Como fazer bolo de chocolate saudável para as crianças?

Conseguir conciliar o desejo do seu filho por doces e a vontade de o alimentar de forma saudável nem sempre é simples. Ainda assim, é possível! Saiba, com o Bebé a Bordo, como cozinhar um bolo de chocolate saudável para as crianças.

O amor das crianças pelos doces, incluindo chocolates e gomas, é bem conhecido. Ainda assim, por norma, os pais tentam evitar a todo o custo dar estas iguarias aos seus filhos, já que estas têm grandes quantidades de açúcar e não são consideradas saudáveis.

O aumento da disponibilidade da informação sobre nutrição, no entanto, abriu o espaço para que os pais comecem a procurar alternativas mais saudáveis que substituam os tradicionais doces, como o pudim flan ou as sobremesas de chocolate.

Sendo que o chocolate representa um dos sabores favoritos de quase todas as pessoas, várias questões se levantam sobre a confeção com este ingrediente. Muitas pessoas questionam se podem comer chocolate na gravidez e se deliciam ao descobrir que os benefícios do chocolate amargo para a sua dieta

Amargo e crianças, no entanto, parece não rimar. Por isso mesmo, a procura por alternativas docinhas e saudáveis continua depois de o bebé nascer. Saiba como fazer um bolo de chocolate saudável para as crianças.

Como fazer bolo de chocolate saudável para as crianças

Açúcar e outros elementos que pode substituir

Uma vez que se torna impossível negar às crianças os doces que tanto desejam, sempre que estas o pedem, o ideal será que compreenda como pode, pela substituição de ingredientes, alcançar um sabor apelativo e uma receita saudável.

O açúcar, no caso dos bolos, é o primeiro elemento a considerar. A discussão entre o uso do açúcar branco, amarelo ou mascavado é bem antiga e, neste caso, faz sentido. Uma vez que o açúcar branco é mais processado, este elemento pode (deve) ser substituído pelas alternativas. Entre os açúcares, a melhor opção será o açúcar mascavado (mascavo).

Ainda assim, pode também considerar adoçantes naturais, como a stevia ou o mel.

Poderá ainda substituir a tradicional farinha de trigo por outras, como a farinha de aveia ou a farinha de arroz e, em algumas situações, até trocar os ovos por iogurte natural. 

Uma receita de bolo de chocolate saudável

Para que possa experimentar uma receita muito simples e fantástica de bolo de chocolate saudável para as crianças, deixamos a nossa:

Ingredientes

– 3 ovos
– 1+1/2 chávena (xícara) de farinha de arroz
– ½ chávena de farinha de trigo com fermento
– ½ colher de chá (c.c.) de fermento
– 1 chávena de cacau magro em pó
– 1 chávena de açúcar mascavado
– 1 colher de sopa (c.s.) de óleo de coco
– raspa de baunilha (a gosto) 
– ½ chávena de água morna

Preparação

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Peneire e misture as farinhas e o fermento. 
Entretanto, numa taça aparte, bata os ovos com o açúcar, o óleo de coco, a raspa de baunilha e a água morna, até que a mistura esteja homogénea.

Junte, aos poucos, as farinhas à mistura e envolva bem.

Unte uma forma com margarina e coloque a massa dentro desta, levando ao forno por 40 minutos.

Gostou da nossa receita? Partilhe com os restantes pais do Bebé a Bordo, nos comentários, a receita saudável que costuma preparar para os seus filhos.

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