Higiene íntima pós-parto, quais os cuidados que devo ter?

Higiene íntima pós-parto

Uma das dúvidas mais frequentes das recém-mamãs diz repeito à forma de realizar a higiene íntima pós-parto.

Saiba como fazer a sua higiene pessoal depois do nascimento do bebé.

Durante a gestação, esta é uma pergunta que tem, já, um lugar muito pertinente.

Por norma, as gestantes querem saber como realizar a higiene íntima na gravidez, bem como perceber a relação entre esta e as eventuais infeções urinárias durante a gravidez.

Ainda assim, esta é uma questão que não se esgota no período gestacional, mantendo-se nas cabeças das mulheres depois da hora H.

Depois de terem tido os seus bebés, as mulheres passam por um período de recuperação onde a dor e desconforto podem ser uma realidade.

Desta forma, é importante para as recém-mamãs perceber qual a melhor forma de realizar a higiene íntima pós-parto, para garantirem a correta higienização da região genital.

Esta limpeza é particularmente importante nesta fase, uma vez que, principalmente as mulheres que experienciaram um parto normal, estão agora susceptíveis a contrair infeções na sua região íntima.

Por norma, os conselhos de higiene íntima no pós-parto são bastante unânimes, havendo, inclusivamente, algumas diretivas divulgadas pela própria Ordem dos Enfermeiros.


Acompanhe-nos para saber como realizar a sua higiene íntima pós-parto.

1. Região íntima no pós-parto

Quando ocorre um parto natural, é muito comum que a mamã passe pela episiotomia. Este procedimento diz respeito à incisão realizada no períneo (região muscular que se localiza entre a vagina e o ânus) para ajudar na expulsão do bebé durante o parto.

Este pequeno corte é um procedimento comum e bastante simples mas que, no período pós-parto, faz com que a mamã sinta, mesmo depois de já ter saído do hospital, alguma dor e desconforto.

Desta forma, depois do nascimento do bebé, torna-se extremamente importante a correta higienização desta região, até para que sejam evitadas complicações e infeções na região genital.

2. Como realizar a higiene no dia que segue o parto

Como já referimos, as diretivas para a realização da limpeza no pós-parto são bastante unânimes.
Segundo a Ordem dos Enfermeiros, as mamãs deverão ter cuidados especiais com a higiene íntima no dia a seguir ao parto.

Assim, nas primeiras 24 horas depois do nascimento do bebé, as mamãs deverão garantir que sempre que usem a casa de banho (seja para urinar ou defecar) higienizam a região íntima, lavando-a com água e secando com papel ou com uma toalha limpa.

O uso de absorventes é ainda essencial, devendo estes ser macios e hipoalérgicos. Os pensos higiénicos devem ser trocados a cada 4 horas, podendo a sua troca ser necessária em menor tempo caso se dê uma grande perda sanguínea.

Antes de fazer qualquer tipo de contacto com a região íntima, a mamã deverá lavar muito bem as mãos.

produtos higiene intima pós-parto

3. Como realizar a higiene íntima pós-parto

Passadas as primeiras 24 horas do nascimento do bebé, os cuidados devem ser mantidos durante cerca de um mês para evitar eventuais infeções.


Estes cuidados devem ser feitos mantendo uma rotina diária de higienização da região íntima.

Esta limpeza pode ser feita com mais rigor na hora do banho, lavando-se com água, podendo ser usado um sabão adequado, estando este dependente de aconselhamento médico.

Ainda assim, a lavagem depois da utilização dos lavabos deve também ser mantida.

Nesta fase, é importante recordar que o uso de anti-séticos poderá ser desaconselhado a mulheres sem complicações puerperais.

A mamã deverá manter o uso de absorventes – neste caso, pensos higiénicos – enquanto sentir perda sanguínea, tendo o cuidado de trocar os mesmos com frequência.

O seu médico fez-lhe recomendações sobre as melhores formas de fazer a sua higiene íntima pós-parto? Partilhe connosco a sua experiência pessoal.

Algumas fontes: maemequer  goodcleanlove  vix   bebemamae

ARTIGOS REMOMENDADOS

DEIXA UM COMENTÁRIO