8 cuidados a ter com o bebé recém-nascido

Os cuidados a ter com o bebé recém-nascido são imensamente importantes e marcam fortemente o quotidiano familiar nos primeiros tempos de vida do bebé. Sabe quais são os cuidados a ter com o bebé recém-nascido?

Então descubra mais com o Bebé a Bordo. 

Depois de ter sobrevivido e superado todos os desconfortos comuns na gravidez e com a aproximação da hora H, é natural que se comece a preocupar com as questões relativas aos cuidados a ter com o bebé recém-nascido. 

Muitas perguntas se levantam, com a proximidade da chegada do bebé, são diversas. Muitas mamãs querem compreender melhor como poderão agir e quais os aspetos aos quais deverão manter-se atentas para garantir o bem-estar do seu pequeno. 

Estas questões abordam vários aspetos do quotidiano. As mamãs (e papás) querem saber o que fazer quanto à amamentação, à higiene e à saúde do bebé; mas também conhecer as melhores dicas sobre quem visita o recém-nascido, sobre as viagens de avião com um recém-nascido ou mesmo sobre como lavar a roupa do bebé recém-nascido

De facto, a maravilha emocional do nascimento de um filho, é também pautada por questionamento e preocupação. Estas perguntas, ao surgirem, devem ser colocadas junto do pediatra da criança que terá, certamente, conselhos valiosos para os novos pais. 

Hoje, no entanto, reunimos alguns dos cuidados a ter com o bebé recém-nascido, para que tenha alguma ideia sobre os aspetos aos quais necessitará de estar atenta nos primeiros tempos de vida do seu filho. 

cuidados a ter com o bebé recém-nascido

1. Cuidados a ter com o bebé recém-nascido: Primeiros exames médicos

Quando o bebé nasce, um dos cuidados a ter com o bebé recém-nascido acontece ainda durante o seu tempo de maternidade. 

Nesta fase são feitos testes oculares, cardíacos e é verificada a existência de alguma eventual síndrome ou doença congénita que possa constituir uma ameaça para a boa saúde do bebé. Um dos exames mais conhecidos é o teste do pezinho. 

Este verdadeiro rastreio do bebé recém-nascido é fundamental para garantir a saúde da criança e deve ser realizado nas primeiras 12 horas de vida do bebé. (1

2. Limite as visitas em casa

Receber as visitas em casa para conhecer o bebé, durante o primeiro mês de vida, pode apresentar alguns constrangimentos. 

Embora tragam todas as boas intenções, as visitas podem promover situações indesejadas. Recordamos, por exemplo, o caso recente onde foram revelados os perigos de beijar o bebé

Se receber visitas, recomenda-se que garanta que essa pessoa se encontra saudável e que, antes de qualquer contacto com o bebé, estas lavam as suas mãos. 

3. O descanso da criança

Nos primeiros tempos de vida da criança e, em especial, durante os primeiros dias, manter o seu lar tranquilo e em silêncio é uma boa forma de promover um ambiente pacífico para a criança, que propicie um normal sono do recém-nascido

Relembre que a criança acaba de sair do conforto do útero materno e que esta tranquilidade é fundamental para garantir que a hora da mamada e a hora de dormir acontecem de uma forma confortável. 

4. Cuidados a ter com o bebé recém-nascido: A higiene do bebé 

Muitas pessoas questionam como deve ser o banho do recém-nascido e, já para dar resposta a esta questão, é comum que a própria enfermeira exemplifique ainda na maternidade. 

Desde a temperatura ideal para à água, aos produtos mais seguros e à melhor forma de secar o bebe, tudo exigirá um cuidado especial nos primeiros tempos de vida da criança. (2

Também a troca da fralda se enquadra nos cuidados a ter com o bebé recém-nascido. Nesta fase, o bebé usará várias fraldas, já que fará cocó várias vezes ao dia. E sempre importante fazer uma limpeza cuidada e suave da região para evitar problemas como a dermatite da fralda

5. Cuidado com o coto umbilical

Nos primeiros dias da vida do bebé, terá também de cuidar do coto umbilical. Isto é: do restinho que permanece do cordão umbilical. 

Esta zona vai precisar de ser bem limpa e higienizada, principalmente na sua base, que deve ser limpa com álcool em todas as trocas de fralda. 

Por vezes, nesta limpeza, dá-se a libertação de um pouco de sangue, o que é uma situação normal, que não deve gerar pânico nos pais. 

Este coto umbilical tende a libertar-se nas primeiras semanas, caindo nos primeiros 15 dias de vida do bebé. 

6. Esteja atento ao nariz do bebé

Um dos cuidados a ter com o bebé recém-nascido implica garantir que o seu bebé não tem o narizinho entupido. 

Se notar algum tipo de dificuldade na respiração do bebé, é importante que higienize as suas narinas, nomeadamente pelo recurso ao soro fisiológico, usando os artigos específicos para bebés recém-nascidos apresentados na sua farmácia online

O nariz entupido do bebé pode impactar de forma negativa na sua amamentação. 

7. Cuidados com os olhos e as orelhas

Os olhos do bebé devem ser limpos cautelosamente, na hora do banho, com recurso simplesmente a água e um algodão suave. Se o bebé lacrimejar, poderá também limpar os seus olhinhos desta forma. (3

Já o ouvido do recém-nascido não deve ser limpo, devendo passar-se simplesmente a toalha, de uma forma delicada, depois do banho. Esta passagem deve ser apenas na parte externa, para garantir que a orelha está bem seca. 

8. Cuidados a ter com o bebé recém-nascido: Colo, refluxo e cólicas

Os bebés recém-nascidos costumam ter bastante refluxo e cólicas. Por isso, a busca pelas melhores posições de colo para aliviar estas situações podem ser úteis. 

Para as cólicas será também útil o recurso a compressas mornas, embora estas não devam ser aplicadas diretamente sobre a pele do recém-nascido. (4

Já sabia todos os cuidados a ter com o bebé recém-nascido? Acrescentaria algum ponto a este artigo? Partilhe a sua experiência pessoal com as restantes mamãs do Bebé a Bordo. 

Quer ler também?

Dermatites da fralda

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo