Os benefícios da música na gestação não são muito falados… mas isto não significa que não existam. Num mundo onde as canções têm um impacto fundamental, importa saber, também, qual o papel da música durante o desenvolvimento fetal.
Se quer saber mais sobre os benefícios da música durante a gestação, venha descobrir com o Bebé a Bordo.
Muitas temáticas são discutidas e ponderadas quando uma mulher engravida. Existe uma busca intensa para se saber quais são os desconfortos comuns na gravidez e como amenizá-los; para conhecer os melhores desportos para praticar na gravidez ou para saber como criar o menu da alimentação na gravidez, trimestre a trimestre.
Nenhum destes conhecimentos está a mais quando se trata do conforto, da saúde e do bem-estar da mãe e do bebé que se desenvolve no seu ventre.
Ainda assim, além das questões mais comuns, outras acabam por ser, também, pertinentes.
Questões de ordem emocional, como a depressão na gravidez, exemplificam bem como nem todos os cuidados a ter são de ordem física. E é entrando no meio emocional e também no mundo da arte, que encontramos uma temática que nem sempre é pensada e falada: os benefícios da música na gestação.
Considerando o desenvolvimento do feto ao longo do período gestacional, torna-se impreterível a consciência de que este irá, no processo, desenvolver a audição.
Na verdade, em meados da gestação, entre a semana 20 e 21, o aparelho auditivo do bebé estará bastante desenvolvido e os sons – desde vozes à música – já podem ser ouvidos pelo bebé.
Os principais sons com os quais o bebé contactará são orgânicos e provêm da mãe. Ainda assim, seria errado não considerar os sons externos.
A ciência tem vindo a debruçar-se sobre esta questão e considera, já, os benefícios da música na gestação para a saúde psicológica da mãe e o desenvolvimento do feto. Isto levou, inclusivamente, à prática da terapia musical para gestantes. (1)
Se quer saber, entre o que se descobriu até ao momento, quais os benefícios da música na gestação, este é o artigo ideal para si!

1. Benefícios da música na gestação: Estimula a atividade cerebral do feto
O primeiro sentido que o feto desenvolve é a audição e, por isso mesmo, os sons começam a impactar no seu desenvolvimento desde a fase gestacional.
A partir do segundo trimestre, depois da 21ª semana, a atividade cerebral do feto pode ser estimulada com recurso a sons e músicas.
Segundo especialistas, a música ajuda a estimular a atividade cerebral do bebé em desenvolvimento. Os estudos dirigem-se, agora, para uma melhor perceção sobre as formas como este estímulo musical pode ajudar no desenvolvimento cognitivo e no desenvolvimento emocional do bebé.
2. Criação de vínculos afetivos pelo feto
Não é só a teoria do apego que nos ensina mais sobre a ligação do bebé com o mundo que o rodeia. Na verdade, uma forte componente do apego é a memória e, em parte, essa memória inicia-se antes do nascimento.
Estímulos auditivos, como falar com o bebé ou colocar determinadas músicas, irá influenciar a ligação do bebé com o mundo exterior após o nascimento. (2)
A ciência descobriu, já, que o bebé mostra preferência, após o nascimento, pela voz da mãe e pelas músicas que já reconhece; devendo-se esta preferência aos estímulos feitos na fase pré-natal.
3. Contribui para uma melhor qualidade de vida para o bebé e a mãe
Um estado de calma pode ser induzido no feto através de músicas mais suaves e tranquilas. Este estado de conforto ajuda a mãe a amenizar o desconforto dos últimos meses de gravidez e ameniza alguns dos sintomas que com esta se associam. (3)
Ao viver dias mais tranquilos e com um bebé menos agitado no ventre, a qualidade de vida da mãe (e, por consequência, também do feto) será melhor.
4. Benefícios da música na gestação: Ajuda mães adolescentes a ultrapassar o nervosismo pré-parto
A gravidez na adolescência pode ter um forte impacto psicológico na vida destas jovens mães, já que levanta inúmeras questões práticas, sobre o nascimento e a criação do bebé e também um forte estigma social e cultural.
Estudos realizados em torno desta questão vieram revelar que a música pode ter um papel muito positivo na redução dos índices de ansiedade durante o terceiro trimestre de gestação em grávidas adolescentes. (4)
5. Cria uma sensação de bem-estar na gestante
Alguns dos estudos realizados demonstraram que um dos benefícios da música na gestação é a forma como esta pode ajudar a reduzir sensações e problemas comuns na gravidez.
Exemplos de problemas que podem ser amenizados com o consumo de música na gravidez são a depressão, a ansiedade, a insónia e as variações de humor.
Contribuindo para o bem-estar físico e mental da gestante, a música ajudará na libertação da tensão nervosa e estimulará hormonas essenciais para criar uma sensação de calma e tranquilidade.
6. Música rima com dança
Quantas vezes não acontece? A música começa e damos por nós a dançar.
Numa fase como a gestação, onde a atividade física é importante, este é um fenómeno que tem tudo para dar certo.
A dança pode contribuir positivamente para o corpo e para a alma, ajudando a melhorar o fluxo sanguíneo, a controlar o peso da gestante e a prevenir doenças cardiovasculares. (5)
Tranquilidade e exercício físico acontecem, assim, de forma natural, quando a música toca, levando a mãe a dar dois passinhos de dança.
7. Benefícios da música na gestação: Um casal unido na gestação
A música tem, como muito se diz, o poder de unir pessoas. O papel do pai na gravidez não pode ser esquecido e a partilha de momentos de intimidade e carinho entre a mãe e o pai da criança pode ser muito positiva para todos os envolvidos no processo de gerar um filho.
A criação de uma maior proximidade entre o casal poderá criar experiências fantásticas, havendo bebés que reagem bastante, por exemplo, quando os pais cantam. A expressão deste contentamento é, por exemplo, expressada por movimentos do bebé no útero da sua mãe.
Já conhecia os benefícios da música na gestação? Costumava colocar música durante a sua gravidez? Qual foi a “música da sua gestação”? Conte este segredo às restantes mamãs do Bebé a Bordo.
Poderá ter interesse também em:
Tudo o que precisa de saber sobre a hidroginástica para gestantes




GIPHY App Key not set. Please check settings