Bombinha de tirar leite manual ou elétrica, comprar ou alugar?

Bombinha de tirar leite manual ou elétrica, comprar ou alugar

A amamentação é muito importante para o bebé e, como sabemos, o leite materno traz vários benefícios a médio e longo prazo para a criança. Muitas mamãs que amamentam, no entanto, sentem, pelos mais diversos motivos, necessidade de recorrer a uma bombinha de tirar leite manual ou elétrica. Sabe qual a diferença? E sabe quais as situações em que deve usar este extrator?

Venha saber mais com o Bebé a Bordo.

O leite materno é extraordinariamente benéfico para a criança e a amamentação é um verdadeiro momento mágico, de partilha e intensidade, entre a mamã e o bebé.

Entre algumas dificuldades – que são absolutamente normais – como saber qual a melhor posição para amamentar ou quais os benefícios da almofada de amamentação; e passando pelas maravilhas da partilha e intimidade do momento, muitas mamãs vão descobrindo os mais fortes laços afetivos no momento de alimentar os seus filhos.

Outras questões, no entanto, parecem surgir quando a mulher pensa no retorno à vida profissional.

Por momentos, amamentar e trabalhar podem parecer tarefas incompatíveis.

Nesta fase, uma pergunta muito frequente diz respeito à bombinha de tirar leite manual e elétrica e também às melhores formas de fazer o armazenamento do leite retirado.

As mamãs que retornam ao trabalho, no entanto, não são as únicas que podem encontrar benefícios no recurso à bombinha de tirar leite manual ou elétrica.

A extração do leite materno é importante em diversas situações e, por isso mesmo, como é usual, levanta um conjunto alargado e diverso de questões.

É a estas questões que, hoje, nos propomos responder.

Sabe quais as diferenças entre a bombinha de tirar leite manual ou elétrica? E sabe se deve comprar ou alugar este extrator de leite materno? Conhece os seus benefícios? Está na hora de saber todas as respostas com este artigo.

1. O que é a bombinha de tirar leite? bomba tira leite manual

A bombinha de tirar leite trata-se de um extrator de leite materno que permite, através de um processo de estimulação e sucção, retirar o leite materno.

Estes extratores existem, atualmente, em vários formatos no mercado, destacando-se a bombinha de tirar leite manual e a bombinha de tirar leite elétrica.

Este produto é usado pelas mamãs para esvaziarem o peito, para continuarem a fornecer leite materno ao bebé quando retornam ao trabalho ou simplesmente para estimular a produção láctea.

Quais as vantagens da máquina de tirar leite materno?

O recurso à máquina de tirar leite materno tem várias vantagens. Em primeiro lugar, a sucção promovida por estes extratores fará com que as mamãs com pouco leite tenham uma maior produção do mesmo, estimulando o peito.

As mulheres que tenham uma produção excessiva de leite, no entanto, terão igualmente vantagens no uso deste produto, na medida em que a extração permite que o peito fique mais macio, o que facilitará a pega do peito pelo bebé e irá minorar a sensação de dor para a mamã.

Outra vantagem da máquina de tirar leite materno é o facto de evitar que o leite que fica no peito fique empedrado, criando o nódulo que muitas mamãs sentem junto ao ducto e que provoca uma sensação de dor.

Por fim, nos casos em que o bebé não consiga fazer a sucção no peito materno – por ser prematuro, pequeno ou por qualquer outra razão – esta será uma forma de garantir que, ainda assim, ele tem acesso ao leite materno.

Quando usar um extrator de leite?

Uma mulher deverá utilizar um extrator de leite quando:

– A produção de leite é excessiva e há a necessidade de amaciar o peito para facilitar a pega pelo bebé;
– Existe a necessidade de estimular a produção de leite;
– Vai retornar ao trabalho ou ausentar-se por outro motivo e deseja que o bebé continue a tomar leite materno;
– O seu bebé é prematuro e não consegue, ainda, pegar o peito, para garantir que o peito não seca;
– Tiver os mamilos gretados não permitam à mamã a amamentação sem dor;
– Deseje doar o leite em excesso a bancos de leite.

Quanto tempo leva este processo?

Não existe um tempo certo para a realização da extração do leite, sendo que este varia, não só de mulher para mulher, mas também de bomba para bomba.

Ainda assim, podemos dizer que, em média, extrair o leite materno dos dois seios levará entre 15 e 45 minutos.

2. Qual a diferença entre a bombinha de tirar leite elétrica e a bombinha de tirar leite manual?

Como já referimos, no mercado, existem atualmente vários tipos de máquinas extratoras de leite materno.

Embora existam subtipos dentro desta categorização, podemos dividir as bombas de extração láctea fundamentalmente em 2 tipos: a bombinha de tirar leite manual e a bomba de tirar leite elétrica.

O que são as bombinhas extratoras de leite manuais?

As bombas manuais para extração de leite são as mais utilizadas. Estas são fáceis de utilizar e têm custos mais baixos.

Muitas mulheres têm, sobre estas, a queixa de que retiram menos leite do que as bombinhas elétricas, sendo que nem todas as mulheres se adaptam ao seu uso.

Estas agem por um processo de sucção, gerido pela mãe através de uma pequena alavanca.

O que são as bombinhas extratoras de leite elétricas?

Mais dispendiosas, as bombinhas de leite materno elétricas são aclamadas pelo facto de, através de um processo de extração, removem o leite dos seios da mamã. Com estas, o processo é mais célere e eficaz, havendo mamãs que consideram que é, também, menos doloroso fazê-lo com estas bombas.

3. Como tirar leite materno?

Retirar o leite materno deve ser feito com alguns cuidados, nomeadamente no que diz respeito à desinfeção das bombas, para evitar a proliferação bacteriana.

Trata-se de um processo relativamente simples, onde a mamã irá, mediante o uso de uma bombinha de tirar leite manual ou elétrica, imitar a sucção que o seu bebé faria, removendo assim o leite para o reservatório da referida bomba.

É importante que este processo seja sempre realizado nos dois seios da mulher.

Como tirar leite materno com bombinha manual?

Antes de usar uma bombinha manual, a mulher deverá massajar o peito, preparando o mamilo e garantindo que este fica mais flexível, para que o encaixe na bomba manual seja perfeito e o extrator atue de forma eficaz.

Muitas destas bombinhas irão facilitar a tarefa da mãe permitindo que esta as gire a 360º e que adote várias posições de extração.

A preocupação com a esterilização é outro dos fatores a considerar, devendo as mamãs optar por bombas de fácil limpeza.

Como funciona extrator de leite elétrico?

As bombinhas elétricas dispensam a preparação do peito, já que os próprios extratores realizam uma massagem vibratória, que simula a sucção do bebé, promovendo a extração de leite.

É também importante que seja escolhido um modelo fácil de higienizar. Durante a extração, a mulher poderá julgar mais produtiva a procura por um espaço mais tranquilo e relaxado.

4. Como fazer o armazenamento de leite materno para quem tira leite?

O armazenamento do leite materno deve sempre ser feito num reservatório esterilizado, sendo que, frequentemente, o frasco do extrator de leite materno servirá, também, para este efeito.

A reserva do leite materno é fundamental para manter a sua qualidade.

Neste caso, a mamã poderá optar por guardar o seu leite, no recipiente devidamente limpo e preparado, quer no frigorífico como no congelador.

À temperatura ambiente, o leite não deverá ser guardado por mais de 6 horas, sendo que este tempo acresce para 2 dias no frigorífico e para 3 meses no congelador.

Recomenda-se que a mamã rotule a embalagem com a data da extração, para garantir que os prazos de validade não são ultrapassados.

5. Comprar ou alugar a máquina de tirar leite? bomba tira leite manual

Muitas mulheres não consideram que valha a pena comprar a máquina de tirar leite até que a necessidade surja e, outras, acreditam ainda que, considerando o tempo de utilização, o seu aluguer ou empréstimo terá mais vantagens.

Embora possa pedir esta bombinha emprestada ou alugá-la seja uma opção mais em conta para mamãs que não pretendam recorrer muitas vezes ao produto, nos casos em que a mulher vai ausentar-se de forma prolongada ou em casos nos quais saiba que o fará muitas vezes, a compra poderá ser a melhor opção, principalmente considerando que existem opções bastante eficazes e em conta no mercado.

Costuma fazer a extração do leite? Por que razão? Qual a bombinha que utiliza? Conte tudo às restantes mamãs do Bebé a Bordo.

Algumas fontes: kidshealth  vix  omeubebe  ncbi.nlm.nih  wikihow  medela  lifestyle.sapo  mamaetagarela
babycenter

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo