Bico de silicone para amamentação, prejudica o bebé?

Bico de silicone para amamentação, é prejudicial para o bebé?

Amamentar nem sempre é simples. Por vezes, as mamãs veem-se numa situação na qual as dores nos seus mamilos se tornam difíceis de suportar. O bico de silicone para amamentação foi criado para estas mulheres. Conhece este produto? Sabe quais as suas vantagens e desvantagens?

Está na hora de descobrir com o Bebé a Bordo.

A amamentação é uma das mais belas conexões entre a mamã e o seu bebé.

Ainda assim, é necessário considerar que, a par com a beleza da partilha de um momento tão especial, existem alguns fatores menos positivos que nem sempre facilitam a tarefa das mamãs.

Quando o bebé não faz uma pega correta do seio, apesar de os tubérculos de Montgomery promoverem a hidratação do mamilo, tal poderá não ser suficiente para evitar situações de dor e desconforto, como os mamilos gretados.

Muitas mamãs dão por si, perante este tipo de dor, à procura de soluções que lhes permitam dar de mamar aos seus bebés sem passarem pelo sofrimento provocado por este ato.

Algumas, tentam melhorar a forma como o bebé pega no seu seio através do recurso a uma almofada de amamentação, conseguindo, desta forma, solucionar o problema. Outras, sentem necessidade de recorrer ao bico de silicone para amamentação.

Hoje, é para os bicos de silicone para amamentação que olharemos, tentando compreender quais as vantagens e desvantagens do uso deste tipo de protetor. Se quer esclarecer as suas dúvidas quanto a este produto, este artigo é mesmo para si.

1. O que é o bico de silicone para amamentação?

O bico de silicone para amamentação trata-se de um protetor de mamilo que pode ser usado no momento da amamentação.

Este produto tem variados formatos e texturas e é usado, fundamentalmente, por mulheres que sentem dor ao dar de mamar aos seus filhos, por terem os bicos dos seios doridos.

2. Para que serve o bico de silicone?

protetores de seios de amamentação

O bico de silicone para amamentação serve para amenizar as dores causadas à mamã pela pega incorreta do seio por parte do bebé.

Assim, a mamã conseguirá continuar a amamentar a criança, apesar de ter os mamilos gretados, evitando o agravamento das dores nos mamilos.

3. Quais as desvantagens de amamentar com bico de silicone?

Por norma, os especialistas recomendam que se utilize o bico de silicone apenas em último caso, já que o seu uso apresenta algumas desvantagens. Entre estas encontram-se:

– Criação de hábito no bebé, que poderá recusar a mamada sem o mesmo;
– Ausência de estimulação do mamilo materno pela língua do bebé e eventual redução no fluxo de leite;
– Acautelamento dos sintomas dos mamilos rachados sem tratamento efetivo dos mesmos;
– Solução apenas temporária e que não promove a pega correta do seio materno pelo bebé;
– Necessidade de esterilização do bico de silicone a cada mamada.

Amamentar com bico de silicone prejudica o bebé?

O bico de silicone poderá ser prejudicial para o bebé na medida em que a criação de uma habituação ao mesmo pode fazer com que a criança recuse o peito quando o mesmo não é utilizado.

Desta forma, na ausência do protetor, o bebé poderá recusar o peito materno. Da mesma forma, a eventual redução no fluxo lácteo pode fazer com que o bebé não se alimente tão bem. Ambas as situações podem gerar uma perda de peso na criança ou a sua alimentação insuficiente.

Será que bico de silicone dá cólicas ao bebé?

Embora sejam relatados casos nos quais as cólicas do bebé foram agravadas pelo uso do bico de silicone, é improvável que tal aconteça.

O aumento das cólicas estaria relacionado com uma maior ingestão de ar durante a mamada, devido à acumulação do mesmo entre o bico de silicone e o peito da mãe.

Ainda assim, esta quantidade de ar é, por norma, insuficiente para causar cólicas na criança.

Será que amamentar com bico de silicone diminui o leite?

Sim! Os bicos de silicone podem, de facto, promover a redução no fluxo de leite materno, na medida em que o peito da mamã é menos estimulado.

Esta situação é nociva para o bebé, que se alimentará menos e também para a mamã, uma vez que, não removendo o leite com eficácia, esta poderá sofrer de mastites.

4. Quais as vantagens dos bicos de silicone para amamentação?

Apesar dos seus inconvenientes, o uso de bicos de silicone pode ser uma grande ajuda em determinadas situações e tem, também, algumas vantagens. São elas:

– Minorar a dor no momento de amamentar para as mamãs que não conseguem promover a pega correta do seio pelo bebé;
– Apoio à amamentação para mulheres com mamilos planos ou invertidos;
– Redução do risco de feridas causadas pela sucção nos mamilos.

5. Quem deve usar os bicos de silicone?

Como referimos, os bicos de silicone devem ser usados como um último recurso. Ainda assim, estes são adequados em situações em que as mães sintam o bico do seio doendo no momento da amamentação e não consigam fazer com que o bebé pegue bem no seu mamilo durante a amamentação.

O bico dos seios doloridos pode gerar fissuras e dores às mamãs, que serão amenizadas com o recurso ao protetor de silicone.

Além disto, algumas mulheres com os mamilos invertidos ou o seio plano não conseguem amamentar os seus bebés sem recorrer a esta ferramenta, situação na qual ela se torna ainda mais útil, na medida em que permite que o bebé aceda ao leite materno em vez da fórmula.

6. Quais os tipos de bico de silicone que existem? Quais os melhores?

Existem vários modelos de bico de silicone, sendo que, além de terem diversas espessuras e formatos, estes podem ainda ser descartáveis ou não.

As melhores opções, segundo as mamãs que recorrem a este método são aquelas que permitem o contacto do narizinho do bebé com o seio materno, que são mais finos e suaves. Recomenda-se ainda a escolha de bicos de amamentação transparentes.

7. Que cuidados ter ao usar o bico de silicone para amamentação?

Ao usar o bico de silicone para amamentação, é importante que faça um acompanhamento do ganho de peso do seu bebé, que garanta que o bebé está a conseguir fazer a sucção e que está efetivamente a ingerir o leite.

É ainda importante que observe se o seu seio está mais vazio e macio depois da mamada e que remova o leite que fique parado nos seios, para evitar que este empedre e cause mastite.

Recorreu ao bico de silicone para amamentação? Quais foram os seus medos e dúvidas na utilização deste produto? Partilhe a sua experiência com as restantes mamãs do Bebé a Bordo.

Poderá ser interessante também:

Almofada de amamentação ajuda a amamentar? Útil ou moda?

Algumas fontes: breastfeeding  medelabreastfeedingus  breastfeedingusa  conselhosdemae  bebemamae
portalbebes

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo