Flatulência na gravidez: será normal?

A flatulência na gravidez preocupa as gestantes. Sabe se é normal sentir mais flatulência na gravidez? Está na hora de descobrir, com o Bebé a Bordo.

São inúmeras as mudanças sofridas pelo corpo feminino na gestação e, no desejo de que tudo corra pelo melhor, as mulheres são as primeiras a perguntar-se sobre a normalidade de cada uma das suas alterações.

A nível alimentar, físico e emocional, são muitas as questões que se levantam, sendo que as mais comuns dizem respeito aos principais desconfortos na gravidez.

Tal como as gestantes se questionam sobre se a eructação na gravidez será normal, também a flatulência se torna um dos assuntos pesquisados e questionados pelas mulheres grávidas.

Hoje, fomos descobrir, por isso, se a flatulência na gravidez será normal. Venha saber mais sobre esta temática.

Flatulência na gravidez: será normal?

O que é a flatulência?

A flatulência é uma situação desconfortável, causada pela presença de gases no tubo digestivo e pela sua libertação ou expulsão pelo anus. (1)

Esta situação pode ser motivadas pela deglutição de ar, juntamente com os alimentos e é também provocado pela ação das bactérias intestinais.
Esta situação de libertação de gases pode ser motivada por outro tipo de situação, como a ansiedade ou a gravidez.

É natural sofrer de flatulência na gravidez?

Sim. Esta é uma situação muito comum, usualmente provocada pelas alterações hormonais da gestante e o aumento dos níveis de progesterona na corrente sanguínea. Esta promove o relaxamento muscular e é responsável por digestões mais morosas. (2)

Durante a gestação, o metabolismo da gestante acaba por desacelerar, o que motiva digestões mais lentas e um maior tempo de permanência dos alimentos no sistema digestivo. Isto motiva um aumento na produção de gases intestinais e, como tal, também uma maior expulsão dos mesmos.

A pressão do feto sobre os intestinos é também motivadora de uma maior falta de controlo sobre esta libertação de gases.

É possível controlar a flatulência na gravidez?

A flatulência é muito comum na gestação e, embora evitá-la não seja totalmente possível, pode ser melhor aplicar algumas dicas para ter um maior controlo sobre esta situação.

Durante a gestação pode, por exemplo, procurar evitar os alimentos que causam flatulência, apostando principalmente nos alimentos para combater a flatulência, sempre com o cuidado de garantir que não ingere nenhum elemento potencialmente perigoso para si ou para o feto. (3)

Evite o consumo de bebidas com gás, de produtos artificialmente adoçados e de pastilhas elásticas.

Por fim, tente ainda manter-se ativa. A prática de atividade física pode melhorar o seu metabolismo, promovendo digestões mais céleres e reduzindo a flatulência.

Sofreu de flatulência na gravidez? Como lidou com esta incómoda situação? Partilhe a sua experiência com as restantes gestantes do Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo