10 alimentos ricos em ferro importantes durante a gravidez

Alimentos ricos em ferro importantes durante a gravidez

A anemia gestacional é um dos grandes medos da gestante e, para a combater ou evitar, o melhor é consumir alimentos ricos em ferro. Sabe quais são os melhores alimentos ricos em ferro para integrar na sua alimentação durante a gravidez?

Então venha com o Bebé a Bordo descobrir o Top 10 dos alimentos ricos em ferro.

Muito se diz sobre a importância da nutrição para as gestantes e da importância da alimentação para garantir que se cumprem todas as suas necessidades.

Ainda assim, a verdade é que embora saiba a importância de um prato colorido – onde se incluam alimentos ricos em magnésio, alimentos ricos em potássio, alimentos ricos em ferro e por aí adiante até se integrarem todos os elementos fundamentais – nem sempre é fácil saber quais são, efetivamente, os melhores aliados da gestante na hora de se alimentar.

Sendo o ferro um mineral importantíssimo para a futura mamã, já que este ajuda a produzir a hemoglobina, garantindo a oxigenação celular e, como tal, a saúde da mamã e do bebé, é sobre este que falaremos hoje, para que saiba quais os melhores alimentos ricos neste mineral.

A dose diária recomendada de ferro para uma mulher durante a gravidez é de 27 mg.

Conseguir este valor passa, muitas vezes, pelo recurso à suplementação, que será receitada pelo seu médico, caso julgue pertinente e necessário.

Ainda assim, mesmo sem suplementos, a gestante poderá adequar a sua alimentação de forma a garantir a ingestão de alimentos ricos em ferro.

É no sentido de a ajudar a fazer as melhores escolhas que, hoje, aqui no Bebé a Bordo, lançamos o olhar sobre alguns dos alimentos ricos em ferro, para que saiba como pode integrar este mineral na sua alimentação durante a gravidez.para que saiba como pode integrar este mineral na sua alimentação durante a gravidez.

Acompanhe-nos para conhecer os 10 alimentos ricos em ferro que tão importantes são durante a sua gravidez.

1. Alimentos ricos em ferro: Beterraba

A beterraba trata-se de uma hortaliça com propriedades nutritivas indispensáveis.

Pouco calórica e antioxidante, esta irá trazer à gestante uma dose significativa de ferro, contendo, em média, 2,5 mg deste mineral por cada 100 gramas de alimento.

2. Iscas de fígado

Amadas por alguns e detestadas por outros, as iscas de fígado não deixam de ser um alimento com muitos benefícios para a saúde.

Além de promoverem os níveis energéticos e o desenvolvimento das células corporais, este alimento é ainda uma excelente fonte de ferro e age como um verdadeiro aliado no combate contra a anemia.

Em 100 gramas deste alimento podemos encontrar cerca de 6,5 mg de ferro.

3. Tomate

O tomate apresenta-se como um fruto muito saboroso e que pode ser integrado de formas muito versáteis na alimentação da gestante.

Numa chávena de tomate (equivalente a cerca de dois tomates pequenos), a gestante encontrará 3,4 mg de ferro.

4. Groselha Preta

A groselha não é um fruto muito consumido em Portugal mas, dadas as suas caraterísticas e benefícios, esta apresenta-se como uma forte aliada contra a anemia gestacional.

A presença de minerais na groselha faz dela um dos 10 alimentos ricos em ferro a consumir durante a gestação.

Esta irá, por isso mesmo, ajudar a promover a formação da hemoglobina.

5. Carnes vermelhas

A carne vermelha é uma forte aliada da gestante. Além de ser rica em proteínas, esta irá fornecer à gestante uma dose significativa de ferro, já que contém, por cada 100 gramas, cerca de 5 mg deste mineral.

Vale a pena salientar que, durante a gestação, é importante que a grávida consuma esta carne bem cozinhada, já que carnes cruas ou mal passadas poderão trazer complicações (como a toxoplasmose) à futura mamã.

6. Agrião

O agrião é um vegetal muito importante para quem procura alimentos ricos em ferro. Podendo ser integrado em sopas ou saladas, este permitirá à gestante que, por cada 100 gramas de alimento, usufrua de cerca de 3,6 mg deste mineral.

7. Espinafres

Tal como o agrião, os espinafres são também uma boa fonte de ferro, contendo, igualmente, 3,6 mg deste mineral por cada 100 gramas de folhas.

Este é ainda um alimento versátil e que irá agir como um antioxidante, fornecendo ainda várias vitaminas fundamentais para a gestação.

8. Brócolos

Os brócolos são também conhecidos como um legume que pode ajudar a evitar a anemia gestacional. Estes contém 0,7 mg por cada 100 gramas e serão fortes aliados no que diz respeito à promoção de uma alimentação saudável e rica em ferro.

9. Feijão preto e outros grãos

O feijão preto, a par com grãos como a lentilha ou o grão de bico, trata-se de um alimento rico em ferro importante durante a gestação.

Neste caso, por cada 100 gramas de alimento (feijão), a gestante acederá a cerca de 2 mg de ferro.

10. Cereais

A gestante pode esperar encontrar 5 mg de ferro por cada 100 gramas de cereais, sendo que, entre as melhores escolhas, estarão a quinoa, a aveia, a cevada e o trigo.

Alguns cereais de pequeno-almoço, além desta base, são ainda enriquecidos em ferro.

Consome algum destes alimentos ricos em ferro? Utilizou-os, na sua gravidez, para combater a anemia gestacional? Conte-nos como foi a sua experiência pessoal.

Algumas fontes: maemequer  babycenter  parents  whattoexpect  webmd  dietaeboasaude

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