Acessórios de banho do bebé: serão seguros?

O banho do bebé levanta sempre muitas questões. Uma delas diz respeito aos acessórios que tantas vezes vemos utilizar. Venha compreender se os acessórios de banho do bebé são seguros.

Quando um bebé nasce, os pais têm, por norma, muitas questões relativas à hora do banho.

De facto, saber qual a frequência do banho do bebé ou como exatamente realizar o processo para que seja eficaz e seguro, faz com que muitos pais procurem o passo a passo do banho do recém-nascido e sigam, em detalhe, cada indicação.

Quando se é pai ou mãe de primeira viagem, os anseios no momento de dar o banho ao bebé são absolutamente comuns e naturais.

Neste processo, outra questão muito frequente prende-se com os utensílios que, cada vez mais, encontramos pela Internet e em websites de puericultura. Acessórios de banho para o bebé, como a boia de pescoço, fazem com que os pais e os especialistas se dividam, numa discussão sobre a segurança da criança.

Venha compreender se este tipo de acessório é seguro.

brinquedos de banho do bebê

Acessórios para o banho do bebé: sim ou não?

Boias de pescoço, almofadas de banho ou redes de banheira encontram-se entre os acessórios mais contestados para o banho do bebé.

De facto, ainda que estes itens tenham originalmente sido criados para melhorar a segurança do bebé na hora do banho, muitos especialistas têm apresentado fortes argumentos contra o seu uso. (1)

A Sociedade Brasileira de Pediatria, por exemplo, desencoraja fortemente a utilização destes acessórios, considerando que o seu uso pode motivar uma sensação de segurança que está longe de corresponder à realidade, podendo levar a acidentes evitáveis.

Estima-se, ainda assim, que momentos de desatenção dos cuidadores por excesso de confiança nos acessórios de banho sejam uma das causas principais de afogamentos de bebés durante o banho. (2)

Acessórios de banho do bebé

Cuidados no uso dos acessórios

Ainda que existam estas reservas sobre o uso dos artigos de banho para o bebé, estes produtos continuam a ser comercializados e, em muitos casos, acabam por tornar-se verdadeiras tendências.

O uso de acessórios de banho, se feito com o correto acompanhamento e vigilância permanente dos pais, poderá ser feito sem que se corram riscos.

Segundo os especialistas, a maior parte dos riscos corridos com acessórios de banho não se relacionam diretamente com o acessório mas com uma maior desatenção, que se relaciona com uma falsa sensação de segurança.

Assim, utilize ou não estes acessórios, é recomendado que se mantenha permanentemente atento durante o tempo do banho do bebé. Recordamos ainda que, segundo os estudos, o banho deve ser sempre uma experiência acompanhada até que a criança tenha, pelo menos, cinco anos. (3)

O seu bebé utiliza acessórios de banho? Quais? Conte aos restantes leitores do Bebé a Bordo como é a sua experiência com estes utensílios.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo