Cremes que as grávidas não podem usar, usa algum?

Cremes que as grávidas não podem usar, usa algum

Uma das grandes dúvidas das gestantes diz respeito ao uso de cosméticos durante a gravidez. Saber quais os produtos seguros e quais devem ser evitados é fundamental para garantir uma gravidez saudável e o bom desenvolvimento do bebé. Sabe quais são os cremes que as grávidas não podem usar?

Venha descobrir com o Bebé a Bordo.

Os cuidados de pele e corpo são parte da rotina de muitas mulheres e, por isso mesmo, acabam por ser seguido, de forma ritualista, quase todos os dias.

Por norma, os cuidados com a pele e com o corpo implicam o uso de cremes e, globalmente, não existe um grande questionamento quanto aos mesmos, sendo apenas importante, para a maioria das mulheres, que os cremes usados sejam de qualidade, que se adequem ao seu tipo de pele e, claro, que ofereçam resultados.

Ainda assim, quando a temática é o uso desses mesmos cremes na gravidez, surgem novas questões e novos medos.

As gestantes dão por si a fazer inúmeras questões:

Será que a grávida pode usar creme para a celulite?

E cremes autobronzeadores?

A grávida pode utilizar um creme de rosto anti-rugas?


Estas e outras questões são colocadas, por medo de que o uso dos cosméticos habituais possa, de alguma forma, ter um impacto negativo na gestação.

Realmente, gostaríamos muito de descansar as mamãs e de lhes dizer que não há qualquer problema no uso de cosméticos.

Ainda assim, não seria verdade! A verdade é que a pele, ao absorver os componentes dos cremes, pode retirar deles benefícios… mas também desvantagens.

Então, para que não se corram riscos desnecessários quando se usam cosméticos de corpo e rosto é preciso questionar quais os cremes que as grávidas não podem usar.

Olhando para esta questão, entrámos no mundo da cosmética para sabermos quais os produtos seguros e quais os que contêm componentes perigosos.

Hoje, trazemos até si a lista de cremes que as grávidas não podem usar e as principais razões para que assim seja.

Se quiser saber quais os cremes que as grávidas não podem usar, este artigo é mesmo para si!

Cremes que as grávidas não podem usar

1. Cosmética e gravidez

Em tempos, o uso de cosméticos durante a gravidez foi considerado seguro, uma vez que se considerava que os produtos aplicados sobre esta eram meramente tópicos, não existindo uma maior absorção dos seus componentes.

Ainda assim, vários estudos levaram à descoberta de que, efetivamente, a pele permite a absorção de alguns dos seus componentes ativos e, por isso mesmo, é importante que se saiba quais são os produtos seguros e quais os que devem ser evitados durante a gestação.


O facto de ter de existir, por parte da mulher grávida, um maior cuidado no que respeita à escolha de produtos, no entanto, não significa que cosmética e gravidez sejam incompatíveis.

Na verdade, existem muitos produtos perfeitamente seguros e que terão, até, muitos benefícios nesta fase da vida da mulher.

A procura pelo conhecimento sobre os cremes que as grávidas não podem usar será suficiente para garantir que a futura mamã pode manter os seus cuidados de corpo e rosto (ou eventualmente criar novos cuidados deste tipo) sem que exista qualquer risco para a gestação.

De salientar que, durante o primeiro trimestre, o cuidado com os produtos cosméticos utilizados se torna ainda mais importante, sendo este um momento crucial para o desenvolvimento do feto.

Assim, em caso de ter alguma questão sobre um produto em particular, será mais seguro falar com o seu médico sobre a sua utilização durante a gravidez.

O que é cold cream

2. Cremes que as grávidas não podem usar

A permeabilidade da pele faz com que alguns componentes possam exercer efeitos nocivos sobre a gravidez, ao entrarem na corrente sanguínea da mamã e chegarem até ao bebé.

Embora alguns dos componentes dos cremes sejam perfeitamente seguros, outros, pelos efeitos conhecidos ou pela falta de informação sobre eles, são considerados perigosos e, por isso mesmo, os cremes que os contêm devem ser evitados durante a gestação.

Alguns dos ingredientes que podem ser nocivos na gestação são os retinóis, os alfa hidroxiácidos, os beta hidroxiácidos, a hidroquinona, a centella asiátiva, os parabenos, o ácido kójico, o octocrileno e o ácido hialurónico.

Assim, entre os cremes que as grávidas não podem usar, costumam constar os que contêm este tipo de ingrediente, sendo muito importante a leitura dos rótulos dos produtos e a identificação deste tipo de ingrediente.

Além dos cremes que têm, na sua composição, estes ingredientes estão os despigmentantes que contenham coticóides, os adelgaçantes e cremes redutores, os esfoliantes e cremes anti-rugas com retinol e pró-retinol.

Existem ainda cremes de banho que, pela sua composição, são também desaconselhados na gravidez.

O uso de cremes com perfume forte ou aroma intenso junta-se a esta lista, sendo desaconselhado durante a gestação por conterem flalatos, um produto químico cujos efeitos não estão, ainda suficientemente estudados.

Este é o caso, também, dos sprays e cremes autobronzeadores, uma vez que não se sabe concretamente quais os riscos associados ao seu uso.

A utilização de cremes que contenham alergénios deve, também, ser parada durante a gestação, por uma questão de segurança.

Vale a pena recordar que, ainda que anteriormente à gravidez a mulher não fosse alérgica ao produto, existe o risco de que, nesta fase da sua vida, se dê uma reação alérgica.

Por fim, existem alguns cremes de tratamento para a acne que são prejudiciais para a gestação.

Neste caso, para evitar complicações como eventuais malformações do feto, é importante que fale com o médico no sentido de encontrar uma solução segura para este problema cutâneo.

3. Algumas dicas

Tal como já referimos, é de extrema importância que a escolha dos produtos usados na gestação seja feita de forma consciente e informada.

Ainda assim, a verdade é que os cremes podem ser usados e são, até, importantes para a gestante.

Então, recomendamos que procure um creme hidratante seguro, para manter a sua pele saudável e prevenir situações como as estrias; que recorra a protetores solares de barreira para prevenir o melasma, tão comum na gestação e responsável pelas manchas na pele e que continue a promover as rotinas que a fazem sentir bem consigo e com o seu corpo.

Afinal, ser mamã também é sentir-se bem na sua pele.

Sabia quais os cremes que as grávidas não podem usar? Usa ou usou algum? Falou com o seu médico sobre esta questão? Conte-nos a sua opinião sobre esta temática.

Algumas fontes: parentinghealthybabies  fitpregnancy  momjunction  dicasdemulher  theskingame lifestyle.sapo

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo