Consumir manga durante a gravidez: será que é seguro? Haverá algum risco? E quais os benefícios? Estas são algumas das perguntas que as futuras mamãs colocam sobre comer manga na gravidez.
Leia o artigo para encontrar todas as respostas.
A viagem da mulher grávida pelas estradas da aventura que é a maternidade, faz-se a par com a busca pelo conhecimento constante.
Ser mãe é, pois, também querer saber mais, seja sobre si e o seu corpo; sobre o desenvolvimento do bebé ou sobre as formas como os alimentos presentes no prato podem ajudá-la no processo de garantir a saúde e o bem-estar de ambos.
Na jornada da nutrição, a mamã descobrirá algumas frutas essenciais na gravidez e saberá, também, que existem algumas frutas que a grávida deve comer no verão, não só por serem frescas e saborosas, mas também pelos benefícios que lhes são inerentes.
Ainda assim, este conhecimento não aparecerá do nada. Vem, pois, do questionamento que todas as mamãs fazem sobre o que é permitido ou proibido durante esta fase mágica das suas vidas.
Uma das frutas que costuma levantar algum questionamento entre as gestantes é a manga.
Muitas mulheres conhecem mitos associados a comer manga na gestação e querem garantir, por maior que seja o desejo, que não é um erro consumir manga durante a gravidez.
Sabendo como este fruto é importante para a futura mamã, decidimos dedicar este artigo a um dos mais deliciosos frutos tropicais, para que saiba as razões pelas quais é bom consumir manga durante a gravidez.
1. O valor nutritivo da manga
A manga trata-se de um fruto tropical de caraterística rica e naturalmente doce, o que a torna, desde logo, uma fruta de eleição para muitas pessoas e um objeto de desejo para as mulheres grávidas.
Esta fruta tem cerca de 60 calorias por cada 100 gramas e é ainda rica em proteínas, ferro, vitaminas (A, B6, C), potássio, ácido fólico e fibras. Além destes, a manga contém ainda antioxidantes naturais.
Estes componentes fazem deste fruto, também, uma excelente fonte de energia, onde poderá encontrar um apoio para diversas condições adversas, como a prisão de ventre.
2. É seguro consumir manga durante a gravidez?
Existe, é verdade, uma grande dúvida sobre esta questão.
Maioritariamente, ela aparece devido aos mitos perpetuados ao longo dos anos, cuja validade é questionável e não está cientificamente comprovada.
Consumir manga durante a gravidez é, de facto, seguro e benéfico a vários níveis (considerando que não seja um consumo exagerado). Os benefícios nutricionais da manga são, claro, a primeira razão para investir no seu consumo.
Além disso, as vitaminas e minerais presentes nesta fruta não irão, apenas, ajudar a grávida se esta comer manga na gestação, impactando também no desenvolvimento do feto de forma muito positiva, nomeadamente pela presença do ácido fólico, tão importante para o desenvolvimento neuronal do bebé.
De salientar que este fruto deve ser consumido na sua época, quando existe a opção de consumo da fruta biológica, uma vez que existem algumas mangas produzidas com recurso a químicos que podem – esses sim – ser prejudiciais para a gestação.
3. Cuidados a ter ao consumir manga na gestação
Para começar, antes de consumir manga na gravidez, deve garantir que não existe nenhum problema físico – como uma alergia – que a impeça de o fazer. Para tal, o mais seguro é sempre consultar, antes de mais, o seu médico.
Se o médico liberar o consumo de mangas na gravidez, deverá evitar os produtos “artificiais”, escolhendo sempre as opções mais naturais e biológicas e, mesmo neste caso, evitando o consumo da pele e lavando sempre muito bem a fruta.
A moderação será, também, muito importante. Deve recordar-se de que até o melhor dos alimentos pode ser um inimigo quando consumido em excesso.
Sabia que podia consumir manga na gravidez? Comeu esta fruta durante a sua gestação? Conte-nos a sua história sobre esta temática.
Algumas fontes: momjunction babycenter beneficios-saude seligasaude
GIPHY App Key not set. Please check settings