6 ideias para sessão fotográfica na gravidez

Sessão fotográfica na gravidez

A gravidez é uma fase da vida da mulher que perdura muito além das 40 semanas de gestação.

Tratando-se da mais bela fase da sua existência, é também o momento que permanece na memória e que arranca sempre um sorriso à mamã.

Esta será sempre a reação quando recordar o crescimento da sua barriguinha, o primeiro pontapé, a primeira vez que conseguiu ouvir o batimento cardíaco do seu filho.

São momentos únicos e que, embora passem, nunca se esquecem. É, verdadeiramente, a magia da construção da maternidade.

Assim sendo, é natural que as mamãs queiram, cada vez mais, guardar uma memória mais física e concreta destas semanas onde o amor se desenvolve, passo a passo, no seu ventre.

E, num mundo que, a cada dia, apresenta mais alternativas tecnológicas, fazê-lo é muito simples.

Perpetuar em imagem o momento da gestação é algo que muitos casais escolhem fazer, recorrendo a uma sessão fotográfica na gravidez.

As fotografias podem ter diversos cenários, diversas envolventes, diversas ideias.

Nelas, a grávida poderá ser a única protagonista ou, em alternativa, poderá ser apenas personagem numa família feliz por receber um novo membro.

Com tantas opções, por vezes, torna-se difícil saber o que fazer, em concreto, no momento de agendar a sua sessão fotográfica na gravidez, para garantir que consegue as melhores e mais originais imagens da gestação.

Neste artigo viajaremos consigo ao mundo da sessão fotográfica na gravidez, para lhe apresentarmos seis ideias que nos parecem originais e belíssimas para todas as futuras mamãs que queiram gravar em imagem o melhor desta época das suas vidas.

Mulher grávida em uma sessão fotográfica durante a gravidez

1. Sessão fotográfica na gravidez – Arte e gravidez

Começamos por apresentar uma opção marcante para todas as mulheres ousadas, que queiram viver, da forma mais artística, a sua sessão fotográfica na gravidez.

A arte gestacional, com as suas pinturas alusivas à gestação ou com temáticas infantis, será uma excelente opção.

Além de ser original e artística, a pintura irá permitir que integre elementos únicos, na criação de uma peça que será apenas suas, irreprodutível e repleta de significado.

Se preferir, no entanto, será também interessante gravar o momento da criação de uma barriga de gesso, que imortalizará a sua forma de gestante, ao mesmo tempo que lhe dará uma obra de arte igualmente única.

Esta sessão fotográfica, a acompanhar o processo da criação do gesso, será bastante divertida e gravará, por certo, momentos únicos de felicidade.

2. Passo a passo

Não costuma ser uma das opções mais comuns, devido à sua extensão temporal mas uma ideia irreverente e única de gravar em fotografia a sua gestação será fazê-lo passo a passo.

Uma sessão fotográfica na gravidez que possa ser realizada mês a mês ou semana a semana irá, certamente, resultar numa verdadeira história de mudança e crescimento.

Quando aliadas, no final, estas fotografias contarão, pois, a construção de um conto de amor, que veio do nada e terminou com o seu filho nos braços.

Uma ideia engraçada será fazer estas fotos sempre no mesmo local e na mesma posição e criar, no final, um quadro evolutivo da forma como a gravidez se foi imprimindo no seu corpo.

3. Amor e família

Muitos casais gostam da ideia de marcar em conjunto a sessão fotográfica na gravidez.

Quando é o primeiro filho, estas sessões abrem hipóteses infinitas, permitindo verdadeiros quadros de amor entre o futuro pai e a futura mãe e imagens tão emblemáticas como ambos a segurarem o ventre crescido onde o seu bebé toma forma.

Caso já exista um filho (ou mais) a sessão pode incluir outras ideias, como o recurso aos quadrinhos, onde diga o nome e a idade de cada um, incluindo do que ainda não nasceu.

Uma oportunidade de improvisar em família e de ser verdadeiramente criativo.

4. Contraluz

Com a forma da gestante – a mais bela forma que o corpo da mulher pode ter – será uma excelente ideia aproveitar um pôr-do-sol para fazer uma sessão fotográfica na gravidez em contraluz, marcando a silhueta da grávida contra um fundo de cores mornas.

Estas sessões fotográficas costumam apelar às gestantes que se sentem mais ligadas à hora do crepúsculo e que procuram guardar para sempre os traços do seu corpo durante este momento de partilha com o bebé.

5. Nu artístico

As mamãs mais ousadas e que se sintam confortáveis para tal não irão resistir à oportunidade de fazer uma sessão fotográfica onde possam mostrar por completo a beleza daquele momento das suas vidas.

Sem roupas e com o brilho do seu sorriso, esta será uma sessão fotográfica onde o ponto principal estará na alegria que despe de preconceitos e medos toda a história da gestante, levando-a a um espaço de partilha onde o corpo é o maior e melhor símbolo do amor materno.

6. Representacional

Uma sessão fotográfica na gravidez poderá também ser feita em estúdio, permitindo assim que crie um cenário só seu, adequado aos seus gostos e preferências e com elementos que marquem a sua história ou que vinquem as suas ideologias.

Poderá, neste caso, recorrer a elementos que representem a sua estética de vida, de pensamento ou simplesmente a sua família. As opções são infinitas e prometem os melhores resultados.

Realizou uma sessão fotográfica na gravidez? Como optou por fazê-la? Não deixe de nos contar como viveu esta experiência e de partilhar connosco o resultado, mostrando a sua fotografia favorita.

ideias para sessão fotográfica na gravidez

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo