Bebé com diarreia aguda, saiba como agir

O bebé com diarreia aguda preocupa os pais. Esta situação, que não é incomum, pode ter várias causas e implica alguns cuidados, que se alteram mediante a idade da criança. Sabe como agir perante o bebé com diarreia aguda?

Então, venha descobrir com o Bebé a Bordo. 

A saúde do bebé é uma das prioridades dos pais e, neste sentido, é usual que se preste atenção a vários aspetos relacionados com a sua rotina, incluindo o estado das suas fezes. 

Muitos pais preocupam-se, por exemplo, quando a cor do cocó do bebé está diferente ou a sua frequência e consistência se alteram. 

A diarreia aguda é um problema frequente nos mais pequenos, embora nem sempre seja fácil de identificar, dado que os bebés costumam ter, por norma, fezes mais liquefeitas e moles.

Ainda assim, a atenção a este problema é importante, para garantir que não existe um problema de desidratação e também para que outros problemas de saúde possam, eventualmente, ser identificados. 

Em adultos, muitos de nós procuramos, perante uma diarreia aguda, aliados na alimentação. Queremos saber quais os alimentos que travam a diarreia e também quais os alimentos a evitar por causarem diarreia

Mas e quando o bebé tem diarreia? O que fazer nesta situação? Se também quer saber o que fazer perante um bebé com diarreia aguda, este artigo foi feito a pensar em si. 

Bebé com diarreia aguda

1. O que é a diarreia aguda?

A diarreia é um problema bastante comum, que pode ser identificado pela libertação de fezes mais moles, líquidas e/ou mais frequentes. Esta situação pode acontecer a par com outros sintomas, incluindo cólicas intestinais. (1

A diarreia pode ter várias causas e pode assumir vários graus e sintomas, podendo ainda durar mais ou menos tempo. Muitas vezes, a diarreia está associada a outras doenças e problemas do organismo. 

A diarreia pode ser de dois tipos: aguda ou crónica. A diarreia aguda é bastante mais comum e usualmente deriva de uma infeção, de um problema digestivo ou de uma má alimentação. Este tipo de diarreia costuma durar entre dois dias e duas semanas e pode, por norma, ser solucionado com recurso a uma alimentação correta. 

A diarreia crónica, por outro lado, tende a durar mais tempo (usualmente mais de um mês) e pode ter causas como uma úlcera, a doença de Crohn ou a Síndrome do Intestino Irritável. Perante este tipo de diarreia a consulta de um médico é essencial. (2

Como se manifesta a diarreia aguda no bebé?

A diarreia aguda é muito comum em bebés e crianças. Esta não costuma durar mais do que 7 dias, chegando, no máximo, a durar duas semanas. 

O bebé com diarreia aguda apresenta fezes muito líquidas, em maior quantidade e também com maior frequência. 

Este tipo de diarreia pode ser resultante de uma infeção ou apresentar-se como sintoma de outro tipo de doenças. (3

Pode ainda acontecer, embora tal seja mais incomum, que o problema derive de algum tipo de intolerância alimentar do bebé. 

2. É necessário visitar o médico perante o bebé com diarreia aguda?

O bebé com diarreia aguda gera preocupação nos pais e é natural que assim seja. Nos bebés – e principalmente nos recém-nascidos – este tipo de problema pode ser bastante sério. 

As alterações no trânsito intestinal do bebé, incluindo uma maior frequência e alterações ao nível da textura devem, por isso, ser mencionadas ao pediatra do bebé. 

A consulta do médico torna-se particularmente importante quando o bebé apresenta, a par com a diarreia, sinais de desidratação, vómitos, sangue nas fezes ou febre. 

Deverá ainda recorrer ao médico de imediato se notar uma menor frequência na urina, se notar que a criança desenvolveu olheiras ou se a irritabilidade e prostração do bebé for visível. 

Quais as causas da diarreia aguda no bebé

Existem várias causas possíveis para o bebé com diarreia aguda. Entre as principais, identificamos as seguintes: (4

– Alterações na alimentação da mãe do lactente; 
– Toma de medicação por parte da lactante; 
– Infeções bacterianas; 
– Infeção por parasita; 
– Gastroenterite e outras doenças. 

3. Bebé com diarreia aguda: como agir?

Quando o bebé está com diarreia aguda, os pais devem adequar a sua ação para a resolução deste problema. 

Se o bebé for amamentado exclusivamente com leite materno, a alimentação não deve ser alterada, embora seja conveniente o aconselhamento junto do pediatra. 

Na fase da diversificação alimentar, a oferta de mais líquidos à criança, ainda que em pequenas quantidades, é também importante. Aqui, poderá optar por um chá para bebé, soro de reidratação ou água (tendo atenção à quantidade de água que o bebé deve beber). 

Se o bebé já ingerir iogurtes, estes poderão ser úteis para ajudar na regulação intestinal. Além disso, é ainda importante evitar que o bebé consuma gorduras e legumes verdes durante a duração da diarreia. 

Neste tipo de situação é comum que o bebé manifeste menos apetite e não se deve, também, obrigar a criança a comer. (5

Além destas dicas de ação, a verdade é que a forma de tratamento da diarreia dependerá principalmente da sua causa, sendo sempre recomendável o aconselhamento junto de um profissional de saúde. 

O seu filho já teve diarreia? Sabia como agir perante um bebé com diarreia aguda? Conte a sua experiência aos restantes leitores do Bebé a Bordo. 

Poderá ter interesse também em:

Linimento, conhece esta nova solução para a muda da fralda do bebé?

ARTIGOS REMOMENDADOS

Comente este artigo