Na amamentação posso usar protetor solar no corpo? Fará mal ao bebé?

Na amamentação posso usar protetor solar no corpo, fará mal ao bebé?

Não faltam dúvidas entre as mamãs lactantes e, quando o tema são os produtos de cosmética, estas dúvidas parecem acentuar-se. Uma das questões comuns é: na amamentação posso usar protetor solar?

Venha com o Bebé a Bordo descobrir a resposta a esta pergunta e saiba se o uso de protetor solar na amamentação é (ou não) perigoso para o bebé.

O protetor solar é muito importante na rotina de cuidado com a pele.

Ao longo da vida, o seu uso diário é recomendado, sendo que existem mesmo soluções para o uso de protetor solar na gravidez, para garantir que não falta, também, a Vitamina Sol na gestação.

As restrições feitas às gestantes no que diz respeito ao uso de cosméticos, no entanto, faz com que as mulheres que se encontram a amamentar questionem, também, a segurança de alguns produtos durante a fase de lactação.

O protetor solar é um dos produtos que são postos em causa por estas mulheres e, por isso mesmo, uma pergunta muito frequente entre as lactantes é: na amamentação posso usar protetor solar?

Uma resposta direta, de sim ou não, seria o desejável. Ainda assim, quando a questão é a segurança dos bebés, torna-se necessário um olhar mais atento e profundo sobre a questão, não havendo respostas lineares.

Sabendo disto, o Bebé a Bordo foi em busca das respostas, para saber se na amamentação se pode usar protetor solar no corpo e também quais são as melhores opções e as que oferecem riscos desnecessários.

Se também quer saber se na amamentação pode usar protetor solar no seu corpo, este artigo foi pensado para si.


1. Protetor solar e amamentação Amamentação prolongada

Durante a gestação, como já vimos anteriormente, alguns produtos devem ser evitados, uma vez que determinados componentes podem ser absorvidos pela pele, entrando na corrente sanguínea e permeando a placenta.

Ao chegarem ao bebé, estes compostos podem ser nocivos para o bebé, prejudicando o seu desenvolvimento e o decurso da própria gestação.

Mas, e na fase de amamentação?

Durante a fase de lactação, os nutrientes passam da mamã para o bebé através do leite materno.

Não tendo a permeabilidade da placenta, a verdade é que o peito se torna, também, uma forma direta de passagem de componentes diversos para a criança.

Existem aproximadamente 25 lobos mamários em cada seio feminino e, cada um destes, cria células mioepiteliais nos seus entre 10 e 100 alvéolos.

Esta zona é altamente irrigada, havendo vários vasos sanguíneos e também tecidos adiposos, conjuntivos, nervosos e linfáticos.

O leite produzido pelo seio materno é, pois, armazenado no seio, nos seus alvéolos e nos seus ductos.

O tecido mamário não é tão permeável quanto a placenta, pelo que os riscos dos produtos minoram substancialmente entre a fase da gestação e a da amamentação.

Ainda assim, a verdade é que, em parte, é possível a passagem de determinadas substâncias para o leite materno e que, assim, é possível que a sua ingestão, por parte da criança, seja feita.


Por um lado, é verdade que a absorção das substâncias nem sempre é feita pelo sistema digestivo dos bebés.

Ainda assim, os poucos estudos realizados sobre esta questão não afastam totalmente a ideia de que – embora alguns compostos não sejam nocivos – não possa haver elementos prejudiciais nesta ingestão.

2. Na amamentação posso usar protetor solar? protetor solar

O uso de proteção solar é sempre importante e, durante o período de amamentação, isto também é verdade.

Sendo de aplicação tópica, a absorção dos produtos não é muito significativa e a quantidade de substâncias que passam a integrar, efetivamente, o leite materno, são mínimas.

Ainda assim, a aplicação dos produtos exige alguns cuidados durante o período de lactação.

Em primeiro lugar, é importante que exista algum cuidado com a aplicação do protetor solar nos seios, já que, em primeiro lugar, é recomendável que evite a sua aplicação nos mamilos e, em segundo, é bom garantir que o produto não é ingerido pelo bebé.

Em seguida, existem alguns componentes destes produtos que devem ser evitados, razão pela qual é fundamental a leitura dos rótulos.

Embora alguns dos ingredientes a evitar – como o 4-metilbenzilideno cânfora (4-MBC), o 3-benzilideno cânfora (3-BC) e o octocrileno (OC) – sejam conhecidos, a verdade é que, em caso de dúvida, o ideal será perguntar ao seu médico sobre a segurança dos compostos do creme solar.

Por outro lado, entre os ingredientes de uso compatível com a amamentação, nos protetores solares, é possível encontrar ingredientes como o zinco, o óxido de zinco, as benzofeninas e o ácido p-aminobenzóico.

No fundo, o melhor, durante a amamentação, será evitar os protetores solares químicos, optando, em vez disso, pelos protetores solares de barreira, cuja composição não penetra a pele, criando, em vez disso, uma camada protetora sobre a mesma.

Durante o período de amamentação pode usar protetor solar no corpo mas será, além de tudo o referido, importante também que evite qualquer tipo de composto que possa causar-lhe alergia, não sendo esta, também, uma boa fase para fazer experiências de produtos ou marcas que desconhece (salvo se estas tiverem sido recomendadas pelo seu médico).

3. Dicas sobre o sol e a amamentação mãe e crianças felizes

Durante a lactação o sol é muito importante e expor os seios aos banhos de sol durante 10 a 15 minutos por dia, fora das horas de maior calor, e sem proteção solar é importante para estimular a produção de melanina.

Esta ação simples ajudará a evitar que a pele dos mamilos se torne mais grossa e promoverá a reparação desta zona do corpo que, como sabe, tende a criar ferimentos durante o período de amamentação.

No uso de protetores solares, procure evitar o mamilo e garanta que escolhe uma opção antialérgica, de barreira e sem perfume.

Utilizou protetores solares no corpo durante a amamentação? Teve alguma dúvida quanto ao produto a usar? Conte-nos como foi a sua experiência pessoal.

Algumas fontes: gauchazh.clicrbs  france.amamenta  itmae  gisellebarban  skincarebyalana  peachymama
kellymom

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo