in

Primeira sopa do bebé, que nutrientes escolher?

A primeira sopa do bebé

Primeira sopa do bebé, que nutrientes escolher?

A primeira sopa do bebé

Primeira sopa do bebé, que nutrientes escolher?

Ainda ontem nasceu e já está com 4 mesinhos. O tempo passa a correr, não é? De repente, o crescimento traz novas necessidades. Com o coração materno recheado de amor, começa a notar que surgem questões novas.

Uma delas tem a ver com os nutrientes da primeira sopa do bebé, as suas bases de ingredientes e a forma como deve introduzir os novos sabores ao seu rebento.

As dúvidas são naturais e comuns no momento de dar a primeira sopa do bebé.

Conhecer as opções mais nutritivas, os legumes com melhores propriedades e os que são, por agora, proibidos, será fundamental para garantir uma dieta saudável e o normal desenvolvimento do seu filho.

Já que vai entrar, muito em breve, no universo do “aviãozinho” com as colheres de sopa, convidamos para que viaje uma vez mais connosco.

Hoje o destino é a primeira sopa do bebé!

Tem partida agora mesmo e vai levar-nos a conhecer tudo o que precisamos de saber no momento de entrar no mundo da preparação das primeiras sopinhas.

1.Primeira sopa do bebé: quando?

A primeira pergunta que poderá ter relativamente à primeira sopa do bebé refere-se ao momento correto de fazer a introdução deste novo alimento na dieta do seu filhote.

A sopa será, a par com a papa, a primeira introdução alimentar além do leite.

Esta novidade acontece, por norma, entre os 4 e os 6 meses da criança.

Ainda assim, o momento indicado deve ser discutido com o pediatra que acompanha o seu filho. Lembre-se de que ninguém conhecerá melhor as necessidades dele.

2. As bases da primeira sopa do bebé

Por norma, no momento da introdução de novos alimentos na rotina alimentar do bebé, o pediatra costuma aconselhar que esta se faça através de alimentos sem glúten (papas), legumes e frutas, sendo que, geralmente, a sopa é a primeira refeição a ser sugerida.

Nos primeiros tempos, os pediatras costumam recomendar à mamã que sirva sopa sem sal e que mantenha a mesma base e sabor durante alguns dias, para que o bebé possa habituar-se.

Para ele, o universo da comida é uma novidade e, por isso mesmo, é muito importante que conheça bem o sabor da sopinha e que se acostume a ele.

A consistência deve, também, ser sempre a mesma, para não criar estranheza na criança. Se assim o entender, poderá temperar a sopa do bebé com uma colherzinha de chá de azeite cru, depois de a terminar.

Os três elementos fundamentais da sopa do bebé são, segundo os nutricionistas e pediatras, a batata, a cenoura e a abóbora. Assim, por norma, o bebé é introduzido a este universo com uma de duas combinações: batata e cenoura (creme de cenoura) ou batata e abóbora (creme de abóbora).

3. As duas principais sopas

Como referimos, o creme de cenoura e o creme de abóbora são duas das sopas favoritas dos pediatras para iniciar a introdução de novos ingredientes na rotina alimentar da criança. Vamos, agora, descobrir porquê!

cenoras

3.1. Creme de cenoura

A cenoura é um ingrediente muito especial e com propriedades magníficas. Contendo, na sua composição, fibras vegetais, beta-caroteno e vitamina A, este vegetal é essencial para o organismo.

O consumo deste vegetal irá garantir uma melhor digestão, promover o bom funcionamento intestinal e reduzir o risco de doenças coronárias e cardíacas.

Além disso, como costumamos dizer “faz os olhos bonitos”. Não será tanto fazê-los “bonitos”, claro, como fazê-los “saudáveis”.

A cenoura transforma o seu beta-caroteno em vitamina A, ajudando a melhorar a visão noturna e a prevenir doenças oculares.

Por fim, tratando-se de um alimento muito nutritivo, este é um legume pouco calórico, que dará uma sensação de saciedade, ao mesmo tempo que ajuda a quebrar os lípidos e gorduras do organismo.

abóboras em fundo branco

3.2. Creme de abóbora

A abóbora é outro ingrediente de ouro no momento de cozinhar para o seu filho.

Esta age no sentido de proteger o sistema ocular, respiratório e imunológico da criança.
Da sua composição fazem parte as vitaminas A,C e E, bem como o magnésio, o fósforo, o ferro, o sódio e o potássio.

Ao mesmo tempo que estimula o sistema imunológico do seu filho, este ingrediente irá melhorar o funcionamento intestinal devido à presença de fibras e evitará as temíveis cólicas com as quais os mais pequenos tanto sofrem.

Além disso, como confere à sopa um sabor levemente adocicado, esta é uma das grandes favoritas dos mais pequenos no que diz respeito ao sabor.

Em ambas as sopas, a batata age como um ingrediente que ajuda a dar consistência às sopas, ao mesmo tempo que lhe fornece uma textura de creme, apetecível e deliciosa.

Devido à presença de hidratos de carbono, permite ainda que o seu bebé tenha mais energia e que receba uma dieta mais nutritiva e calórica.

4. Depois da primeira sopa

Ainda não vamos explorar todo o enormíssimo universo das sopas para bebé.

Ainda assim, para que veja a dimensão deste, deixamos, já, alguns dos ingredientes que se juntarão, mais tarde, à cenoura e à abóbora, para tornar a dieta do seu filho mais completa e diversificada.

Depois da primeira sopa do bebé, alguns dos ingredientes que passará a usar serão a courgette (ou aboborinha), o feijão-verde, o alho-francês, a couve-flor, a beringela, o agrião, a couve lombarda e as nabiças.

Poderá ainda introduzir o arroz e o milho triturados nestes cremes de bebé.

Por outro lado, existem ingredientes que não deverá introduzir tão cedo na alimentação dos mais jovens.

Entre eles, destacamos o nabo, o tomate e os espinafres. Deverá ainda evitar alimentos que contenham glúten.

Quais foram as primeiras sopas do seu bebé? Não deixe de nos contar tudo sobre a aventura que viveu no momento de introduzir este alimento.

Clique em uma estrela para avaliar.

Average rating 0 / 5. Votos: 0

ARTIGOS REMOMENDADOS

Escrito por Bebé a Bordo

Saiba mais sobre maternidade, gravidez, bebé e desenvolvimento infantil, com os nossos artigos. Traga o bebé a bordo e veja o que preparamos para si!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

sopas recomendadas na gravidez

6 Sopas recomendadas na gravidez, come alguma?

semente de chia na gravidez

Semente de Chia é um superalimento, é bom na gravidez?