Como ajudar o seu filho a criar uma rotina de estudo

Rotina de estudo

Com o ano letivo prestes a começar, é momento de largar os hábitos das férias e de voltar a atacar os estudos. Esta mudança, no entanto, nem sempre é simples para os mais pequenos. Saiba como ajudar o seu filho a criar uma rotina de estudo.

As férias estão quase a acabar e aproxima-se o regresso à escola.

Este retomar da rotina escolar implica uma adaptação por parte das crianças e dos pais, sendo necessário pôr de lado um quotidiano pautado pela liberdade, a brincadeira e a diversão e pintando-o, também, com momentos de seriedade, obrigações e aprendizagem.

Para que o ensino possa cumprir o seu papel na educação das crianças, o papel dos pais não poderá ser descurado e a sua influência deverá ser o passo de partida.

Uma criança cuja motivação familiar impulsione a vontade de saber mais e estimule a sua mente criativa e o seu intelecto terá maior probabilidade de ser bem sucedida no meio escolar.

Além disto, é necessário compreender que esta questão se trata de um ciclo: uma criança com bons resultados irá sentir-se mais realizada e estudar mais para ter bons resultados; da mesma forma, uma criança com maus resultados irá sentir-se frustrada e sentir menos vontade de estudar.

Saber orientar a criança para o estudo é fundamental para garantir que esta começa o ano letivo com o pé direito. E, para isto, nada melhor do que motivar a criança, ajudando o seu filho a criar uma rotina de estudo.

Hoje, deixamos algumas sugestões para a criação da rotina de estudo do seu filho.

Rotina de estudo

1. Rotina de estudo – Aposte na comunicação

Rodeados por regras e normas que simplesmente temos de cumprir, tendemos a esquecer-nos de que é muito importante explicar o porquê das coisas. Para uma criança, não bastará saber que tem de estudar.

É preciso que seja explicada a importância do estudo e as formas como a conquista dos sonhos está ancorada na educação.

Manter a comunicação aberta com o seu filho e tomar o tempo necessário para retirar as suas dúvidas ou estimular ideias positivas quanto à escola irá, certamente, ser um passo fundamental para orientar a criança para o estudo e, consequentemente, para o sucesso escolar.

2. Crie um cronograma

Para organizar o quotidiano da criança, nada será melhor do que estabelecer um horário padrão que ajude a orientar os seus tempos de estudo e trabalho de casa. Com as tarefas mais organizadas, a criança terá maior facilidade em envolver-se.

Ainda assim, deve recordar que, bom dia de uma criança, é necessário que exista um pouco de tudo.

As crianças precisam de tempo para serem crianças, para brincar, para estarem com os coleguinhas e amigos ou para praticarem as atividades de que mais gostam. Estas atividades podem (e devem!) constar do cronograma preparado.

Garanta a criação de um plano estruturado e que contemple educação e lazer.

3. Habitue-o a horários

Por norma, crianças com horários definidos têm maior facilidade em manter-se focadas. Procure determinar uma hora ou período do dia e fazer dela a “hora do estudo”.

Uma das melhores horas será a parte da tarde, quando já regressaram da escola, deixando assim o finalzinho do dia para que a criança possa descansar e brincar.

4. Estimule o interesse

Não será apenas em casa que a rotina de estudo terá importância. O tempo passado na escola poderá ser uma ajuda fulcral, caso o seu filho tome atenção às matérias lecionadas.

É importante que estimule o interesse da criança pela escola e que a incentive a manter-se atenta nos momentos de aula.

Salientar que, estando atento, poderá saber as coisas com maior rapidez e, assim, dedicar mais tempo às tarefas de que gosta será um estímulo bastante positivo e que, por norma, gera resultados.

5. Seja criativo

Há muitas maneiras de ensinar e muitas maneiras de aprender. Quando se sentar com a criança para a ajudar com as matérias ou ajudar com os trabalhos de casa, use a criatividade para garantir que o faz de uma forma variada e dinâmica.

Jogos, tecnologia e até canções e mnemónicas podem ser usadas para ajudar a criança a entrar na rotina de estudo e a conquistar os melhores resultados. Nos mais pequeninos, será útil, até, o simples ato de contar uma história antes de dormir.

Criar a melhor rotina de estudo é uma forma única de garantir o engajamento do seu filho com o meio escolar e de promover o seu sucesso.

Lembre-se, ainda, que cada criança é única e que nem todas poderão seguir o mesmo padrão de estudo, sendo necessário respeitar o seu tempo e capacidade de atenção.

Tinha algum método ou rotina de estudo específicos para os seus filhos? Conte-nos tudo sobre esta temática.

Algumas fontes:
gazetadopovo
neurosaber
educaraovivo
canaldoensino

ARTIGOS REMOMENDADOS
DEIXA UM COMENTÁRIO