in ,

A rotina do deitar do bebé e da criança

rotina do deitar do bebé

A rotina da criança pode e deve ser promovida. Esta garante, não só a estabilidade da criança e dos pais, como a sua saúde e a criação de hábitos para a vida. Saiba mais sobre a rotina do deitar do bebé e da criança.

Para as mamãs, os papás e o próprio bebé, a rotina é sinónimo de saúde, de segurança e de tranquilidade.

Esta tem, pois, um papel fundamental, cujos efeitos não podem ser negados e cuja ausência pode, inclusivamente, ter efeitos negativos no futuro dos seus filhos.

Segundo estudos realizados, ao longo dos primeiros anos de vida da criança, a promoção da rotina do deitar no bebé pode ter um impacto profundo no desenvolvimento das suas capacidades e na sua saúde global.

Claro que, nos dias de hoje, a criação de rotinas nem sempre é simples e há muitos pais que, por entre horários rotativos e/ou por turnos, acabam por descurar um pouco o papel destes hábitos na vida dos filhos.

Além disso, existem ainda, no geral, muitas dúvidas quanto às melhores formas de promover este tipo de rotina e quanto ao momento de o iniciar.

Hoje, é sobre a rotina do deitar que nos debruçaremos, para explorarmos, sobre esta questão, quais as melhores formas e momentos para criar esta rotina na vida dos seus filhos, bem como as vantagens que daqui pode retirar.

1. A rotina do deitar e os problemas futuros

A rotina do deitar foi já largamente explorada pelos cientistas da área. Um dos trabalhos de referência, no entanto, proveio da Universidade australiana de Queensland, tendo como coordenadora Kate Williams.

Neste estudo, que acompanhou mais de duas mil crianças, a investigadora avaliou as rotinas do deitar face às necessidades do sono infantil, concluindo que a “aprendizagem do dormir” era essencial para ajudar a criança a aprimorar a sua capacidade de aprendizagem e atenção.

Problemas como o déficit de atenção ou as dificuldades escolares eram, segundo este estudo, consequências diretas da ausência de uma rotina do deitar nos bebés e crianças.

2. Começar a estabelecer o hábito

O senso comum determina que a rotina de sono deve começar a ser estabelecida no quotidiano dos bebés a partir dos 3 meses de idade.

Ainda assim, muitos pais tiveram boas experiências com um começo precoce no estabelecimento deste tipo de hábitos.

A partir das 6 semanas de vida, o bebé é já capaz de assimilar as rotinas, embora não consiga, ainda, distinguir dias e noites.

Isto acontece porque a rotina, em si, cria um estado de conforto, habituando a criança a uma determinada ordem diária.

Este hábito não é, claro, recebido pacatamente ou introduzido com facilidade. Durante algum tempo é natural que o bebé riposte perante a rotina do deitar, o que origina momentos de choro.

Isto dependerá, em grande parte, também do dia e do estado de espírito da criança.

Esta é também a razão pela qual, mesmo perante uma gradual aceitação da rotina do deitar, a criança parece, por vezes, regredir neste processo.

Assim, o mais importante para garantir que a rotina de sono é instaurada é a persistência dos pais.

Ainda que o bebé não adira de imediato aos hábitos que se visa estabelecer, é importante que os pais insistam na mesma, tentando que a rotina acabe por ser assimilada.

Esta rotina deverá, evidentemente, adaptar-se às necessidades do bebé e à vida familiar.

3. A rotina do deitar

No começo da sua vida, perceberá que o bebé dorme bastante e que as sestas diurnas são muito frequentes.

Por norma, até aos três meses, os bebés não distinguem bem o dia da noite, mas, ainda assim, os papás deverão começar a promover esta distinção.

Poderão fazê-lo, por exemplo, deixando que o bebé durma, de dia, em ambientes com luz e atividade; ao mesmo tempo que, durante a noite, promovem um ambiente escuro e silencioso.

A rotina do deitar é também moldada pela rotina de alimentação. Quanto mais regradas forem estas rotinas, melhor a criança se adaptará à “ordem das coisas” e mais rápida será a aceitação das mesmas.

Ao estabelecer a rotina de sono, é importante que mantenha sempre a mesma hora para deitar o seu filho, mesmo nos dias em que este está mais agitado e demora mais a adormecer.

Por norma, a hora recomendada para iniciar a rotina é as 18h30. Ainda assim, este horário poderá sofrer alterações consoante as necessidades e hábitos de cada família.

Da rotina do deitar faz parte o tranquilizar da criança, que inclui a sua alimentação, o banho, a muda de fralda, a mudança da roupinha diária para o pijama e, em crianças mais velhas, a escovagem dos dentes e a eventual leitura de uma história.

banner biberonsechupetas.com

É importante que, ao longo do processo, os papás se preocupem com a promoção de um ambiente calmo e tranquilo.

Além disto, embora muitos papás gostem de adormecer a criança e de a deitar depois, para evitar o choro, a verdade é que se torna importante que a criança seja deitada ainda acordada, embora possa estar já levemente grogue.

Desta forma, começará a interiorizar a rotina e evitará o risco de que esta se assuste por acordar num ambiente diferente.

Como instaurou a rotina do deitar do seu filho? Teve bons resultados? Conte-nos como foi, para si, esta experiência.

Algumas fontes: ameninadajoaoxxi  lifestyle.sapo  maemequer maemequer revistacrescer.globo

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Higiene íntima pós-parto

Higiene íntima pós-parto, quais os cuidados que devo ter?

Aveia

Aveia coloidal, porque é utilizada na cosmética de bebé?