Dedos dormentes na gravidez: porque acontece?

As queixas sobre os dedos dormentes na gravidez são muito comuns. Mas, afinal, porque acontece esta sensação de formigueiro? Venha com o Bebé a Bordo saber porque acontece a dormência nos dedos na gravidez.

Existem vários tipos de desconforto comuns na gestação e, entre eles, existem vários que criam questionamento na gestante.

A incidência de problemas como a flatulência na gravidez ou a eructação, juntam-se a situações como enjoos ou retenção de líquidos e, de facto, fazem com que a gestante tenha muitas dúvidas.

O funcionamento do corpo da gestante altera-se com as mudanças hormonais e uma das queixas frequentes das mulheres grávidas é sobre a sensação de dormência nos dedos e nas mãos.

Fomos descobrir porque acontecem estes dedos dormentes na gravidez. Venha descobrir também com este novo artigo, feito especialmente a pensar em si.

Dedos dormentes na gravidez: porque acontece?

O que causa a dormência nos dedos e nas mãos?

Muitas pessoas associam a dormência nas mãos aos problemas de circulação mas, na verdade, este é, por norma, um problema nervoso, causado pela síndrome do túnel cárpico. (1)

A sensação de formigueiro – que pode ser simplesmente de dormência ou mesmo causar dor – é muito comum na gestante e pode afetar, não só os dedos, como também a mão, o pulso, os ombros e os braços. 

Esta sensação pode ser provocada pelo aumento da pressão no canal e subsequente pressão sobre o nervo, que pode alterar o funcionamento do mesmo e criar uma sensação de dormência nestas regiões corporais. (2)

É normal que a gestante sinta os dedos dormentes?

Sim! Na verdade, as pessoas mais afetadas pela síndrome do túnel cárpico são aquelas que têm trabalhos repetitivos e continuados e as gestantes. (3)

Usualmente a situação acaba por solucionar-se sem a necessidade de intervenção médica mas, em casos mais severos, o médico poderá recomendar a toma de algum anti-inflamatório e/ou repouso.

Porque acontece a dormência nos dedos na gravidez?

Existem algumas causas hormonais para a sensação de formigueiro nos dedos da gestante.

O aumento de uma hormona conhecida como relaxina contribui para o relaxamento das articulações e pode gerar pressão em determinados nervos, provocando a dormência.

Além disso, na gestação, a retenção de líquidos pode também aumentar esta pressão, devido ao inchaço.

A posição adotada por muitas gestantes, devido ao peso do bebé pode também corresponder a uma postura mais incorreta que contribui, igualmente, para a pressão nervosa e este tipo de situação. 

Sofreu de dormência nos dedos durante a sua gravidez? Como solucionou este problema? Conte às restantes grávidas do Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo