10 dicas de cuidados de beleza na gravidez

Cuidados de beleza na gravidez

É um cliché comum: as mulheres grávidas ficam mais bonitas. E não é mentira. Mas, apesar disto, existem muitas gestantes que, durante o período gestacional, não se sentem desta forma. Se é uma delas, recorde-se de que, por vezes, para se sentir bem, tudo o que precisa é de impulsionar um pouquinho a autoconfiança. Para tal, nada melhor do que alguns cuidados de beleza, seguros para a gravidez e eficazes no seu resultado.

Confira 10 dicas de cuidados de beleza na gravidez com o Bebé a Bordo.

Não é por acaso que se diz que as mulheres grávidas têm um esplendor particular.

Da pele, geralmente mais brilhante, ao cabelo mais forte, passando pelo sorriso explicito no rosto, a verdade é que as mulheres, durante a gestação, tendem a emanar uma energia positiva e uma aparência que as destaca.

Ainda assim, como todos sabemos, a beleza não é apenas derivada de um conjunto de pormenores externos.

A beleza começa, talvez, na postura adotada e que provém, fundamentalmente, da autoestima de cada pessoa.

Assim, de pouco importará que a pele ou o cabelo estejam no seu auge, se a gestante não se sentir bonita ou estiver focada nos pontos negativos da sua aparência.

Convenhamos, também, que, durante a gestação, a autoconfiança das mulheres se depara com alguns desafios: as alterações ao corpo, nomeadamente com o crescimento do ventre; o mal-estar, as náuseas e vómitos e situações como o aumento da oleosidade da pele, o inchaço do corpo ou o aparecimento da celulite gestacional ou de estrias.

São, efetivamente, muitas as circunstâncias que podem fazer com que uma mulher grávida não se sinta bonita.


Independentemente do que sinta, a verdade é que a gestação é um tempo durante o qual – seja para se sentir melhor consigo mesma ou simplesmente para se mimar – não será proibido (nem desaconselhado) que continue a procurar alguns miminhos estéticos.

Os cuidados de beleza na gravidez terão, evidentemente, de ser seguros para a mamã e o feto mas, ainda assim, encontrará um vasto leque de opções que irão ajudar a garantir uma aparência cuidada e bonita, aumentando a sua autoestima e fazendo com que se sinta a mais bonita das pré-mamãs.

Acompanhe o artigo e tire as suas notas sobre as nossas 10 dicas de cuidados de beleza na gravidez.

1. Hidratação, hidratação e hidrataçãoGravides e o uso de cremes gordos

Não é demais recordar: a hidratação é extremamente importante durante a gravidez.

Falamos, aqui, de três tipos distintos de hidratação e que, por isso mesmo, merecem um reforço particular.

Em primeiro lugar, para garantir, não só a sua saúde e a do bebé, mas também uma aparência melhor, é importante que comece por se hidratar, bebendo água.

A hidratação do corpo depende muito dos seus hábitos de consumo de água, sendo que estes garantem o correto funcionamento dos órgãos e, consequentemente, o desenvolvimento do seu bebé e a beleza da sua pele.

Externamente, é importante que hidrate o seu rosto, recorrendo a cremes específicos para o efeito e evitando, ainda assim, alguns dos ingredientes que possam ser nocivos (muitos dos quais surgem, com maior regularidade, nos cremes anti-idade).

A hidratação cutânea do corpo é também fundamental, sendo uma das melhores formas de prevenir o aparecimento de estrias. Os cremes gordos terão, aqui, um papel fundamental.

2. Cuidados de beleza na gravidez: as unhas 

pintar as unhas na gravidez

Pintar as unhas na gestação ou fazer verniz de gel ou gelinho não está proibido e são alguns dos cuidados de beleza na gravidez que poderá fazer para aumentar a sua auto-estima.


Ao realizar esta atividade deverá apenas recordar três cuidados extra que deve ter.

O primeiro será evitar produtos que contenham os “ingredientes perigosos”. Falamos, aqui, do DBP (Dibutil Ftalato), o Formol ou o o Tolueno, elementos que podem ser prejudiciais durante a gestação e que servem, fundamentalmente, para aumentar a fixação e durabilidade dos produtos.

O segundo passará por evitar o uso de produtos que nunca testou e que, como tal, não sabe se não poderão ser motivadores de reações alérgicas indesejadas.

O terceiro prende-se com os momentos diretamente antes do parto, nos quais deverá evitar pintar as suas unhas com tonalidades opacas e escuras, uma vez que poderão implicar com alguns dos exames na hora H.

3. Massagens para a futura mamã tratamentos de SPA na gravidez

Embora devam ter alguns cuidados – nomeadamente a escolha de locais que sigam as normativas de segurança e higiene e de profissionais qualificados e habituados a trabalhar com gestantes – as massagens podem ser muito úteis na gestação.

Estas poderão minorar as dores, a sensação de cansaço e melhorar o funcionamento do sistema sanguíneo, reduzindo ainda os inchaços que tanto incomodam as mulheres nesta fase da sua vida.

4. Limpezas e tratamentos faciais

Este tipo de tratamento, muito comum em SPA’s, é permitido para as gestantes, embora seja aconselhável que fale com o médico que a acompanha antes de os realizar.

Nestas sessões, será importante a utilização de produtos naturais, sem químicos e, principalmente, que não contenham ingredientes potencialmente nocivos, como o ácido retinóico.

5. Mimar o seu cabelo

O cabelo da gestante fica, por norma, mais forte e bonito. Ainda assim, pode impulsionar a sua sensação de bem-estar, garantindo que este se apresenta no seu melhor.

Para tal, poderá optar por hidratar o seu cabelo nas lavagens, por recorrer a produtos que estimulem o seu brilho (tendo o cuidado de evitar os produtos com ingredientes tóxicos e/ou nocivos) ou por pintar o cabelo com tinta sem amoníaco ou com henna.

6. Uma pele protegida

Muitas gestantes notam que o rosto apresenta manchas durante a gestação. Um dos cuidados de beleza na gestação que poderá fazer como rotina é o uso de protetores solares com SPF de 30 ou superiores na zona do rosto.

Isto irá proteger a futura mamã do sol e ajudará a evitar o aparecimento das indesejadas manchas.

7. Faça exercício físico

Hidroginástica, ioga ou caminhadas poderão não ser, para si, sinónimos de cuidados de beleza na gravidez mas, assim que começar, verá que os resultados se notam, justamente, na sua aparência e bem-estar.

8. Um estilo inegável

Dos cuidados de beleza na gravidez não poderão faltar aqueles que dizem respeito ao seu armário. Escolha roupas confortáveis mas que a façam sentir-se bem consigo mesma e bonita.

Lembre-se que o bem-estar não passa apenas pela saúde mas também pela sua felicidade perante a sua própria imagem.

9. Jóias e acessórios O uso de jóias na gestação

Por vezes, para completar a sua beleza, pequenos pormenores podem fazer a diferença. O uso de alguns acessórios ou jóias irão, com toda a certeza, ser aliados nos cuidados de beleza na gravidez.

Tenha algum cuidado com o uso de anéis, principalmente nas estações mais quentes, uma vez que os dedos das gestantes poderão inchar.

10. Um toque de maquilhagem 

A maquilhagem na gravidez

Não precisará de muita maquilhagem – embora se recomende que escolha produtos de qualidade – para dar à sua aparência um toque especial.

A aplicação de alguns produtos no rosto, com um toque natural e clássico, poderá fazer com que se sinta ainda mais bonita nesta fase da sua vida.

Quais os cuidados de beleza na gravidez que integrou na sua rotina durante a gestação? Quais foram os resultados? Queremos saber como viveu este momento.

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo