Almofada de amamentação ajuda a amamentar? Útil ou moda?

Almofada de amamentação ajuda a amamentar

No momento de amamentar o bebé, as dúvidas são frequentes. Embora a mamã deseje o melhor para o seu bebé, a verdade é que algumas sugestões sobre a amamentação parecem não passar de uma moda.

Uma das perguntas frequentes, por isso mesmo, é se a almofada de amamentação ajuda a amamentar ou se, na verdade, é apenas mais uma moda dos nossos tempos.

Venha com o Bebé a Bordo descobrir se a almofada de amamentação ajuda a amamentar.

Quando o bebé nasce, as perguntas sobre a gestação terminam mas surgem outras, sobre as mais diversas temáticas.

A maternidade é, de facto, uma caixinha de surpresas onde cada passo e cada momento é uma novidade.

No que diz respeito às dúvidas sobre a amamentação, a verdade é que estas são inúmeras, justificadas e que nem sempre as respostas mais corretas para uma mamã são as melhores para outra.

No que diz respeito à busca pelas melhores posições para amamentar ou quando quer saber quais as razões pelas quais o bebé não pega no seu peito, existe sempre um espaço que se prende com a sua preferência e a do seu bebé, e também com o que é mais confortável para ambos.

Assim, é comum que a sugestão de uma mamã não resulte para outra.

Uma ideia muito disseminada recentemente é a de que a almofada de amamentação ajuda a amamentar.


Algumas mamãs reforçam esta ideia, afirmando que a ação da almofada foi essencial neste processo.

Outras, têm dúvidas de que esta seja mais do que uma moda, promovida pelo mercado, para as fazer gastar mais dinheiro desnecessariamente.

Assim, torna-se muito importante olhar para esta questão e tentar compreender se efetivamente a almofada de amamentação ajuda a amamentar.

Se tem esta dúvida, não deixe de ler o artigo para descobrir se a almofada de amamentação ajuda a amamentar ou se é apenas uma nova moda.

1. O que é uma almofada de amamentação Almofada de amamentação ajuda a amamentar

As almofadas de amamentação são almofadas em forma de U, que se assemelham grandemente às almofadas usadas para o pescoço.

A intenção deste tipo de almofada é garantir o conforto da mamã e do bebé, ajudando a encontrar uma posição confortável para ambos e servindo, também, para facilitar o apoio da cabeça da criança.

Estas almofadas são, por norma, aclamadas por quem as adquire, não só porque a almofada de amamentação ajuda a amamentar mas principalmente pela forma como minora as dores e cãibras nos braços das mamãs.

A forma como a almofada de amamentação ajuda a amamentar fez, inclusivamente, com que a Organização Mundial de Saúde recomendasse o seu uso.

Entre os benefícios desta almofada, encontra-se o facto de ser, com esta, mais simples encontrar uma posição correta para amamentar, garantindo que o bebé se mantém mais próximo da mamã e mama de forma mais tranquila, provocando menos dores na mamã.

Esta almofada está ainda associada à recuperação da cesariana, uma vez que ajuda a proteger o local da incisão durante o momento de dar peito ao bebé.


Os refluxos e cólicas dos bebés podem também ser minorados mediante o uso deste tipo de produto, uma vez que esta pode ajudar a suportar a criança, evitando assim alguns dos mais recorrentes problemas gastrointestinais.

Claro que, como todos os produtos, nem todas as mamãs se adaptarão a este tipo de almofada e, para algumas mulheres, esta não parece oferecer muitos benefícios.

Algumas pessoas consideram contraproducente o uso desta almofada por considerarem que o bebé tem mais dificuldade em mamar com ela, havendo a tendência para que os mamilos se firam mais nesta tentativa.

Esta situação acontece, em alguns casos, pelo uso incorreto da almofada ou porque o seu tamanho padrão não é compatível com o peso da mamã.

Vale ainda a pena salientar que a escolha de uma boa almofada de amamentação, adaptada às necessidades da mamã, é essencial para garantir o conforto da lactante.

2. A almofada de amamentação ajuda a amamentar? Quais as melhores posições para amamentar o bebé

A decisão de amamentar o bebé é uma das melhores decisões que as mamãs podem tomar para cuidar dos seus filhos.

Ainda assim, como sabemos, a amamentação está longe de ser apenas o seu lado mais belo e romântico.

Se é verdade que este é um vínculo maravilhoso entre a mamã e a criança, recheado de amor e de carinho; é igualmente verdade que existem momentos difíceis, nos quais o bebé não quererá pegar o peito, nos quais terá dificuldade em encontrar a melhor posição para dar de mamar e nos quais sentirá os mamilos doridos ou mesmo gretados.

Não é tudo simples quando a temática é a amamentação e, por isso mesmo, surgem cada vez mais produtos que afirmam querer ajudar as mamãs a passar por este momento da forma mais confortável possível.

A ideia de que a almofada de amamentação ajuda a amamentar nasce daqui. Mas, para que esta efetivamente seja uma ajuda, é necessário que escolha uma almofada adaptada a si e que a use da melhor forma.

Para que a almofada de amamentação a ajude a amamentar, deverá sentar-se e adotar uma posição confortável para si e para o bebé.

A almofada pode ser colocada no braço, de lado ou no colo, mediante a forma como prefira pegar no seu bebé.

Seguidamente, será a hora de acomodar o bebé na almofada, garantindo o seu apoio e suporte, ao mesmo tempo que promove uma posição confortável para o bebé pegar no seu seio.

Quando usada da forma correta, segundo a maioria das mamãs, a almofada de amamentação ajuda a amamentar, não se tratando apenas de uma moda.

3. A escolha da almofada almofada de amamentar dr browns

A escolha da almofada de amamentação não se prende, de todo, apenas com a parte visual.

Este é um produto que usará durante todo o tempo de aleitamento do bebé e, por isso mesmo, é importante que funcione para si e para o bebé.

Assim, alguns fatores a ter em consideração no momento da escolha são o formato e o tamanho da almofada.

Estes devem ser adaptados à sua forma de corpo e também ao seu gosto pessoal, havendo formatos ligeiramente diferentes mediante a sua forma de amamentar o bebé.

Lembre-se ainda de que o tecido escolhido é importante, sendo recomendado que opte pelas variantes de algodão.

Procure escolher uma almofada de amamentação que não seja demasiado espessa, uma vez que esta elevação poderá tornar-se desconfortável para si. A almofada deverá, ainda, ser lavável e fácil de higienizar.

Algumas das opções presentes no mercado atual são ajustáveis à mamã e ao bebé, permitindo uma posição inclinada, que promove a redução do refluxo.

Existem ainda opções resistentes a derrames e também anti-alérgicas e anti-microbianas.

Se desejar, pode adaptar algumas capas coloridas a esta almofada, tornando mais simples a sua limpeza e melhorando o seu aspeto.

Usa uma almofada de amamentação? Considera que a almofada de amamentação ajuda a amamentar? Queremos saber a sua opinião pessoal.

Algumas fontes: breastfeedingusa  community.babycenter  momjunction  thepumpingmommy  wikihow
e-konomista

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo