Como funciona o cheque dentista na gravidez em Portugal

O cheque dentista na gravidez é um dos benefícios aos quais as gestantes portuguesas têm acesso. Já conhece este programa? Sabe como funciona o cheque dentista na gravidez em Portugal? Venha conhecer as respostas a todas as suas perguntas sobre o cheque dentista na gravidez com o Bebé a Bordo.

Entre os desconfortos comuns na gestação encontram-se as dores de dentes na gravidez. Na verdade, os dentes e os seus tratamentos levantam questões pertinentes e prementes entre as futuras mamãs, que não sabem exatamente quais os perigos inerentes às visitas ao dentista ou como gerir situações específicas no que diz respeito a tratamentos e à higiene oral na gravidez.

Outras questões, como se podem colocar aparelho ortodôntico na gravidez são igualmente levantadas durante esta fase na vida, onde todo o cuidado é pouco e a prevenção de problemas está em primeiro plano.

Ainda assim, sabendo como é importante a inclusão dos tratamentos dentários nesta fase da vida da mulher, as próprias normativas de saúde, em Portugal, estimulam a procura dos cuidados orais por parte da gestante.

Os cheques dentista na gravidez são um dos direitos durante a gestação. Sabe como funcionam estes cheques? Sabe se é beneficiária? Venha conhecer as respostas às suas questões sobre o cheque dentista na gravidez.

1. O que são os cheques dentista na gravidez?

Os cheques dentista apresentam-se como os guias que permitem à mulher grávida o acesso a variados tratamentos da área da medicina dentária e ortodontia, para que seja feita a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de um conjunto de situações relacionadas com a saúde oral.

Estes cheques estão integrados no Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral e têm como objetivo a redução dos casos de problemas de saúde oral mediante a avaliação e tratamento das mesmas.

2. Quem pode beneficiar do cheque dentista na gravidez?

Este projeto de saúde foi pensado para as gestantes. Ainda assim, estes cheques dentistas serão apenas atribuídos às grávidas que são seguidas nas consultas pré-natais do Serviço Nacional de Saúde.

E como se pode aceder a este benefício?

As gestantes que são acompanhadas pelo Serviço Nacional de Saúde terão acesso aos cheques dentista caso sejam referenciados, pelo médico de família, mediante uma análise clínica que corresponde a critérios próprios, para as consultas de saúde oral. Assim, o próprio médico analisará a necessidade da gestante recorrer ao dentista e irá disponibilizar o cheque dentista.

Se este cheque não for entregue na consulta, poderá ainda ser enviado por correio ou levantado no referente Centro de Saúde.

Este benefício prevê a escolha do médico?

O médico a escolher com o cheque dentista na gravidez dependerá de apenas um critério: este deverá constar na lista de aderentes. A gestante poderá consultar esta lista no próprio centro de saúde ou mediante uma consulta ao site do Serviço Nacional de Saúde. Dentro das opções apresentadas, poderá escolher o médico que preferir, sempre considerando que, após fazer a sua escolha, não poderá mudar de médico dentista durante o período gestacional.

Quantos cheques dentista na gravidez são cedidos a cada mulher?

O número máximo de cheques dentista fornecidos à gestante será de três, sendo que estes caducarão 60 dias após o parto (ou a data prevista para o mesmo). O número de cheques dentista na gravidez depende, no fundo, do plano estabelecido pelo dentista com base nas necessidades de cada mulher, sem nunca exceder os três.

3. Os cheques dentista englobam todos os tratamentos dentários?

Não. Muito focado na prevenção, no diagnóstico e no tratamento; este tipo de cheque dentista engloba apenas os tratamentos preventivos, as restaurações dentárias, as destartarizações, as extrações dentárias, alisamentos radiculares e eventuais desvitalizações.

Dentro dos referidos tratamentos, no entanto, serão apenas realizados aqueles que o dentista considerar necessários para a gestante.

Dentro do leque de tratamentos referido e mediante a análise do médico, estes tratamentos passarão, com o cheque dentista na gravidez, a ser totalmente gratuitos para a gestante.

Vale ainda a pena salientar que estes cheques não podem pagar nem parcialmente tratamentos que não se englobem no plano, devendo destinar-se sempre a pagar a totalidade dos tratamentos que se enquadram dentro dos trâmites previstos.

4. Que outras normativas devem ser consideradas?

Ao fazer uso do cheque dentista, deve sempre assinar os mesmos para confirmar, desta forma, que os tratamentos foram realizados.

Além disso, deve considerar que os cheques dentista na gravidez podem ser cancelados se a paciente faltar a duas consultas sem avisar previamente, se o seu prazo for ultrapassado ou se a gestante assim o desejar.

Usufruiu do cheque dentista na gravidez? Como avaliaria esta experiência? Conte como foi, para si, gozar do cheque dentista e ajude outras mamãs do Bebé a Bordo a compreender este processo.

Algumas fontes: clinicacg sns.gov sns.gov omd sns.gov

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo