Hipoglicemia: o que é e quais os sintomas em bebés recém-nascidos?

A hipoglicemia refere uma desregulação no índice de glucose no sangue. Esta situação pode verificar-se em bebés recém-nascidos. Conheça o problema, os riscos e os sintomas da hipoglicemia no recém-nascido com o Bebé a Bordo.

Quando chega a hora H e o bebé nasce, os pais compreendem rapidamente que todas as questões que tinham sobre a gravidez depressa se transformam em questões sobre a criança.

Nos primeiros tempos, os pais darão por si a questionar-se sobre os cuidados a ter com o bebé recém-nascido, as formas de dar banho do recém-nascido e perguntarão até como lavar a roupa do bebé recém-nascido. Nada é mais natural do que sentir dúvidas, principalmente quando se tratam de pais de primeira viagem.

Ainda assim, por entre as dúvidas, as piores são aquelas que se relacionam com a saúde da criança, já que os pais querem garantir que o bebé se encontra saudável.

Desta forma, vale a pena conhecer os sintomas de algumas situações que podem decorrer, para que as mesmas sejam rapidamente identificadas e os pais possam agir em conformidade.

Venha saber mais sobre a hipoglicemia e os seus sintomas no bebé recém-nascido.

O que é a hipoglicemia

Como o nome indica, a hipoglicemia relaciona-se com a glucose, isto é, com o índice de açucar no sangue.

Estes níveis de glucose influenciam o sistema nervoso, sendo muito importantes. A sua carência no organismo pode ter consequências severas, nomeadamente através de perturbações nas funções cerebrais. (1)

Existem fatores de risco para o bebé ter hipoglicemia?

Sim. A hipoglicemia é mais comum quando a mãe sofre de diabetes ou teve diabetes gestacional. É uma condição também mais comum em bebés prematuros ou com problemas de baixo-peso no momento do nascimento.

A situação pode ainda ser causada por uma infeção, por falta de oxigenação no momento do parto ou por problemas de fígado. (2)

Quais são os sintomas da hipoglicemia no recém-nascido?

Existem vários sintomas associados à carência de glucose no sangue do bebé. As principais manifestações da hipoglicemia no bebé recém-nascido são os tremores; o bebé apresentar-se “mole” (hipotonia); a manifestação de dificuldades na alimentação do bebé; a apneia; a letargia; a hipotermia e ainda a ausência de reações no bebé (letargia). (3)

Como agir perante os sintomas?

Perante os sintomas, o bebé deverá ser visto por um especialista, sendo realizado um teste sanguíneo para compreender os níveis de glucose.

Caso se verifique um caso de hipoglicemia, este valor será reposto com base na alimentação ou, em casos mais complexos, por administração de glucose pela via intravenosa.

Já conhecia a hipoglicemia e os seus sintomas no recém-nascido. Tem alguma história pessoal relacionada com esta situação? Conte-a aos restantes leitores do Bebé a Bordo.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo