E se só uma das trompas for permeável, consigo engravidar?

A fertilidade depende de vários fatores e, por isso, não é estranho que as mulheres se questionem quando apenas uma das trompas é permeável. Será possível engravidar nesta situação? Descubra com o Bebé a Bordo.

Ter filhos é o sonho de muitas mulheres e, quando isto não acontece com rapidez, são muitas as questões que se colocam.

Algumas mulheres procuram soluções buscando as melhores posições para engravidar ou os alimentos a incluir na dieta para engravidar. Outras, estudam hipóteses de tratamentos de fertilidade ou mesmo de adoção.

As questões relativas ao seu próprio sistema reprodutor também fazem parte do processo e, para algumas mulheres com apenas uma trompa permeável, saber se a gravidez é possível é uma das grandes dúvidas.

Sabe se consegue engravidar se só uma das trompas for permeável? Venha descobrir com o Bebé a Bordo.

uma das trompas for permeável

O que significa a trompa ser permeável?

Muito se houve falar da permeabilidade das trompas e no seu impacto na fertilidade. Ainda assim, muitas pessoas não sabem, em concreto, de que se trata esta permeabilidade.

Fundamentalmente, as trompas de falópio da mulher podem ser permeáveis ou não permeáveis. As trompas permeáveis são as que se encontram abertas, permitindo a reprodução natural.

Por outro lado, algumas circunstâncias – incluindo algumas doenças, como a endometriose ou infeções diversas – podem levar ao fechamento das tubas, o que dificulta a gravidez pelos meios convencionais e sem recurso à fertilização in vitro. (1)

Como saber se as trompas são ou não permeáveis?

O funcionamento das trompas de falópio nunca pode ser totalmente garantido, já que não existem exames que o atestem. Ainda assim, um teste clínico – o HSG (histerossalpingografia) – permite que se saiba se as trompas são ou não permeáveis. (2)

Este exame é muitas vezes realizado em pessoas que procuram tratamentos de fertilidade, já que permite a escolha do procedimento que melhor se adequa a cada mulher.

É possível engravidar se só uma das trompas for permeável?

Sim! Quando uma das trompas não é permeável mas a outra é, torna-se possível engravidar, já que continua a ocorrer, numa delas o normal processo de ovulação.

Muitas mulheres com uma das trompas não permeável ou mesmo sem uma das trompas de falópio (o que pode acontecer após uma gravidez etópica ou quando existe uma cirurgia para remoção de um tumor) podem engravidar.

Se a sua ovulação continua a manifestar-se através da menstruação, os ovários estiverem funcionais e a trompa permeável estiver saudável, a gravidez torna-se, assim, possível. (3)

Caso, nestas circunstâncias, não esteja a conseguir engravidar, o melhor será pedir aconselhamento médico.

Tem apenas uma trompa permeável? Engravidou nestas circunstâncias? Conte a sua história às restantes leitoras do Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo