7 dicas para gestantes com infeções urinárias 

As gestantes com infeções urinárias sabem bem quão desconfortável e preocupante é esta situação. Felizmente, existem formas de promover o tratamento (ou mesmo prevenir) o aparecimento deste problema.

Venha com o Bebé a Bordo conhecer as melhores dicas para gestantes com infeções urinárias. 

As gestantes podem passar por situações de saúde bastante desconfortáveis e até perigosas para o bebé. Problemas como a anemia gestacional, a hipertensão na gravidez ou até o hipertiroidismo na gravidez podem manifestar-se. 

Evidentemente, quando os problemas de saúde se manifestam durante a gestação, a preocupação sobre os mesmos parece dobrar: não só a gestante se preocupa com o seu bem estar, como quer garantir o correto desenvolvimento e a segurança do seu bebé. 

Um dos problemas mais comuns entre as gestantes são as infeções urinárias na gravidez. Esta situação, usualmente provocada por uma irritação no trato urinário, causada por uma bactéria, pode ser muito desconfortável, provocando dor e ardor na futura mamã. Além disso, esta infeção pode tornar-se algo perigosa para o bebé, se não for devidamente tratada. 

Os cuidados para gestantes com infeções urinárias tornam-se, por isso, muito importantes, sendo de máxima importância que se tente prevenir este problema e resolvê-lo com celeridade, quando aparece. 

Hoje, é sobre esta questão que nos debruçamos. Venha conhecer 7 dicas para gestantes com infeções urinárias e saiba como agir para evitar (ou evitar o agravamento) a infeção urinária. 

infeções urinárias na gravidez

1. Dicas para gestantes com infeções urinárias: evite os alimentos que pioram a situação

Os alimentos a evitar durante uma infeção urinária e os melhores alimentos a consumir durante esta fase da vida estão já amplamente estudados. 

Alimentos como o limão, a carne vermelha ou o chocolate negro são exemplos de alimentos que a gestantes não deverá comer se for afetada por uma infeção urinária. 

Por outro lado, as proteínas vegetais e os alimentos probióticos, como o iogurte, poderão ajudar a solucionar o problema. (1

2. Use pensos de algodão

A escolha dos materiais que entram em contacto com a sua região íntima também é muito importante. 

No momento de escolher os pensos a usar (ou mesmo a roupa interior) deve evitar os produtos sintéticos, preferindo outro tipo de alternativas. (2

A escolha de pensos de algodão irá ajudar a prevenir e a tratar eventuais infeções urinárias na gravidez. 

3. Vá à casa-de-banho sempre que sentir vontade

Conter a vontade de urinar é algo que não deve fazer por várias razões.

Principalmente durante a gravidez, quando a vontade de urinar se torna mais frequente, é natural que sinta vontade de “aguardar” um pouco mais antes de ir à casa-de-banho. 

Ainda assim, reter a urina na bexiga durante mais tempo do que o necessário poderá estar na base do aparecimento da temida infeção urinária na gravidez. 

Assim, o ideal é que vá à casa-de-banho sempre que sentir vontade. 

4. Dicas para gestantes com infeções urinárias: Beba muita água

Estudos realizados demonstraram que o consumo de água em maior quantidade pode ser um forte aliado na prevenção e no tratamento de infeções urinárias. 

Além de ser essencial para manter o seu organismo e o feto saudáveis, o consumo de água poderá ajudar na prevenção desta indesejada situação. (3

5. Use sabonete neutro para lavar a região vaginal

Quando fizer a higiene da sua região íntima, o ideal será que opte por sabonetes de pH neutro e sem aroma. 

Os restantes produtos podem desregular o pH vaginal e promover o aparecimento da infeção urinária. (4

Na higiene íntima na gravidez terá toda a vantagem em preferir este tipo de produto. 

6. Reforce os cuidados de higiene após a relação sexual

sexualidade e a gravidez não são incompatíveis e, certamente, encontrará muitos momentos, incluindo o dia dos namorados com o bebé a bordo onde a partilha íntima se fará especial. 

Ainda assim, considerando os riscos de infeção urinária, é muito importante que reforce os cuidados de higiene após a relação sexual. 
Garanta sempre que se lava cuidadosamente, recorrendo, como já mencionámos, a produtos de pH neutro. 

7. Dicas para gestantes com infeções urinárias: Tenha cuidado quando se limpar

Quando nos limpamos, na casa-de-banho, trata-se de um ato tão natural que raramente pensamos na forma como o fazemos. 

Ainda assim, existe uma forma certa de fazer a limpeza, com o papel higiénico, para evitar a infeção urinária. 

Quando se limpar, procure fazê-lo num movimento da frente para trás, para evitar arrastar matéria fecal para a região da uretra e da vagina. Desta forma, evitará a contaminação destas regiões e eventuais infeções bacterianas. 

Já conhecia todas estas dicas para gestantes com infeções urinárias? Costuma ter todos estes cuidados? Conte às restantes mamãs do Bebé a Bordo como a infeção urinária impactou na sua gravidez. 

Poderá ter interesse também em:

Quer engravidar? Saiba 10 alimentos a incluir na dieta

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo