A gestação: 33ª semana

A gestação: 33ª semana

Gravidez 33 semanas

A gestação: Trinta e três semanas

Muito se passa no corpo e na vida de uma mulher grávida! Gerar um ser é, simultaneamente, o maior trabalho e a melhor dádiva do universo feminino.

E é neste universo sem fim que nos propusemos mergulhar para analisar a gestação semana a semana.
Vimos recentemente o que acontece durante “A gestação: 32ª semana”. Nesta, a nossa mamã fictícia começou a consultar o médico com maior regularidade e a sentir mais os movimentos do feto.

Para ela, a semana que marcou o início desta grande aventura deu-se no dia 29 de Janeiro, tendo a 32ª semana ocorrido entre os dias 3 e 9 de Setembro. Avancemos, agora, até à semana seguinte.

1. A gestação 33ª semana: as datas

Para a nossa mulher modelo, a 33ª semana de gestação vai decorrer entre os dias 10 e 16 de Setembro.

Talvez ela nem diga nada… mas começa a sentir-se preocupada com o momento do parto. A principal preocupação é a de eventuais complicações… mas existem outras.

O parto (seja o primeiro ou não) envolve medos que nem sempre se dizem.

É importante, por isso, que prive com outras futuras mamãs. Elas terão os mesmos anseios e as mesmas preocupações, sendo capazes de lhe dar apoio melhor do que ninguém!

2. Gestação 33ª semana: explanando

Uma excelente forma de partilhar os seus medos com outras pessoas que estejam na mesma fase é fazer aulas de preparação para o parto.

Além de lhe ensinarem as melhores técnicas de respiração e de promover movimentos corporais que serão seus aliados quando der à luz, estas aulas irão responder a algumas das suas perguntas e fazer com que contacte com outras pessoas na mesma situação.

Se assim o desejar, pode até fazê-lo com o seu companheiro, para que ambos estejam preparados na hora H.

Nesta fase, dentro de si, o bebé já tem os pulmões quase totalmente desenvolvidos. Pesa cerca de 2 quilos, consegue distinguir luz e escuridão e não será fã de ter luzes diretamente apontadas para si.

Se nascesse agora, embora seja cedo, teria boas hipóteses de sobreviver e ser totalmente saudável.

Esta é também uma fase de comunicação: fale com o seu parceiro sobre a permanência deste na sala de partos e, se decidirem deixá-lo de fora, convide alguém para a ajudar a viver esse momento.

Seguimos até à gestação na 34ª semana.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo