in ,

Chás para bebés, qual escolher?

chás para bebés

Chás para bebés, a nossa cultura assenta muito nos tratamentos “caseiros”.

Não há ninguém que não tenha tentado curar uma maleita com o recurso ao chazinho natural ou que não tenha, pelo menos, ouvido um ancião dizer, na sua sabedoria ancestral, “um chá resolvia esse problema”.

As propriedades das plantas que dão origem a estas infusões não são desconhecidas e muitas são, mesmo, sustentadas por estudos clínicos e científicos, sendo inclusivamente utilizadas na indústria farmacêutica.

Mamãs galinhas como somos, é natural que tentemos passar este conhecimento para ajudar a resolver, também, os problemas e desconfortos dos nossos pequenos.

As cólicas em bebés, a sua dificuldade em dormir ou eventuais desconfortos digestivos são alguns dos aspetos menos positivos do quotidiano da criança e situações que todas nós gostaríamos de apagar do seu dia-a-dia.

Ninguém gosta de ver o sofrimento do bebé!

Perguntámo-nos, por isso, qual seria o papel dessa receita à base de chá que os nossos pais e avós trazem na algibeira, já desde a antiguidade.

Hoje, é no mundo do chá que mergulhamos e é nele que propomos que entre connosco para ficar a saber as propriedades, os riscos, as vantagens e as opções no que respeita a esta temática.

Convidamo-lo, por isso, a tomar connosco este “chá das cinco”, no qual o melhor acompanhamento será, sem dúvida, o conhecimento aprofundado sobre a melhor forma de apresentar esta bebida ao seu filho, sem correr quaisquer riscos.

1. Quando introduzir o chá 

A receita do chazinho é antiga e sabemos bem que, para cada mal, haverá um chá.

Faz parte da tradição curandeira que, desde sempre, estuda as propriedades das ervas e das plantas, tentando trazer para o conhecimento globalizado o melhor do mundo natural.

Apesar das maravilhas que a Mãe Natureza sempre nos trouxe, é preciso encarar essa ajuda natural com respeito e moderação: nem todas as infusões de plantas fazem bem e, acima de tudo, nem todas são adequadas para crianças.

Antes de mais, é necessário que considere a idade do seu bebé.

Até aos 6 meses de vida, os pediatras costumam aconselhar as mamãs a manterem uma alimentação exclusivamente à base de leite materno, desaconselhando, inclusivamente, a água.

O leite materno é muito nutritivo e rico e contém, por si só, tudo o que a criança precisa para estar bem nutrida e hidratada.

Na verdade, a introdução de qualquer outro líquido nesta fase pode ser nociva, fazendo com que, durante a mamada, o bebé sinta mais saciedade e, como tal, mame menos.

Isto pode ter efeitos nocivos no que respeita às quantidades essenciais que a criança deve ingerir para estar bem alimentada.

2. Depois da fase de aleitamento

Passado o marco dos seis meses, a mamã não deverá, ainda, avançar para os chás.

O primeiro passo, muito importante para a garantia de uma alimentação correta, será a consulta de um pediatra.

Apenas este poderá dizer-lhe se pode ou não introduzir estas infusões na rotina alimentar do seu bebé e recomendar-lhe quais os melhores aliados para aliviar os sintomas da criança.

No momento em que a alimentação da criança expande, para abranger outros líquidos além do leite e outros alimentos (como as primeiras sopas ou as primeiras papas), é importante recordar que não existe nada melhor para saciar a sensação de sede do que a água.

Ao introduzir as infusões naturais, no entanto, há alguns fatores a considerar.

Em primeiro lugar, todos os chás estimulantes (como é o caso do chá preto ou verde) e que contém teína devem ser considerados proibidos na alimentação do bebé.

Também os chás em saquetas, mais processados, devem ser evitados.

Os chás devem sempre ser feitos pela infusão da erva natural e posteriormente coados ou, em alternativa, adquiridos para o efeito da alimentação infantil, existindo já várias hipóteses no mercado.

Os chás para bebés não devem, em nenhuma circunstância, substituir um regime alimentar variado ou o consumo de água.

3. Os melhores chás para bebés

Quando o médico permitir a introdução de chás para bebés, será o momento de conhecer alguns dos seus melhores aliados na promoção de um sono tranquilo e de um dia sem cólicas: a camomila, a erva-cidreira, a erva-doce e o funcho são algumas das ervas cuja infusão fará dos melhores chás para bebés.

Hoje em dia, algumas marcas voltadas para a produção de alimentos infantis alargam já o seu espetro às necessidades das crianças, lançando alguns preparados de chás adequados aos mais jovens.

Estes chás para bebés são, por norma, à base de ingredientes como funcho, lúcia-lima, cidreira quando visam o tratamento das cólicas em bebés; acrescentando a camomila na busca por um soninho calmo e tranquilo.

Estes têm um sabor que apela ao gosto do bebé e não devem ser servidos com açúcar.

Com que idade deu o primeiro chá ao seu filho? Como é a sua experiência com chás para bebés?

Conte-nos tudo sobre a forma como viveu esta experiência.

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Mulher grávida em uma sessão fotográfica durante a gravidez

6 ideias para sessão fotográfica na gravidez

Caminhada na gravidez

Caminhada na gravidez, posso fazer?