem de cãibras.

10. Kumquat kumquat

Ainda que o seu consumo seja algo inusual na Europa, o kumquat é um citrino proveniente de destinos mais quentes e que será uma opção fantástica para a gestante.

A sua acidez faz com que se torne um aliado na luta contra aos enjoos; ao mesmo tempo que fornece vitamina C e E à gestante.

Estas são 10 frutas tropicais importantes na gravidez. Conhecia todas? Quantas destas consumiu durante a sua gravidez? Conte-nos mais sobre a sua experiência pessoal.

Algumas fontes: parentinghealthybabies  dicassobresaude  acairockspower  askwomenonline

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo