Dormir de barriga para baixo na gravidez faz mal?

Dormir de barriga para baixo na gravidez

À medida que vamos entrando no mundo da gravidez, notamos que ela altera a nossa rotina a vários níveis. O sono é um dos elementos afetados e também um foco no qual é comum que surjam questões. Saiba se pode dormir de barriga para baixo na gravidez.

Se a gestação já está, por norma, associada à insónia na gravidez, sendo esta uma queixa muito comum entre as futuras mamãs, a verdade é que esta problemática não é a única que põe o sono da gestante no centro das atenções durante as 40 semanas em que o sonho se constrói.

Duas das mais comuns posições para dormir ao longo da vida – de barriga para cima e de barriga para baixo – podem, durante esta fase da vida da mulher, surgir como opções menos desejáveis, por reforçarem os desconfortos associados à gestação.

Ainda assim, o desconforto não é o único medo das futuras mamãs.

Estas querem saber qual é a melhor posição para dormir na gestação e também se dormir de barriga para baixo faz mal, causando algum tipo de problema mais severo no bebé ou na sua própria saúde.

Hoje, é sobre esta questão que nos debruçaremos para responder a algumas questões comuns entre as mamãs.

1. Ouvi dizer que se deve dormir de lado na gravidez. É verdade?

Sim. Por norma, os especialistas indicam que dormir voltada para o lado esquerdo é o ideal durante a gravidez.

Resumidamente, esta seria a melhor posição para dormir porque iria retirar o peso da veia cava, ajudando a promover uma melhor circulação sanguínea.

O recurso a almofadas entre as pernas é também aconselhado, podendo ajudar a gestante na prevenção de eventuais dores musculares.

2. Costumo dormir de bruços.

O conforto é a palavra de ordem e, por isso mesmo, durante os primeiros meses, se está habituada a dormir de barriga para baixo, poderá fazê-lo, sem medos.

A ideia de que dormir de barriga para baixo na gravidez faz mal não tem qualquer suporte científico. Ainda assim, a partir do quarto mês de gestação, é muito improvável que a sua própria fisionomia o permita.

À medida o volume da sua barriga aumenta, esta posição tende a tornar-se desconfortável e outras opções são, por norma, procuradas.

Embora assim seja, tal não significa que exista algum risco associado a esta posição. Dormir de barriga para baixo na gravidez não fará mal ao seu bebé nem irá, como dizem os mitos, “amassá-lo”.

Dentro do útero, o seu bebé estará protegido e seguro.

Dormir de barriga para baixo na gravidez

3. E se, mesmo dormindo de lado, acordar de barriga voltada para baixo?

Não há qualquer problema. Se já passou os primeiros meses de gestação e acordar de barriga para baixo, tal não implicará qualquer risco para si ou para o bebé.

Ainda assim, se tal aconteceu, é possível que tenha sido justamente o desconforto da posição a acordá-la.

Neste caso, bastará que vire de lado e tente voltar a dormir. Lembre-se de que as noites de sono são fundamentais para a gestante, para garantir o seu correto repouso.

Qual era a sua posição favorita para dormir durante a gestação? Até que fase conseguiu dormir de barriga para baixo? Queremos saber como foi a sua experiência.

Algumas fontes: livestrong  whattoexpect  delas brasil.babycenter  gestacaobebe

ARTIGOS REMOMENDADOS

8 Comments

  1. ketty justino
  2. Bárbara
  3. Carina
  4. Maria Lígia
  5. Adriana
  6. Mary
  7. EVA CARDOSO BRAGA
  8. Cristina

Comente este artigo