10 vitaminas importantes na gestação, tomou alguma?

As vitaminas são fundamentais para a gestante e para o feto. Ainda assim, por vezes, não sabemos quais são as vitaminas mais importantes e para que servem. Se quer conhecer as 10 vitaminas importantes na gestação, parta à descoberta com o Bebé a Bordo.

A gravidez é feita de perguntas e, como seria de esperar, os principais nutrientes e vitaminas levantam, também algumas questões.

Perguntas como: “a gestante pode tomar C?” ou “será que a grávida pode tomar ómega 3” são bastante comuns entre as mulheres grávidas e, por isso mesmo, julgamos que é fundamental explorar o mundo das vitaminas (e dos elementos que compõem os multivitamínicos) para explicar qual a razão que torna cada um destes componentes tão importante para o organismo.

Se também tem curiosidade relativamente às vitaminas importantes na gestação e quer saber os motivos pelos quais a sua toma é fundamental, venha connosco descobrir as 10 vitaminas que nenhuma gestante pode ignorar.

As vitaminas e a gestação vitaminas importantes na gestação

Todas as pessoas têm necessidade de vitaminas, sendo estas responsáveis pelo bom funcionamento do nosso organismo.

Ainda assim, na gestação, a ingestão das proteínas é de suma importância, já que estas são fulcrais para garantir a saúde da mamã, o correto desenvolvimento do feto e o curso natural da gravidez.

Garantir que a gestante tem acesso a todas as vitaminas é importantíssimo e, por isso mesmo, os próprios médicos costumam recomendar os suplementos vitamínicos.

Aqui, poderá conhecer as vitaminas mais importantes na gestação.

Lista de 10 vitaminas importantes na gestação

1. Vitamina B9

A vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, é, provavelmente, a vitamina mais importante da gestação.

Esta vitamina é, pois, o elemento que contribui para a formação do tubo neuronal do bebé, evitando que este venha a sofrer de problemas tão severos como a encefalocele, a espinha bífida ou a anencefalia.

Esta vitamina é tão importante para o desenvolvimento do bebé que se recomenda à tentante que comece a tomar um suplemento da mesma um mês antes da concepção. O suplemento de ácido fólico é, ainda, um dos mais comuns durante a gestação.

2. Vitamina D

A vitamina D (também conhecida como vitamina sol) tem um papel importante na gestação. Esta vitamina – obtida fundamentalmente mediante a exposição solar – promove o fortalecimento da imunidade, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e autoimunes e é um forte aliado na formação da estrutura óssea do bebé.

A vitamina D reduz ainda o risco de que a gestante venha a sofrer de pré-eclâmpsia ou diabetes gestacional.

3. Vitamina C

A vitamina C é uma das vitaminas importantes na gestação. Esta vitamina é fundamental para a absorção do ferro – o que reduz o risco de anemia gestacional – sendo ainda responsável pela melhoria do sistema imunitário e pelo apoio à cicatrização dos tecidos orgânicos.

A falta desta vitamina no organismo da gestante está associada a situações tão severas como a pré-eclâmpsia, o parto prematuro e o aborto espontâneo.

4. Vitamina E

A vitamina E tem um papel fundamental durante a gestação. Além de ser um forte agente de prevenção da pré-eclâmpsia, estudos revelaram uma relação entre o consumo desta vitamina na gravidez e a menor ocorrência de problemas respiratórios crónicos (como a asma) nos bebés.

Além disso, esta vitamina ajuda na produção celular e evita o chamado “stess oxidativo”, que é responsável por doenças crónicas do foro coronário e pulmonar nos bebés prematuros.

5. Vitamina B12

A vitamina B12 é uma das vitaminas importantes na gestação. Esta é responsável por inúmeros processos do organismo, entre os quais se destaca o funcionamento do sistema nervoso.

Esta vitamina é ainda responsável pela absorção de vários nutrientes essenciais para o organismo e a sua privação poderá levar a problemas de saúde como, por exemplo, a anemia gestacional.

6. Vitamina A

A vitamina A é, também, muito importante durante a gravidez, sendo que a própria Organização Mundial de Saúde recomenda a suplementação desta vitamina.

Segundo os estudos realizados, a falta desta vitamina no organismo da gestante pode provocar problemas severos na gravidez, como o aumento das infeções gestacionais, a redução dos índices de ferro e consequente anemia, um maior risco de ter um bebé prematuro ou de baixo peso e até o risco de malformações congénitas.

7. Vitamina B6

Outra das vitaminas fundamentais na gravidez é a vitamina B6. A esta vitamina cabe sintetizar neurotransmissores como o GABA ou a serotonina. Além disso, esta cumpre também um papel fulcral na formação de novos glóbulos vermelhos, sendo uma aliada no combate à anemia gestacional.

Esta vitamina é uma das principais responsáveis pela produção orgânica da molécula glutationa, cuja principal função é a de desintoxicar o nosso organismo.

8. Vitamina K

A vitamina K é outra aliada da gestante. Esta vitamina promove a saúde óssea e o desenvolvimento do esqueleto do bebé, ajuda na produção de proteínas no fígado e é fundamental para a cicatrização dos tecidos corporais.

Esta vitamina é especialmente importante para sarar o corpo após o parto, sendo ainda fundamental na medida em que os bebés que têm deficiência desta proteína (situação inusual) tendem a sofrer de problemas de hemorragias.

9. Vitamina B2

Entre as vitaminas importantes na gestação encontramos a vitamina B2. Esta vitamina é importante para que o seu bebé se desenvolva da forma correta e também para o crescimento dos tecidos orgânicos.

Esta vitamina é responsável pela transformação dos hidratos de carbono em energia e ajuda, também, na desintoxicação do corpo, devido aos seus agentes antioxidantes. Desta forma, é uma aliada na luta contra o cansaço e a fadiga na gestação.

A vitamina B2 é ainda responsável por metabolizar as proteínas e as gorduras ingeridas e cumpre um papel no desenvolvimento do fígado e do sistema nervoso do feto.

10. Ómega 3

Poderá não ser considerado uma vitamina. Ainda assim, a sua integração na maioria dos polivitamínicos para gestante faz com que mereça um lugar na nossa lista de vitaminas importantes na gestação.

O ómega 3 é essencial, na gravidez, para o bom funcionamento global do organismo e, em especial, do sistema cardiovascular. Este atua na prevenção de situações como a hipertensão gestacional e a pré-eclâmpsia e age, ainda, como um anti-inflamatório natural. Além disto, no bebé, este promove o desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial.

A suplementação na gravidez

Embora quase todas estas vitaminas possam ser obtidas através de uma alimentação equilibrada, a verdade é que a importância destas vitaminas durante a gestação faz com que, na maioria dos casos, os especialistas de saúde optem por recomendar um polivitamínico para gestante.

Através do recurso a estes suplementos visa-se, pois, garantir que casa vitamina para gestante é fornecida nas dosagens necessárias para garantir o correto desenvolvimento do feto e a saúde da gestante.

Muitos destes suplementos têm, ainda, um aporte de nutrientes como o ferro, o magnésio, o potássio, o zinco ou o ómega 3, entre outros.

É recomendável que siga, sempre, as recomendações do médico que acompanha a sua gestação e que não inicie a toma de suplementos sem a prescrição ou aconselhamento deste.

Tomou alguma vitamina na sua gestação? Quais foram os suplementos que acompanharam a sua gravidez? Conte a sua experiência pessoal às restantes mamãs do Bebé a Bordo.

Algumas fontes: health.harvard  aptaclub  aptaclub  babycenter  americanpregnancy  cochrane  b12-vitamin   momjunction  webmd

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo