Grávida na praia: 7 cuidados essenciais

A grávida na praia deve ter alguns cuidados essenciais, para evitar eventuais problemas para a sua gestação. Sabe quais os cuidados que a gestante deve ter nestas visitas veraneantes?

Então, venha saber mais sobre os cuidados essenciais da grávida na praia com o Bebé a Bordo

A chegada dos dias mais quentes já enuncia o verão e é natural que todas as pessoas comecem a sonhar com os dias de praia. A ideia de passear à beira-mar, de dormitar ao sol, de fazer banhos de mar…. tudo isto parece aliciante. Ainda assim, durante a gravidez, o verão levanta questões diversas. 

Com a chegada dos dias quentes, a gestante quer saber quais as frutas que a grávida deve comer no verão ou qual o melhor protetor solar na gravidez. Além disto, preocupada com os mitos construídos em torno das idas da grávida à praia, as mulheres querem também saber se podem alinhar nesta prática estival. 

Não existe nada que impeça a gestante de fazer praia, havendo, inclusivamente, vários benefícios. A sensação de relaxamento e tranquilidade pode, na verdade, ser bastante positiva para a gestação.

Ainda assim, nesta fase da vida, todo o cuidado é pouco e existem, de facto, alguns aspetos aos quais estas mulheres devem estar particularmente atentas. 

Sabe quais são os cuidados essenciais da grávida na praia? Então, está na hora de saber mais sobre esta temática para aproveitar ao máximo o verão que se aproxima. 

Grávida na praia: 7 cuidados essenciais

1. Cuidados essenciais da grávida na praia: Use protetor solar

O uso de protetor solar é sempre importante mas, tanto por questões de segurança como por questões estéticas, a grávida na praia deve ter uma particular atenção a este aspeto. 

Além de as queimaduras solares poderem ser particularmente perigosas para a gestante, esta tem, ainda, uma maior tendência a desenvolver manchas na pele, sendo muito importante a aplicação de um protetor solar e a sua reaplicação a cada duas horas. (1

protetores solares de corpo

2. Tenha cuidado ao ir ao mar

No momento de fazer o seu banho de mar, é muito importante que considere a sua condição física. 

A grávida na praia deve evitar ir ao mar se este tiver ondas grandes, na medida em que estas podem fazer com que se desequilibre e caia, o que pode ter resultados perigosos para a gestação. (2

Além disso, embora nadar seja bom para a gestante, esta deve evitar fazê-lo em zonas muito fundas do oceano. 

3. Beba muita água

A hidratação é fundamental para o bem-estar da gestante e para o correto desenvolvimento do feto. Um corpo hidratado é mais saudável e pode ajudar na manutenção dos níveis de energia. (3

Para evitar situações de desidratação, muito perigosas na gravidez, deve fazer questão de beber água durante a sua permanência na praia. 

4. Cuidados essenciais da grávida na praia: Não se esqueça de comer (e de forma saudável)

Muitas vezes, na praia, esquecemos de nos alimentar. A agitação em nosso redor ou o estado de repouso em que nos permitimos cair faz com que não sintamos fome. A gestante, no entanto, precisa de se nutrir para garantir o correto desenvolvimento do seu bebé. 

Esta alimentação, no entanto, não deve ceder à tendência veraneante para consumir os alimentos processados que se vendem pelas praias e que, além de pouco terem de saudável, podem nem sempre cumprir as normas de segurança e higiene. 

A grávida na praia deve levar consigo alguns snacks caseiros, como frutas ou frutos secos, para poder alimentar-se bem durante a permanência estival. 

5. Intercale movimento e descanso

A grávida na praia deve ter noção das necessidades do seu corpo. Evitar estados de sedentarismo completo, fazendo algumas caminhadas pela praia, poderá ajudar a manter o corpo exercitado e melhorar os níveis de energia da gestante. 

Ainda assim, caso passe o dia inteiro na praia, também é boa ideia fazer alguns momentos de descanso, indo até um café ou outro ambiente mais fresco, para evitar situações de fadiga intensa ou o sobreaquecimento do seu corpo. 

6. Evite as horas de maior calor

As horas de maior calor (entre as 12 horas e as 16 horas) devem ser evitadas por todas as pessoas, já que a exposição solar é bastante perigosa durante este período temporal. 

A grávida na praia está ainda mais propensa a desenvolver problemas nesta exposição, já que o calor pode fazer com que exista uma vasodilatação, que promova a queda da sua pressão arterial ou o agravamento de eventuais inchaços. (4

7. Cuidados essenciais da grávida na praia: Não fique muito tempo com o fato-de-banho molhado

Outro cuidado essencial da grávida na praia prende-se com o fato-de-banho ou biquíni molhado. 

Depois de ir ao mar, a gestante deve garantir que seca rapidamente ou trocar o seu fato-de-banho por outro, seco. 

A permanência com o fato-de-banho molhado cria, na região íntima, um ambiente húmido e propenso para a proliferação fúngica, o que pode levar a situações indesejadas, como a candidíase na gravidez. (5

Já conhecia os cuidados essenciais da grávida na praia? Quais os cuidados que costuma manter quando vai à praia? Conte tudo às restantes leitoras do Bebé a Bordo

Poderá ser interessante ler também:

Protetor solar na gravidez, qual usar?

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo