Grávida pode tomar água tónica?

Grávida pode tomar água tónica
Saber quais as bebidas que a gestante pode ou não pode tomar durante a gestação é muito importante para evitar complicações desnecessárias. Sabe se a grávida pode tomar água tónica?

Venha saber com o Bebé a Bordo.

Durante a gestação, a hidratação é importantíssima e, se formos realistas com os padrões dos nossos tempos, sabemos que a água não é a única bebida que usamos para moderar a sede que sentimos.

Tendo hábitos fomentados ao longo da vida, é natural que a mulher grávida sinta vontade de tomar outras bebidas, embora não saiba concretamente quais as que pode ou não tomar.

Se alguns casos, como as bebidas alcoólicas, são de comum acordo para evitar nesta fase, a verdade é que, para outras, a resposta não é tão intuitiva.

Surgem, por isso, inúmeras questões: será que a futura mamã pode beber chás? Será que a grávida pode beber água de coco? Poderá a grávida beber refrigerantes zero? E água com gás?

As perguntas são muitas e as respostas nem sempre são simples. Ainda assim, procurar as respostas torna-se importantíssimo para garantir uma gestação saudável e a completa segurança da gestante e do feto.

Uma das bebidas que mais gera controvérsia é a água tónica e é justamente sobre esta bebida que nos debruçamos hoje, para descobrir se o seu consumo é seguro e se a grávida pode tomar água tónica.

Acompanhe o artigo para saber se a água tónica é, ou não, segura para a mulher grávida.

Grávida pode tomar água tónica

1.Um olhar sobre a água tónica

Antes de percebermos se a grávida pode tomar água tónica, é muito importante perceber em que consiste esta bebida.

A água tónica apresenta-se como um refrigerante transparente e borbulhante, de sabor ligeiramente amargo e que é bebido por muitas pessoas para se refrescarem ou tentarem combater a sensação de náusea.

Esta bebida é composta por soda, quinino e açúcar.

A bebida é originária da Índia mas acabaria por ser trazida pelos colonos ingleses para a Europa e por ser patenteada em Inglaterra.

Geralmente servida com gelo e limão, esta é uma bebida especialmente consumida durante os meses de verão e muito afamada pelos seu efeito refrescante.

2. Grávida pode tomar água tónica?

Embora muitas gestantes procurem a água tónica para eliminar a sensação de sede ou mesmo de náusea, a verdade é que esta bebida não é totalmente segura para as gestantes, devendo o seu consumo ser muito esporádico e moderado ou, preferencialmente, totalmente evitado.

A principal razão pela qual não se recomenda que a grávida tome água tónica prende-se com a presença da quinino, elemento que, devido à sua ação analgésica e antipirética, integra, também, os tratamentos da malária e que pode causar reações de hipersensibilidade indesejadas na gestação.

Como a quantidade de quinino na água tónica não é muito elevada, considera-se que a grávida pode tomar água tónica de forma esporádica e moderada.

Ainda assim, muitos especialistas recomendam ainda que a gestante não tome a bebida também pela elevada quantidade de açúcares e de sódio, o que pode levar à diabetes gestacional ou à hipertensão gestacional, duas condições de saúde perigosas durante a gravidez.

Se desejar realmente consumir água tónica, o mais indicado será, antes de avançar para o consumo da bebida, questionar o seu médico quanto às quantidades que pode ingerir em segurança.

3. Os perigos da água tónica na gravidez

Os perigos relacionados com o consumo de água tónica na gravidez partiram de estudos diversos e da análise de situações particulares.

Na Alemanha, por exemplo, alguns sintomas analisados vieram a gerar estudos científicos quando um recém-nascido cuja mãe tinha consumido diariamente perto de um litro de água tónica nasceu com problemas nervosos, entre os quais os tremores.

Este bebé tinha, na sua urina, traços de quinino e os sintomas duraram alguns meses.

Embora os responsáveis pelo estudo reconheçam as propriedades positivas da água tónica, nomeadamente para amenizar os sintomas de náusea e mal-estar durante a gravidez, estes recomendam que o consumo de qualquer bebida com quinino seja feito de forma moderada, já que os efeitos desta na gravidez não são ainda totalmente conhecidos e podem ser, como no caso relatado, eventualmente perigosos.

Sabia se a grávida pode tomar água tónica? Consumiu esta bebida durante a sua gestação? Conte-nos como foi a sua experiência pessoal.

Algumas fontes: anacterrazzan  beveragedaily  livestrong  minhavida  revistacrescer

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo