in ,

10 frutas africanas ricas em nutrientes para a gestante, conhece todas?

Frutas africanas ricas em nutrientes

Frutas africanas ricas em nutrientes para a gestante

Entre as muitas frutas mundialmente conhecidas e aclamadas pela sua riqueza, não podem ser esquecidas aquelas que têm a sua origem em solo africano. As frutas africanas ricas em nutrientes podem ser uma excelente opção para as gestantes.

Venha conhecer algumas delas com o Bebé a Bordo.

Os africanos têm um provérbio que diz “Trate bem a Terra. Ela não lhe foi doada pelos seus pais. Ela foi-lhe emprestada por seus filhos.”.

Talvez por terem, nos seus corações e nas suas mentes, ideias que perpetuam a importância da natureza, aos africanos foi dada uma terra fértil e onde proliferam árvores de fruto e predominam as mais nutritivas opções frutíferas.

Durante a gestação, como sabe, a importância da nutrição é indescritível e, por isso mesmo, é importante que a gestante conheça as frutas essenciais na gravidez ou que explore as maravilhas das frutas tropicais.

Ainda assim, a verdade é que, por medo do desconhecido ou simplesmente por hábito, existem variantes dos produtos alimentares que acabamos por não provar ou por não integrar na nossa rotina alimentar.

Entre estas encontram-se frutas africanas ricas em nutrientes e que, certamente, ajudariam a variar e a melhorar os hábitos alimentares da mulher grávida.

Assim, hoje, decidimos viajar até ao calor das terras africanas para conhecer alguns dos frutos que, no continente europeu e americano, nem sempre são tão aclamados como deveriam.

Acompanhe-nos para conhecer o nosso top 10 das frutas africanas ricas em nutrientes para a gestante.

1. Frutas africanas ricas em nutrientes: Fruto do Karité karite

O karité será, provavelmente, um dos nomes que já ouviu. A manteiga de karité – que resulta de uma extração da noz do seu fruto, quando é seco – é aclamada, em países como Portugal ou o Brasil, pelos seus usos cosméticos.

O papel hidratante desta manteiga é conhecido por impulsionar a beleza da pele, das unhas e do cabelo.

Ainda assim, o fruto tem, em solo africano, usos culinários, sendo possível encontrar, neste continente, até óleo alimentar de karité.

A polpa deste fruto é comestível quando está fresca e, entre as suas propriedades, encontra-se a ação preventiva das dores reumáticas.

Uma das curiosidades deste fruto é que, culturalmente, ele pode apenas ser colhido por mulheres.

2.Fruta do Milagre fruta do milagre

Esta fruta, científicamente conhecida como Sideroxylon dulcificum é outra das frutas africanas ricas em nutrientes.

O seu sabor é adocicado, embora remeta para sabores como o ananás, a laranja ou o limão.

A fruta do milagre, proveniente da África Ocidental, destaca-se pela sua riqueza proteica, sendo ainda uma boa fonte das vitaminas C e K e tendo uma ação antioxidante natural.

Entre os seus benefícios encontra-se o papel anti-inflamatório e a prevenção de situações de hiperglicémia, sendo um aliado na luta contra a diabetes.

3. Loengo

Outra das frutas africanas ricas em nutrientes é o loengo. Fruto selvagem, este cresce nas matas de África e apresenta-se sob a forma de um fruto em tudo similar à nêspera.

De sabor ácido mas aprazível, este fruto tem vários usos culinários e pode também ser consumido na sua forma natural, sendo apreciado, na região, tanto por pessoas como pelos animais selvagens.

Uma das formas comuns do consumo do loengo é a compota e este é, também, um fruto tipicamente colhido pelas mulheres africanas.

4. Tamarindo tamarindo

Cresce, na África do Sul, outra das frutas africanas ricas em nutrientes. O tamarindo assemelha-se a uma vagem e tem vários benefícios para a saúde.

Com uma composição rica, este apresenta-se como fonte das vitaminas do complexo B, C e E; tendo ainda o cálcio, o fósforo, o magnésio, o potássio e fibras alimentares na sua composição.

Entre as suas ações principais destaca-se a ação anti-inflamatória, antiácida e laxante.

Assim, além de ajudar a prevenir e tratar situações como a prisão de ventre, as infeções, as febres e os sintomas de resfriado; este fruto é ainda eficaz na prevenção de doenças do foro cardiovascular.

A sua ação antioxidante ajuda ainda a acelerar o metabolismo e a equilibrá-lo

5. Sape Sape sape sape

As propriedades medicinais deste fruto são altamente aclamadas, nomeadamente no que se refere à ação anti-tumoral.

Este fruto verde, apresenta um sabor agradável e cresce em solo africano, numa árvore que chega a atingir os 15 metros de altura.

As folhas desta planta são também aclamadas pelo seu uso medicinal.

6. Carissa

Rica em vitamina C e em magnésio, a Carissa é outra das frutas africanas ricas em nutrientes. Localmente, este fruto é conhecido como grande-Num.

Fonte de vários nutrientes essenciais, a Carissa conta, entre os seus benefícios, com a promoção de uma melhoria metabólica global.

7. Pitanga pitanga fruta angolana

A fruta da pitangueira é outra das frutas africanas ricas em nutrientes.

Com um sabor adocicado e ácido e uma polpa suculenta, esta fruta é originária de Angola e destaca-se pela sua composição, rica em vitaminas e nutrientes essenciais.

8. Marula

Rica em vitamina C, em minerais como o ferro e em ácido ascórbico, esta fruta integra a lista das frutas africanas ricas em nutrientes. O seu consumo ajuda a impulsionar o metabolismo, ao mesmo tempo que tem uma ação preventiva da anemia gestacional e ajuda na fixação do cálcio no organismo humano.

Relativamente à gravidez este fruto tem uma história interessante. As árvores da Marula são dióicas, ou seja, existe a fêmea e a macho.

Por essa razão, existe a lenda na cultura africana de que, uma mulher no início da gravidez ao consumir uma infusão à base da casca da fruta de uma árvore macho, garante o nascimento de um menino.

E se consumir da árvore fêmea, uma menina. Entretanto, se o bebê possuir um sexo diferente do que o encomendado pelo chá, os africanos dizem que a criança nasce com poderes especiais.

9. Baobab baobab

A riqueza desta fruta africana é tanta que existe quem a considere um verdadeiro superalimento.

Este fruto é um antioxidante natural que contém cerca de 6 vezes mais vitamina C do que uma laranja e tem efeitos visíveis na redução dos índices de colesterol.

Além da vitamina C, esta fruta tem na sua composição várias vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, potássio e cálcio.

A sua ação ajuda a melhorar o sistema gastrointestinal e retarda o envelhecimento cutâneo.

10. Maboque

O Maboque, fruto do maboqueiro, é uma fruta proveniente das regiões tropicais africanas e que se destaca pela sua cor amarelada quando fica madura.

Este fruto contem vitaminas do complexo B e vitamina C, tendo um sabor levemente ácido e que remete para os citrinos.

Conhecia estas frutas africanas ricas em nutrientes? Costuma consumir alguma? Conte-nos a sua opinião sobre esta matéria.

Algumas fontes: remedio-caseiro  colecionandofrutas  nit  sitiodopicapauangolano  saludlimpia

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 5 / 5. Votos: 1

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Ana Sofia Calha

Ana Sofia Silva Calha nasceu em Leiria (Portugal) no ano 1980. Licenciada em Antropologia pela Universidade de Coimbra desde 2007 e Dietética pelo Politécnico de Leiria, sendo Nutricionista desde 2015.
Facebook - Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

One Comment

frutas tropicais importantes na gravidez

10 frutas tropicais importantes na gravidez, quantas come?

Introdução das frutas na alimentação do bebé

Introdução das frutas na alimentação do bebé até 1 ano, mês a mês