Benefícios de fazer praia na gravidez

Existem vários benefícios de fazer praia na gravidez e, embora também seja necessário que a gestante tenha alguns cuidados especiais, vale a pena conhecer as vantagens desta prática. Sabe quais os benefícios de fazer praia na gravidez?

Então, fique a saber quais são com o Bebé a Bordo

Quando o verão se aproxima, as gestantes começam a sonhar com a praia. Gosto comum de quase todas as mulheres, esta ideia parece apelativa mas gera, também, alguns medos. 

Durante a gestação, a mulher grávida coloca a si mesma várias questões sobre as práticas mais indicadas e aquelas que podem oferecer perigos.

Assim, da alimentação ao desporto e passando pelas atividades de lazer, são muitas as perguntas que surgem na mente destas futuras mamãs. 

Perguntas sobre os benefícios da meditação ou quais as melhores frutas a ingerir no Verão são colocadas durante esta fase da vida. E, assim, questão a questão, a gestante vai tentando construir uma vida saudável e propícia ao bem-estar e ao desenvolvimento do seu bebé. 

Sobre a praia, também existem várias questões. A gestante quer saber, por exemplo, quais os cuidados essenciais da grávida na praia ou quais os benefícios de fazer praia na gravidez. 

Hoje, quisemos dar resposta a esta última questão. Se quer saber quais os benefícios de fazer praia na gravidez, encontrou o artigo certo para si. 

Benefícios de fazer praia na gravidez

1. Benefícios de fazer praia na gravidez: Ajuda a promover o bem-estar da gestante

São vários os estudos que associam a praia a uma sensação de calma e bem-estar, sendo que um dos mais conhecidos – publicado no Journal of Coastal Zone Management – associa mesmo a permanência junto às praias a uma melhor qualidade de vida. (1

Além disso, um censo inglês revelou também que a praia tem um impacto importante na saúde física e mental.(2

Assim, a praia pode ajudar a gestante a manter o seu bem-estar físico e psicológico durante os meses de Verão. 

2. Permite que a gestante receba vitamina D

A nutrição é muito importante para a mulher grávida… e a alimentação não é a única forma de a gestante se nutrir. 

Uma permanência cuidada ao sol – com os devidos cuidados de proteção solar – pode ser muito benéfica para a gestante, permitindo que esta beneficie do aporte de vitamina D. 

A faculdade de medicina de Harvard revela mesmo que a principal fonte de vitamina D é justamente o sol e que este pode ajudar a manter uma pele e ossos saudáveis, melhorando ainda a saúde mental. 

3. Permite a realização de exercício

A praia é um local ideal para a gestante se exercitar. Uma vez que a prática de exercício na praia acontece de forma natural, em atos simples como caminhadas à beira-mar, a gestante acabará por se libertar das cordas do sedentarismo e melhorar a sua condição física. 

A realização de caminhadas na praia trata-se de uma atividade de baixo impacto e perfeitamente segura para a gestante, que ajudará na regulação do peso na gravidez, melhorará a resistência da gestante e ajudará a promover a saúde da gestante e o correto desenvolvimento do bebé. 

Benefícios de fazer praia na gravidez

4. Benefícios de fazer praia na gravidez: Pode ajudar a combater o stress

A relação entre a praia e o relaxamento é também efetiva. A libertação de endorfinas promovida pela permanência na praia faz com que a gestante tenda a sentir-se mais feliz e confortável. 

Este é um espaço que tende a melhorar a saúde mental, permitindo momentos introspetivos e até de meditação, que ajuda na promoção do conforto. (3

Esta sensação de conforto, bem como a libertação de hormonas, pode fazer com que os desconfortos mais comuns na gravidez sejam também minorados. 

5. Reforça laços familiares e de amizade

A praia é um bom local para partilhar momentos em casal, em família e com amigos. Sendo a gestação uma fase de mudança na vida da mulher, esta sensação de suporte e apoio é muito importante. (4

Assim, um dos benefícios de fazer praia na gravidez reside na forma como esta atividade pode ajudar a estreitar e reforçar os laços com os seus entes-queridos. 

6. Previne a depressão gestacional e pós-parto

Alguns estudos – como o levado a cabo pelo Instituto Australiano de Pesquisa Baker Heart, em Melbourne – têm demonstrado que a permanência ao sol pode ajudar a combater a depressão e a ansiedade. 

A permanência na praia irá aumentar a libertação de serotonina, o que melhora, entre outras coisas, a sensação de stress e a dificuldade em dormir. 

A praia poderá, desta forma, ajudar a combater situações com a depressão na gravidez e a depressão pós-parto

7. Benefícios de fazer praia na gravidez: Promove a saúde e beleza da pele da gestante

Sol, areia e água salgada são um trio típico da praia e que pode promover a saúde e a beleza da pele da gestante. (5

Além da ação preventiva do envelhecimento cutâneo, trazido pela água do mar, existem ainda benefícios ao nível da esfoliação da pele, da redução da sua oleosidade e também na manutenção da elasticidade e no combate às estrias gestacionais

Já conhecia os benefícios de fazer praia na gravidez? Teve esta prática veraneante durante a sua gestação? Conte às restantes mamãs do Bebé a Bordo como foi esta experiência. 

Poderá ter interesse também em:

Grávida pode comer morangos, quais os cuidados a ter

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo