Quer engravidar? Saiba 10 alimentos a incluir na dieta

Se quer engravidar, é importante conhecer o papel da alimentação neste processo. Alguns dos alimentos a incluir na dieta da tentante podem ajudar muito no processo de preparar o corpo para a gravidez e facilitar, até, a própria fecundação. Conhece os alimentos a incluir na dieta para engravidar?

Então, está na hora de os conhecer com o Bebé a Bordo. 

Se parte de si já diz a oração da tentante, está no caminho certo para chegar ao tão aguardado teste de gravidez positivo. 

Enquanto esse dia não chega, no entanto, é recomendável que comece a promover uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes (incluindo a vitamina B9, já que o ácido fólico ajuda a engravidar mais rápido) e da qual façam parte aliados efetivos da sua fertilidade. 

A verdade é que, entre os ingredientes que povoam as nossas cozinhas, existem alguns que podem estimular a fertilidade, tanto da mulher quanto do homem. A relação entre fertilidade e nutrição é íntima e merece toda a nossa atenção. 

Os alimentos ideais, quando incluídos na dieta do casal tentante, não só melhorarão a saúde física individual como podem contribuir para melhorar a vida sexual e a fertilidade de ambos. 

Saber quais são os alimentos a incluir na dieta para engravidar será um passo gigante para a concretização desse sonho que é ser mãe (ou pai). 

Se quer engravidar e ainda não conhece os alimentos a incluir na dieta, não deixe de visitar a nossa lista de 10 aliados para a sua fertilidade. 

Quer engravidar? Saiba 10 alimentos a incluir na dieta

1. Alimentos a incluir na dieta para engravidar: Carne

Entre os alimentos a incluir na dieta para engravidar encontra-se a carne. As carnes vermelhas e também as carnes magras, de aves, têm um impacto na fertilidade humana. 

Por um lado, as carnes vermelhas surgirão como uma boa fonte de proteína, vitamina D e ferro; nutrientes que melhorarão a fertilidade do homem, promovendo um esperma mais saudável, e também da mulher, ao mesmo tempo que reduzirão o risco de anemia numa gestação futura. (1

Por outro, ricas em ácidos gordos essenciais importantes para a redução de inflamações e para o equilíbrio hormonal; as carnes brancas e magras irão assumir-se como excelentes fontes proteicas, ajudando na produção de hormonas e anticorpos, ao mesmo tempo que estimulam o desenvolvimento de novos tecidos. 

2. Legumes verdes

Legumes verdes, como os espinafres, a acelga ou o agrião são também uma boa opção para quem quer engravidar. 

Estes legumes são ricos em vitaminas do complexo B (incluindo a B1, B2, B6 e o ácido fólico).

Assim, além de contribuírem para equilibrar o corpo ao nível das hormonas cerebrais, estes legumes terão um papel na constituição celular e serão determinantes, numa gravidez futura, para garantir o desenvolvimento do tubo neural do bebé. 

Além disto, os legumes com folhas verdes melhoram a ovulação e a saúde do esperma, já que contêm vitamina E. São, ainda, uma excelente fonte de ferro. 

3. Leite integral

Algumas pessoas têm a ideia de que o leite magro é a melhor opção para quem quer engravidar. Esta ideia, no entanto, foi refutada por estudos provenientes de Harvard, que constataram que o leite magro pode, na verdade, desequilibras as hormonas sexuais e dificultar a gravidez. (2

A recomendação é, por isso, para que a tentante opte pelo leite integral, sendo que este promove um melhor funcionamento do organismo, sendo absorvido mais lentamente e evitando oscilações bruscas na insulina. 

castanha do brasil

4. Castanha-do-brasil

Há várias razões para incluir na dieta a castanha-do-brasil. Uma delas é a forma como este produto alimentar se apresenta como fonte de selénio. 

O selénio é, pois, fundamental para garantir a produção de hormonas essenciais para a fertilidade e garantir a ovulação. 

Assim, castanha-do-brasil torna-se um dos alimentos a incluir na dieta para engravidar. 

5. Alimentos a incluir na dieta para engravidar: Citrinos

Os citrinos são extremamente ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, o que os torna alimentos a incluir na dieta para engravidar. 

Os antioxidantes são muito importantes no combate aos radicais livres, moléculas que podem prejudicar a saúde do esperma e também a fertilidade feminina. 

Além disso, sendo uma fonte de vitamina C, cálcio, ácido fólico e cálcio, os citrinos ajudam na regulação da ovulação e contribuirão, após a concepção, para uma gravidez mais segura. 

frutos vermelhos

6. Frutos vermelhos

Entre os benefícios dos frutos vermelhos para a saúde encontra-se a forma como estes podem ser aliados da tentante, no momento de tentar engravidar. 

Alimentos como os mirtilos e as framboesas contêm uma boa dose de antioxidantes, essenciais para garantir a fertilidade masculina e feminina.

Além disso, pela sua ação anti-inflamatória e pela forma como promovem o reforço imunitário, estes frutos são também importantes para garantir a saúde dos gâmetas e garantir um corpo saudável no momento da fecundação, o que facilitará a fixação do embrião e uma gravidez sadia. 

7. Quinoa

O consumo de quinoa na gravidez e antes de engravidar é bastante saudável. 

Este grão sem glúten apresenta-se como uma fonte de hidratos de carbono, ácido fólico e proteínas que contribuirá para dar energia ao organismo e ajudar a regular o organismo. (3

Contribuindo para a regulação da glicose no sangue, este alimento irá promover um ciclo mais regular, facilitando o cálculo do período fértil. Torna-se, assim, um dos alimentos a incluir na dieta para engravidar. 

8. Salmão

O salmão tem vários benefícios, sendo um deles a forma como ajuda a promover a fertilidade humana. 

Tratando-se de uma boa fonte proteica, o salmão é ainda rico em ácidos gordos ómega 3, que promoverão o desenvolvimento fetal a nível cerebral e ocular. 

Este é um alimento especialmente essencial para as tentantes acima do peso ou com obesidade, já que é comum que estas tenham um défice de DHA. (4

Fruta abacate indicada na gravidez

9. Abacate

O abacate é uma excelente fonte de ácido fólico, uma das vitaminas mais importantes para a tentante começar a ingerir antes de engravidar. 

Além disso, esta fruta é rica em vitamina k, essencial para a absorção dos nutrientes e para garantir a saúde hormonal. 

Da sua composição faz ainda parte o potássio, um nutriente que ajuda, também, a estimular a fertilidade. 

água

10. Alimentos a incluir na dieta para engravidar: água

Não se trata de um alimento mas, pela sua importância para a fertilidade, precisámos de a integrar nesta lista de alimentos a incluir na dieta para engravidar. 

A ingestão de diária de pelo menos um litro e meio de água irá ajudar a garantir o bom funcionamento do organismo. 

A água irá ajudar a desintoxicar o organismo e promoverá uma melhor saúde do esperma. 

Assim, o consumo de água pode ajudar a que engravide mais depressa. 

Já conhecia o papel de todos os alimentos a incluir na dieta para engravidar? Quais os alimentos que começou a ingerir com esta finalidade? Conte a sua história às restantes tentantes do Bebé a Bordo. 

Poderá ter interesse também em:

Ácido fólico ajuda a engravidar mais rápido?

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo