7 tipos de desconforto mais comuns na gravidez

A gestação é, sem dúvida, uma das mais belas fases da vida de uma mulher. Ainda assim, negar o desconforto na gravidez seria ilusório. Efetivamente, existem tipos de desconforto comuns na gravidez, que muitas mulheres conhecem bem e com os quais convivem durante 9 meses. Venha conhecer os 7 tipos de desconforto mais comuns na gravidez com o Bebé a Bordo.

Fazendo o balanço entre o positivo e o negativo, quase todas as mulheres que já foram mamãs irão enaltecer o melhor lado da gravidez e descrevê-la como uma época de grande felicidade.

Sem dúvida, o instinto maternal, aliado ao grande desejo de trazer ao mundo um filho, parece fazer com que apenas o lado mais belo da gestação permaneça nas mentes destas guerreiras do dia-a-dia.

Ainda assim, com todo o realismo, a verdade é que a gestação não se pauta apenas pela felicidade inebriante de uma maternidade iminente.

Muitas mulheres convivem com o desconforto durante os 3 trimestres de gestação e constroem, semana a semana, uma história de amor que tem, também, um lado menos confortável.

Hoje, limpamos o tabu que rodeia o lado mais negro da gravidez para conhecermos os tipos de desconforto mais comuns na gravidez e reconhecermos a sua existência, ao mesmo tempo que explicamos as suas causas e razões.

Se quer conhecer os tipos de desconforto mais comuns na gravidez, este artigo foi feito especialmente a pensar em si!

1. Tipos de desconforto comuns na gravidez: náuseas Alimentos para minorar os enjoos na gravidez

É uma das problemáticas mais frequentes nas conversas entre gestantes e também um dos tipos de desconforto mais comuns na gravidez: as náuseas ou “enjoos matinais”, como muitas vezes são apelidadas, são um desconforto muito usual nas mulheres grávidas, principalmente no primeiro trimestre de gestação.

As náuseas são provocadas essencialmente pelas alterações hormonais sofridas pelo corpo da mulher e tendem a iniciar no começo da gestação, começando a desaparecer pela 16ª semana de gestação.

2. Dores de dentes

As náuseas e o decorrente vómito são, em parte, responsáveis por outro tipo de desconforto comum na gravidez: a dor de dentes.

Embora as dores de dentes possam ter várias causas, na gestação estas dão-se, frequentemente, devido à fragilidade do esmalte perante o ácido estomacal proveniente do ato de regurgitar (que pode levar a dentes partidos e ao aparecimento de cáries) e também por existir uma maior sensibilidade na região das gengivas.

3. Fadiga sono na gravidez

Muitas gestantes apontam a fadiga como um dos tipos de desconforto mais comuns na gravidez. Esta sensação, que frequentemente toma a forma de sono, pode fazer com que a gestante sinta uma maior necessidade de dormir e passe, inclusivamente, o dia inteiro a bocejar.

Este sintoma deve-se ao facto de o corpo estar, agora, a gastar mais energia, funcionando como espaço de desenvolvimento de um novo ser.

Além disso, esta sensação de cansaço deve-se ainda ao facto de a mulher estar a viver uma fase na qual as alterações hormonais e metabólicas se juntam, ainda, a uma quebra nos índices de açúcar no sangue.

4. Tipos de desconforto mais comuns na gravidez: Azia Mulher grávida com azia

A azia é outro desconforto comum na gravidez. Esta acontece porque o aumento dos níveis de progesterona no organismo da mulher promove o relaxamento da válvula que liga o estômago e o esófago, ao mesmo tempo que desacelera, também, o processo digestivo.

Assim, ao de aumentar a produção de ácido gástrico, o corpo feminino responde com a sensação de azia que, mediante o crescimento do bebé e à pressão do mesmo sobre o estômago, pode degenerar em refluxo.

5. Prisão de ventre 

A prisão de ventre na gravidez é outro dos tipos de desconforto mais comuna na gravidez.

Principalmente no final da gestação (embora possa começar logo no primeiro trimestre, para algumas mulheres), muitas grávidas queixam-se de sentirem bloqueio, dificuldade em obrar e dores de barriga.

Esta problemática deve-se à alteração hormonal da mulher e tende a piorar quando a pressão do bebé sobre os intestinos promove um funcionamento mais lento dos mesmos.

6. Dor de cabeça Dor de cabeça na gravidez

Entre os tipos de desconforto mais comuns na gravidez encontramos a dor de cabeça. Podendo ser tensionais ou enxaquecas, estas dores poderão ser naturais ou servir como sinal de alarme para problemas tão severos como a pré-eclâmpsia.

No começo da gestação, esta sensação indicia, por norma, o aumento da progesterona e as alterações hormonais. Ainda assim, as dores de cabeça podem ainda ser provocadas por situações como a tensão nervosa, o cansaço ou a desidratação.

Este é um desconforto que tende a melhorar depois do 2º trimestre.

7. Tipos de desconforto mais comuns na gravidez: Insónia Insónias na gravidez

A insónia é outro desconforto que pode preocupar as futuras mamãs. Este surge, por norma, devido às alterações anatómicas, com o ganho de peso e o crescimento do ventre, que dificultam que a gestante encontre uma posição confortável para dormir.

Além disso, a dificuldade respiratória ou as dores no corpo, comuns no final da gestação, podem promover, também, a insónia.

Sentiu algum dos 7 tipos de desconforto mais comuns na gravidez? Qual/Quais dele/s? Conte às restantes mamãs do Bebé a Bordo quais foram os aspetos mais desconfortáveis da sua gestação e como os amenizou.

A sua experiência será, por certo, de grande utilidade para elas.

Algumas fontes: farmaciasportuguesas americanpregnancy vounascer  stanfordchildrens webmd vidaativa

ARTIGOS REMOMENDADOS
ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo